Como escolher a melhor manteiga de amendoim

A vasta oferta do mercado pode trazer algumas dúvidas de como escolher a melhor manteiga de amendoim. Tire todas as suas dúvidas neste artigo.

Como escolher a melhor manteiga de amendoim
Regras básicas e recomendações para o ajudar a escolher a melhor manteiga de amendoim.

Sabe como escolher a melhor manteiga de amendoim? O alimento que tem ganho muitos apreciadores, alguns deles não dispensam o toque da manteiga de amendoim nas panquecas, papas de aveia, bolos e biscoitos ou, tradicionalmente, no pão e tostas.

É um alimento versátil e o seu sabor é bastante agradável e conjuga-se com diversos outros alimentos.

Porque deve escolher manteiga de amendoim


Naturalmente é um produto saudável, no entanto, dependendo dos ingredientes adicionados, pode passar a considerar-se um processado e com ingredientes que  pouco beneficiam a sua saúde.

O amendoim é um alimento saudável que pode trazer diversos benefícios quando  consumido, no entanto com moderação. Ainda que contenha um valor considerável das chamadas “gorduras boas”, não deixam de ser gorduras e por isso não deve ser consumido à descrição (é muito calórico). Essas mesmas gorduras conferem-lhe propriedades anti-inflamatórias e protetoras ao nível cardiovascular, sendo uma alternativa mais saudável relativamente às gorduras de origem animal.

Além de goduras insaturadas, o amendoim é rico em:

Como escolher a manteiga de amendoim ideal


Para escolher a sua manteiga de amendoim deve estar atendo à lista de ingredientes do produto.

Se optar por comprar num supermercado ou em lojas de produtos dietéticos, procure uma opção em que o único ingrediente seja o amendoim, desta forma poderá garantir que nenhum outro ingrediente é adicionado, tornando o produto mais natural.

Em muitas opções à venda, é possível verificar a presença de gordura de palma, açúcar e outros tipos de conservantes. Deve evitar ao máximo estas variedades.

Também existem opções com canela, chocolate, caramelo e outros sabores que se não tiverem origem em aromas artificiais, são também opções viáveis.

Também pode optar por fazer a sua manteiga de amendoim em casa com a ajuda de um robot de cozinha.

Nota importante


A regra base para a manteiga de amendoim pode ser também aplicada para as restantes manteigas vegetais. Para variar as opções disponíveis ao consumidor e também considerando que o amendoim é um potencial alergénio, existem diversas alternativas: manteiga de amêndoa, manteiga de cajú, creme de avelã, manteiga de sésamo, etc.

Veja também:

Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.