Como estimular um bebé de 8 meses? Saiba tudo!

Com 8 meses de idade o bebé ainda requer muita atenção da parte dos pais. Para desfrutar desses momentos saiba como estimular um bebé de 8 meses.

Como estimular um bebé de 8 meses? Saiba tudo!
O bebé de 8 meses adora agarrar objetos!

O 1º aniversário do seu filho aproxima-se. Aos 8 meses de idade o seu bebé já passa bastante mais tempo acordado, compreende cada vez melhor aquilo que lhe é dito e certamente, adora brincar com os pais, que devem desfrutar o máximo possível do tempo passado com o bebé. Aos 8 meses é importante que incentive e estimule o desenvolvimento do bebé, mas como estimular um bebé de 8 meses?

Vamos descobrir!

O seu bebé já tem 8 meses!


como estimular um bebe de 8 meses bebe a mexer nos brinquedos

Com 8 meses o bebé adora explorar o mundo ao seu redor e os movimentos do próprio corpo. A curiosidade é enorme e o tempo de sono é cada vez menor. É provável que o seu bebé durma entre 11 a 15 horas por dia.

É natural que se mantenha sentado sem ajuda, que gatinhe, que consiga ver os objetos a longa distância de forma cada vez mais nítida e que distinga bem as cores. Aos 8 meses, os bebés podem já tentar puxar-se para a posição de pé e o controlo das próprias mãos é cada vez maior.

Já segura em dois objetos ao mesmo tempo, atira objetos para o chão, leva muito daquilo que apanha à boca e provavelmente já gosta de morder. É também nesta fase que o bebé começa a dizer adeus e a pronunciar vogais, consoantes ou até sílabas.

O bebé de 8 meses estabelece contacto ocular e gosta de interagir com aqueles que conhece bem. Pode mostrar-se desconfiado perante caras desconhecidas, mas gosta de estar acompanhado e de provocar reações nos outros.

Aos 8 meses o bebé continua a descobrir novos sabores e novos alimentos e necessita que lhe sejam oferecidos alimentos com diferentes texturas para estimular a mastigação. Mas há muitos mais fatores a ter em conta ao nível da estimulação. Vamos então descobrir como estimular um bebé de 8 meses!

Como estimular um bebé de 8 meses?


como estimular um bebe de 8 meses bebe a tentar gatinhar

Para que o desenvolvimento do seu bebé decorra de forma positiva é importante que seja estimulado. Estas são algumas das atividades que pode pôr em prática:

1. Saia de casa e dê grandes passeios. Enquanto passeia com o seu bebé vá-lhe explicando tudo aquilo que está ao vosso redor. Vá dando nome a tudo o que encontram, desde carros, a árvores ou pequenos animais;

2. Ajude o seu bebé a conhecer e a compreender as rotinas diárias. Durante o banho e durante as refeições explique ao seu bebé que chegou a hora daquela atividade e aquilo que irão fazer;

3. Desfrute dos momentos passados em casa com o seu bebé. Estimule-o a dar pontapés numa bola ou leia uma história. Nunca é demasiado cedo para começar a ler ao bebé! Experimente ler em voz alta para o seu bebé e divirta-se;

4. Familiarize o seu bebé com as diferentes partes do corpo humano. Nomear e apontar para as diferentes partes do corpo pode ser uma brincadeira divertida;

5. Estimule o gatinhar. Vá deixando os brinquedos cada vez mais afastados, de forma a estimular o gatinhar do seu bebé;

6. Já experimentou brincar às escondidas com o seu bebé? Esconda-se atrás de um lenço ou atrás das suas próprias mãos. Vai ajudar a estimular a independência do bebé, ao mesmo tempo que se sente seguro;

7. Tal como em qualquer outra fase do desenvolvimento do bebé, o mimo, as carícias, as cócegas, as brincadeiras e os beijinhos nunca são demais!

Em suma…


Os bebés crescem e desenvolvem a um ritmo alucinante. Os primeiros meses de vida estão repletos de desafios e os pais debatem-se acerca do desenvolvimento dos seus filhos. Cada bebé cresce e desenvolve de acordo com o seu próprio ritmo e as etapas de desenvolvimento podem ser bastante relativas.

Nos primeiros meses de vida do bebé a estimulação é fundamental! Apesar do bebé nascer já com imensas habilidades inatas, há ainda muito a fazer para que estas aprimorem. Bebés estimulados desde cedo irão desenvolver-se mais rápido e de forma mais eficaz.

Assim sendo, aproveite estas dicas sobre como estimular um bebé de 8 meses e contribua para o desenvolvimento do seu filhote, ao mesmo tempo que se diverte e desfruta de tempo de qualidade com o seu mais que tudo.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].