Como combater a celulite de forma eficaz e definitiva

É possível eliminar a celulite mas não há milagres! É preciso estar preparada para mudar, radicalmente, os seus hábitos. Se não está, este artigo não e para si.

 
Como combater a celulite de forma eficaz e definitiva
Diga adeus ao efeito casca de laranja

Cerca de 90% das mulheres, em todo o mundo, têm celulite. Os homens parecem ser imunes a este mal. A celulite é nada mais do que gordura, muitas bolsas de gordura, alojada por baixo da camada superior da pele.

Quando a circulação sanguínea abranda, o colagénio separa-se, permitindo que a gordura fure até à pele e lá vem o efeito casca de laranja que todas as mulheres odeiam. É certo que a genética também tem uma palavra a dizer mas a celulite é, sobretudo, resultado dos seus hábitos. Por isso, damos-lhe 5 dicas de como combater a celulite.

5 Dicas para combater a celulite


1. Beba mais água

Por dia deve beber 1,5 litros de água para manter o corpo hidratado. Não vale a pena dizer que não é capaz porque é tudo uma questão de hábito. São apenas oito copos de água por dia, beba um pela manhã, assim que acorda, e outro antes de deitar. Restam seis copos para ir bebendo ao longo do dia. Ao final de uma semana, já nem dá conta!

2. Corte nas gorduras

Nós avisamos: não há milagres! A celulite não vai desaparecer se continuar a comer francesinhas, peixe frito, massa carbonara, refrigerantes, sumos e manteiga com pão (sim, não é engano!).

Corte nas gorduras, no sal, no açúcar e no tabaco. Não quer dizer que deixe de comer uma guloseima de vez em quando, não pode é fazer desses petiscos a regra!

3. Dieta equilibrada

Tenha uma dieta equilibrada com a ingestão diária das porções recomendadas de fruta, legumes, carne e peixe. Aposte em alimentos com propriedades essenciais para combater a celulite, como:
  • Alimentos ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3 e ómega 6) hidratam as células e ajudam a restaurar o tecido: atum, salmão, sardinha ou sementes de linhaça.
  • Alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a eliminar os radicais livres e as toxinas: bagas goji, frutos vermelhos, beterraba, citrinos, abacaxi, brócolos, kiwi, rúcula ou espinafre.
  • Para ajudar a reduzir a celulite tome, diariamente, três copos de chá verde, um poderoso antioxidante e diurético.

4. Faça exercício

A celulite é muito fácil de perceber: é gordura instalada nas suas coxas. Como é que elimina a gordura? Com exercício diário. Combine uma atividade física intensa, como corrida ou uma aula de zumba, com exercícios localizados, como agachamentos. Para eliminar a celulite tem que transpirar e, sem exercício, não vai lá!

5. Massagens

Os cremes e as massagens, sozinhos, não fazem milagres. Se combinados com uma alimentação cuidada, exercício físico e muita água aumentam as hipóteses de eliminar a celulite. De manhã e à noite aplique o creme de forma vigorosa e em círculos (use um pequeno massajador) para ativar a circulação e ajudar a destruir as bolsas de gordura.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].