Receita de muffins (sem sal) - como dar sabor à comida by Vanessa Alfaro

Dar sabor à comida e reduzir o consumo de sal é mais fácil do que pensa. Ervas aromáticas, especiarias e temperos, são três dos exemplos de substitutos saudáveis e saborosos do sal.

Receita de muffins (sem sal) - como dar sabor à comida by Vanessa Alfaro
Conheça as alternativas saudáveis e saborosas ao sal.

A maioria das pessoas pensa que comer saudável é sinónimo de “comida sem sabor”. Essa ideia está completamente errada porque existem imensos temperos e especiarias que comprovam isso mesmo, dando um toque de sabor especial aos nossos pratos.

No artigo desta semana venho provar-vos que comer saudável pode ser extremamente saboroso. Basta, para isso, optarmos por ervas aromáticas, especiarias ou temperos que melhor combinem com os diversos alimentos.

Quando estava numa fase de perda de peso, decidi reduzir drasticamente o sal na minha alimentação, tal como me foi aconselhado na altura. Substitui-o, então, por especiarias e foi aí que descobri que o sabor diferente que dão à comida é que fazem das receitas super especiais!

Não se esqueçam que o sal em excesso é muito prejudicial para a nossa saúde. Numa fase inicial, pode até sentir falta do sal na comida mas, como em tudo na vida, vai-se tornando um hábito.

Especiarias cheias de sabor


1. Salsa

dar sabor a comida e salsa

Versátil e saborosa, a salsa combina com qualquer prato, seja ele peixe, carne ou até vegetariano.

2. Canela

paus de canela

A canela, para além de ela controlar o açúcar no sangue e facilitar a digestão, fica ótima no iogurte, café ou até mesmo na fruta.

3. Louro

folhas de louro

Rico em vitaminas e minerais, o louro fica ótimo principalmente em assados. Por vezes também adiciono louro ao arroz que fica com um sabor muito especial.

4. Orégãos

colher de oregaos

Não ficam só bons em cima de uma pizza mas também em assados, queijos, carnes, peixe, etc. Para além disso, é uma erva aromática que tem propriedades anti-inflamatórias.

5. Pimenta

diferentes pimentas

A pimenta faz bem à saúde do coração e ajuda no reforço do sistema imunitário. Eu adiciono pimenta até na sopa! Combina muito bem com pratos de carne, principalmente se forem grelhados.

6. Alho

dentes de alho

Dos condimentos mais conhecidos, o alho dá imenso sabor aos nossos alimentos, para além disso, fornece imensos benefícios à nossa saúde. É um poderoso antioxidante e uma das bases para qualquer boa receita!

7. Coentros

ramo de coentros

Digestivos e calmantes, os coentros ficam ótimos em saladas, carnes ou mesmo em peixe.

Receita de Muffins de pescada e feijão preto (sem sal!)


muffins de pescada e feijao preto

– Ingredientes –

  • 4 medalhões de pescada cozidos
  • 7 colheres de sopa de arroz basmati ou integral cozido (eu usei arroz com ervilhas podem juntar outro legume)
  • 6 colheres de sopa de feijão preto cozido
  • 3 ovos
  • Alho em pó
  • Pimentão doce

– Modo de preparação –

  1. Pré-aquecer o forno;
  2. Triturar todos os ingredientes numa liquidificadora ou 1,2,3;
  3. Colocar a massa em forminhas próprias para levar ao forno;
  4. Levar ao forno durante 20 minutos a 180°;
  5. Pronto a servir.

Dica: Podem substituir a pescada por atum, ou mesmo por frango, acredito que vá ficar igualmente delicioso.

Receita de muffins de pescada passo a passo: 

como dar sabor a comida e muffins de pescada e feijao preto 1 passo
muffins de pescada e feijao preto 2 passo
muffins de pescada e feijao preto 3 passo
muffins de pescada e feijao preto 4 passo

Existem muitas opções. Faça a experiência, abuse das especiarias e reduza o sal na sua alimentação!

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Vanessa Alfaro Vanessa Alfaro

É a criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro”, onde partilha diariamente a sua forma de viver e encarar a vida. Em 4 meses perdeu 20 kg, alterando os seus hábitos alimentares com ajuda profissional, partilhando agora uma grande paixão por um estilo de vida saudável. Natural da Alemanha, vive em Aveiro onde estudou Línguas e Relações Empresariais.

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