x

Como eliminar a celulite com alimentação, exercício físico e tratamentos

Saber como eliminar a celulite não é uma tarefa fácil, mas hoje em dia existem formas de o fazer. Conheça-as!

 
Powered by: BodyScience
Como eliminar a celulite com alimentação, exercício físico e tratamentos
Um problema que afeta a auto-estima de muitas mulheres

 Como eliminar a celulite? Esta é a pergunta que a maioria das mulheres faz a si própria… seja uma vez na vida ou todos os dias quando se olham ao espelho e não adoram o que vêem.

A celulite é um problema estético que incomoda e que pode interferir na auto-estima de qualquer mulher. Também conhecida como “casca de laranja”, pode ter variadíssimas causas, mas há formas de eliminar a celulite e também de a prevenir.

O que é a celulite?


eliminar a celulite

Este problema, que não é definitivamente uma doença, ocorre maioritariamente em mulheres (em cerca de 90% dos casos) e tem tendência a começar a desenvolver-se na adolescência (23).

Celulite é o nome que se dá ao depósito de gordura nos adipócitos, que são as células responsáveis por armazenar e eliminar a gordura a mais. Quando estas células deixam de conseguir expulsar a gordura, desenvolve-se uma compressão na microcirculação que dificulta a drenagem linfática.

Acontece também que as fibras perdem a elasticidade, tornam-se mais duras e menos flexíveis, o que se resume numa alteração da textura da pele. Inicialmente desenvolve-se na camada mais profunda (hipoderme), não sendo visível. Mas com o passar do tempo acaba por atingir também a epiderme, a camada mais superficial da pele, dando o aspeto tradicional (4).

Estas bolsas de gordura que se localizam por baixo da pele, aparecem maioritariamente na zona das ancas, coxas, nádegas e abdómen e caraterizam-se pelo aparecimento de ondulações na pele, dando o tão conhecido aspeto “casca de laranja”.

Principais causas da celulite


A este respeito importa saber que há pessoas com mais predisposição para desenvolver celulite de acordo com o seu historial genético. Portanto, a hereditariedade é uma das principais causas da celulite, mas existem outras, nomeadamente:

2. Problemas circulatórios

Uma vez que se salientou que a drenagem é importante nestes casos, quando o sangue não tem uma fluidez normal, as toxinas têm tendência a acumular-se fazendo com que o líquido fique mais viscoso entre as células, tendo mais dificuldade em passar, dando origem à celulite;

3. Alterações hormonais (especialmente na puberdade e menopausa)

As hormonas femininas, maioritariamente o estrogénio, quando em grande número, interfere no metabolismo, podendo piorar os casos de celulite. O caso mais tradicional deste aumento de estrogénio na mulher é com a toma de uma pílula anticoncecional, que vai adicionar uma dose extra de hormonas femininas no organismo;

4. Estilo de vida

Apesar de ser o tópico mais recorrente, é verdade que uma alimentação pouco saudável e desequilibrada, níveis de stress aumentados ou mesmo um estilo de vida sedentário interferem com o desenvolvimento destas bolsas de gordura, contribuindo para o seu aparecimento;

5. Oscilações de peso

Uma vez que o aparecimento da celulite tem que ver com o estado da pele, nomeadamente da sua elasticidade, sempre que há oscilações de peso, a pele vai sofrer vários processes que fazem com que a pele estique ou encolha variadíssimas vezes. Estas oscilações são uma das principais causas da formação de celulite;

6. Idade

Acaba por ser um fator não controlável, mas com o passar dos anos, a pele tem tendência a perder a sua elasticidade, dando aso a um maior desenvolvimento de celulite.

Como eliminar a celulite e prevenir o seu aparecimento?


Para saber como eliminar a celulite, é importante que saiba o que interfere com o seu aparecimento e estar disposta a fazer algumas alterações na sua vida e no seu estilo de vida.

Existem profissionais de saúde que o podem ajudar, e que lhe vão indicar qual o seu tipo de celulite bem como quais as alterações necessárias ou mesmo tratamentos estéticos mais indicados para si e para o seu corpo.

