Publicidade:

10 Dicas para saber como eliminar os pelos dos cães das diferentes superfícies

Ter um animal de estimação pode ser sinónimo de pelo espalhado pela casa. Saiba como eliminar os pelos dos cães e ter a casa e roupa limpas.

10 Dicas para saber como eliminar os pelos dos cães das diferentes superfícies
Livre-se dos pelos pela casa e na roupa.

Se tem um ou mais cães – e até determinadas raças de gato, sabe bem do que falamos: frequentemente, e por mais cuidado que tenha, há pelo por todo o lado: nos móveis, na roupa, no sofá, no chão, nos tapetes, nas carpetes… Mas não desespere, pois temos dicas para saber como eliminar os pelos dos cães das diferentes superfícies lá de casa e, assim, ter tudo mais limpo e, consequentemente, viver num ambiente mais saudável.

Não pense que é uma tarefa impossível e provavelmente as soluções apresentadas são mais simples do que imaginava. Confira, então, as nossas sugestões para saber como eliminar os pelos dos cães.

Como eliminar os pelos dos cães: 10 dicas simples


como eliminar os pelos dos caes cao e vassoura

1. Colocar coberturas nos sofás e cadeiras

Esta é uma regra de ouro para manter o pelo dos animais longe do mobiliário e com isso ajudar também a prolongar o tempo de vida desses bens materiais.

E a boa notícia é que atualmente há uma grande variedade de opções de tecidos e padrões disponíveis, de modo a conseguir manter a decoração sempre ao seu gosto e não ter que sacrificar nada.

Atualmente também já existem serviços que disponibilizam uma impermeabilização de sofás, tapetes e estofos para aumentar a resistência ao desgaste do uso diário e para proteger contra sólidos e líquidos.

2. Usar fita-cola

Este simples objeto do dia-a-dia é um verdadeiro salvador quando se trata de eliminar os pelos dos animais. Seja para passar na sua roupa, na mala ou em qualquer tecido, é uma solução simples, rápida e eficaz – idealmente deverá ter sempre um rolo de fita junto ao hall de entrada, para poder passar em si mesmo antes de sair de casa.

3. Varrer antes de aspirar

Se tem pelo de cão espalhado pelo chão, então o ideal será varrer antes de aspirar. Mas antes de o fazer deverá humedecer ligeiramente os tapetes ou carpete para que a remoção do pelo seja mais simples.

Apenas tenha cuidado para não molhar em excesso, visto que esse tipo de tecidos não seca com facilidade e poderá estar a criar o ambiente perfeito para o aparecimento de mofo e bolor, altamente prejudicial para a saúde quer dos humanos, quer dos animais.

4. Usar uma vassoura de borracha

Ao lidar com pisos de azulejos, madeira ou linóleo, o recomendável é utilizar, antes do aspirador, uma boa vassoura de borracha, pois é o melhor material para recolher os pelos dos animais.

5. Usar bicarbonato de sódio

Além da quantidade de pelos que se acumulam por todo o lado quando convivemos com um patudo, é normal, por vezes, o aparecimento de odores desagradáveis, pelo que, nesses casos, deve borrifar um pouco de bicarbonato de sódio nos tecidos e deixar a atuar durante 10 a 15 minutos antes de limpar.

Certifique-se de que coloca um pouco mais de produto nos cantos dos tapetes e carpetes pois são lugares que acumulam mais pelo e também mais sujidade.

6. Usar um esfregão humedecido

Esta dica é particularmente útil para pisos de madeira ou vinil e consiste em usar um esfregão humedecido, daqueles de lavar a loiça, para recolher os pelos de animais, pois funciona como um íman de pelos.

7. Usar o aspirador certo

Quando se trata de limpezas em casa não facilite e escolha bons produtos que consigam dar-lhe a qualidade que procura e comprar um bom aspirador é mesmo um investimento valioso. Alguns aspiradores não são mesmo adequados para recolher os pelos de animais, por isso, aconselhe-se bem acerca das características do equipamento que pensa comprar, bem como se cumpre os requisitos pretendidos.

8. Fazer a manutenção do aspirador

Um bom aparelho não é bom para sempre, por muito dispendioso que tenha sido e por muita qualidade que tenha. É sempre necessário efetuar manutenções regulares de modo a garantir o bom funcionamento do equipamento. E tal passa por garantir a limpeza do filtro, do rolo de escova e a verificação da correia.

9. Aspirar corretamente

Engane-se se acha que basta ligar o aspirador e começar a percorrer as zonas a aspirar de qualquer jeito. Para obter o máximo de eficácia durante este processo e, com isso recolher o máximo de pelos possível e ter as superfícies o mais limpas que puder, deverá seguir alguns conselhos, nomeadamente passar o aspirador em direções diferentes e alternadas.

10. Ter um desumidificador

Este aparelho é muito útil em diversas situações, não só para impedir que o pelo dos animais se cole às superfícies, como também poderá ajudar na saúde dos humanos, mantendo o ar mais limpo e isento de sinais de humidade.

Veja também: