Como estimular um bebé de 3 meses? Saiba tudo!

O seu bebé cresce a olhos vistos e anseia dar-lhe todas as oportunidades de estimulação possível? Então, saiba como estimular um bebé de 3 meses.

Como estimular um bebé de 3 meses? Saiba tudo!
Nesta fase, as mãos do bebé não devem estar persistentemente fechadas.

O seu bebé já tem 3 meses? É um bebé em pleno desenvolvimento, em plena descoberta do mundo que o rodeia. Vamos em conjunto descobrir como estimular um bebé de 3 meses!

O seu bebé já tem 3 meses!


como estimular um bebe de 3 meses bebe de fralda

Todos os bebés são diferentes, mas têm algumas características em comum entre si em cada fase de desenvolvimento. Com 3 meses é natural que o seu bebé durma entre 14 a 17 horas por dia e que passe já maiores períodos de tempo acordado, bem como é natural que as sestas sejam cada vez mais regulares.

Durante a noite, o padrão de sono pode começar a estabilizar, mas se tal não acontecer não se preocupe. Se o seu bebé ainda acorda algumas vezes durante a noite, tal não é motivo para alarme, mais cedo ou mais tarde irá começar a dormir melhor.

Ao nível do desenvolvimento motor, é provável que o seu bebé tenha já um maior controlo sobre os seus movimentos. Possivelmente já agarra alguns objetos, já levanta a cabeça e já começa a mostrar vontade de começar a rolar. Ao pegar nele ao colo, é possível que, por um período curto de tempo, aguente já a cabeça sozinho e que, quando deitado, dê já uns valentes chutos no ar. De forma geral, os movimentos do bebé tornam-se mais precisos e se lhe der um brinquedo para as mãos provavelmente já o segura por breves instantes.

É igualmente comum que o seu bebé se vá tornando cada vez mais sociável e que os sorrisos aumentem. O interesse pelo mundo aumenta e os passeios no exterior começam a ser cada vez mais apreciados.

Algumas das conquistas que o seu bebé pode alcançar aos 3 meses são:

  • Fixar o olhar;
  • Seguir com o olhar os objetos na horizontal e na vertical;
  • Reconhecer os rostos familiares a pouca distância;
  • Virar-se para se deitar de costas, quando está deitado de lado;
  • Esticar as pernas e dar pontapés, quando está deitado de costas;
  • Reagir ao som e à voz dos pais;
  • Girar a cabeça na direção do som;
  • Abrir e fechar as mãos;
  • Descobrir as mãos e levá-las à boca;
  • Girar sobre si mesmo;
  • Controlar mais facilmente os músculos do pescoço;
  • Rodar a cabeça para seguir um estímulo visual, embora esta ainda caía para os lados;
  • Estender as pernas;
  • Agarrar os objetos que lhe são colocados nas mãos, ainda que apenas por momentos;
  • Seguir os adultos com os olhos, movendo a cabeça;
  • Demonstrar anseio quando vê o peito da mãe ou o biberão;
  • Olhar e brincar com as mãos;
  • Cessar o choro sempre que ouve algum ruído;
  • Vocalizar;
  • Reagir entusiasticamente a sons familiares agradáveis;
  • Relaxar quando ouve música;
  • Demonstrar prazer quando lhe pegam ao colo ou falam para ele;
  • Apreciar o banho e outras rotinas diárias.

 

Como estimular um bebé de 3 meses?


como estimular um bebe de 3 meses bebe no chao do quarto

Importa realçar que cada bebé progride de acordo com o seu ritmo próprio, correspondendo aos estímulos que lhe são oferecidos. Assim sendo, importa saber como estimular um bebé de 3 meses. O processo de estimulação é diário e contínuo e estas são algumas das estratégias que pode utilizar:

1. Estimule o seu bebé a passar bastante tempo no chão. Estar deitado no chão, com a sua vigilância e acompanhamento, vai estimulá-lo a movimentar-se livremente, a descobrir as suas mãos e os pés, a treinar os movimentos de rotação e a brincar consigo.

2. Forneça ao bebé brinquedos adequados à sua idade. A brincadeira e os brinquedos são fonte de estimulação de excelência. Idealmente devem ter diferentes texturas, diferentes cores e diferentes sons.

3. Para além de fornecer brinquedos, esteja presente e brinque com o seu bebé. Não há melhores companheiros de brincadeira que os pais. Cante, fale com o bebé, faça caretas, ouçam música, entre outras atividades divertidas.

4. Celebre todas as conquistas do seu bebé! Agarrar um objeto é motivo de comemoração. Elogie o seu bebé e transmita-lhe a confiança necessária para continuar a progredir.

5. O bebé gosta do toque e das carícias. Acaricie-o e faça-lhe pequenas cócegas nas zonas mas sensíveis, como as palmas das mãos e o rosto. Ao mesmo tempo que estimula o tato vai potenciar a sensação de bem-estar do bebé.

Em suma…


Agora que descobriu todas estas estratégias acerca de como estimular um bebé de 3 meses, comece a pô-las em prática diariamente.

Desfrute de tempo de qualidade com o seu bebé e lembre-se que os marcos de desenvolvimento que abordamos e as atividades a implementar servem apenas como guia. Cada bebé é único e o desenvolvimento do seu bebé não é necessariamente igual ao dos outros bebés da mesma idade.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].