No entanto, as formas mais comuns de aprender como eliminar a celulite passam pelas seguintes (5):

Como eliminar a celulite: alimentação


eliminar a celulite

Tudo aquilo que o corpo ingere, reflete-se no aspeto da pele e do corpo. Por isso, para eliminar (ou mesmo prevenir!) o aparecimento de celulite é importante refletir sobre os seus hábitos alimentares e de ingestão de água.

É importante que seja acompanhado por um nutricionista, que, além de ser o melhor profissional de saúde para o ajudar a alterar os seus hábitos alimentares, é também a pessoa que melhor vai conseguir adaptar uma dieta ideal às suas necessidades.

De uma forma geral, deve substituir a utilização de sal marinho por ervas aromáticas nas suas refeições, evitar as gorduras saturadas, os açucares adicionados e ainda optar por alimentos desintoxicantes e diuréticos, que vão ajudar na eliminação de toxinas indesejáveis e os líquidos em excesso. Alguns exemplos destes alimentos são a rúcula, espinafre, maça, tomate, alho, pepino, entre outros tantos.

Além da alimentação, deve ter especial atenção aos líquidos ingeridos. O recomendado para um organismo normal ronda os 2 litros de água por dia, para garantir uma boa hidratação o que vai permitir que a pele se mantenha jovem, elástica e saudável. Uma boa alternativa à água, no caso específico do combate à celulite, é o chá verde, famoso pela sua ação antioxidante e diurética.

Como eliminar a celulite: exercício físico


eliminar a celulite

Não há problema nenhum que não se resolva com exercício físico. E a celulite não é exceção.

Uma forma eficaz de reduzir ou mesmo eliminar a celulite é a prática de exercício físico. É aconselhada a caminhadacorrida, bicicleta, aeróbica ou natação uma vez que vai permitir o gasto calórico e a redução da gordura nas zonas acumuladas (1).

Também o exercício de forma localizada nas zonas com celulite é uma possibilidade, com recurso à musculação.

Este exercício físico deve ser feito de forma regular e deve passar a fazer parte do seu estilo de vida.

Como eliminar a celulite: tratamentos estéticos


eliminar a celulite

Para eliminar de forma eficaz a celulite, existem já diversos tratamentos, desde os mais simples aos mais complexos, que o prometem fazer, quando aliados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico. Descubra, então, alguns dos tratamentos mais comuns.

1. Drenagem linfática

As clínicas BodyScience apresentam a Endermologia LPG, que sabe como eliminar a celulite de uma forma rápida, uma vez que combate a retenção de líquidos na região inferior do corpo melhorando a circulação linfática.

Neste tipo de tratamento vêem-se resultados rapidamente, uma vez que o aspeto da pele fica em poucas sessões muito mais uniforme. Baseia-se numa massagem mecanizada de ação profunda, sem dor e de forma não invasiva.

2. Radiofrequência

esta técnica é muitas vezes utilizada como primeiro recurso no combate à celulite, uma vez que o calor libertado quando em contacto com a pele vai facilitar o processo de lipólise, permitindo uma reorganização do colagénio na pele. Um dos tratamentos mais comuns nas clínicas BodyScience é a Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo, não invasivo, e que promete atuar em simultâneo em camadas diferentes da pele, promovendo a tonificação desta e o combate à flacidez logo após o 1º tratamento.

3. Vibrações magnéticas

BodyWave é o tratamento BodyScience que se foca na retenção de líquidos, permitindo resultados de longa duração. O tratamento resume-se a um método vibromagnético que acaba com a celulite, ativando a circulação e regenerando as células em profundidade, devido a uma ação anti-inchaço que se traduz a eliminação de líquidos e redução de centímetros nas áreas com mais celulite. na sensação de peso nas pernas.

4. Método de combinação

Nesta vertente, temos o exemplo do Power Shape, que se resuma a uma combinação de diferentes técnicas numa só. A maioria destas terapias associa a radiofrequência, com luz infravermelha e ainda técnicas de sucção, permitindo um tratamento mais completo na eliminação da gordura localizada, de forma mais rápida, eficaz e segura.

Veja também:

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.