Comeu demais na Páscoa? Isto é o que deve fazer para voltar a uma rotina saudável

O almoço de Páscoa foi pesado? Não disse que não aos ovos da páscoa e folares? Agora que desfrutou desta época, dizemos-lhe como voltar a uma rotina saudável.

Powered by: BodyScience
Comeu demais na Páscoa? Isto é o que deve fazer para voltar a uma rotina saudável
Hidratação, praticar exercício físico e voltar à rotina da alimentação saudável.

Se a Páscoa foi recheada e não se inibiu em desfrutar de tudo o que é delicioso, não caia no erro de prolongar esta época e de pensar “perdido por 100, perdido por 1000”. É importante que tenha aproveitado esta altura da melhor forma e, mais importante ainda, é importante voltar a uma rotina saudável.

As épocas festivas devem ser aproveitadas mas, começar ou dar continuidade a uma alimentação equilibrada e sem exageros é fundamental para que se sinta bem com o seu corpo todo o ano.

Agora que a fase dos chocolates, amêndoas e folares já passou, mostramos-lhe sete dicas para voltar a ter uma rotina alimentar saudável.

7 Dicas para voltar a uma rotina saudável depois da Páscoa


1. Dê prioridade à ingestão de líquidos

voltar a uma rotina saudavel batidos de frutos vermelhos

Se os últimos dias foram de exageros no que toca à alimentação e à ingestão de bebidas alcoólicas, é provável que as suas necessidades de hidratação estejam mais elevadas. Assim, invista na hidratação com água, águas aromatizadas ou chás para repor os níveis hídricos, melhorar a depuração e evitar a retenção de líquidos.

Lembre-se que as sopas podem ser uma ótima forma de hidratar e começar a refeição de forma leve, as bebidas não devem ter qualquer adição de açúcar e que os sumos/batidos podem ser opções interessantes caso os seus ingredientes sejam criteriosamente escolhidos.

Para os sumos/batidos, escolha a água ou chá como base, não abuse nas frutas muito doces (opte por frutos vermelhos que são menos calóricos e são ricos em antioxidantes) e junte legumes/ervas aromáticas/especiarias.

2. Aumente a dose de legumes inteiros

voltar a uma rotina saudavel legumes inteiros cozinhados

Os hortofrutícolas são ricos em água, vitaminas, minerais e fibras essenciais para ajudar o seu organismo a voltar ao normal. Quando ingeridos de forma inteira (sem serem triturados), a fibra presente vai ajudar à absorção de gorduras que vão ajudar o seu corpo nesta altura de exageros.

Assim, além das sopas e batidos, opte por saladas ou legumes cozinhados no prato para aumentar o teor de fibra, diminuir a absorção de gordura e facilitar o trânsito intestinal.

3. Reduza temporariamente a dose de hidratos

voltar a uma rotina saudavel salmao sem hidatos

Os hidratos de carbono são fundamentais numa alimentação saudável e equilibrada. No entanto, caso sinta que abusou nesta época festiva, reduza a ingestão de hidratos (por exemplo, à noite) durante os próximos dois ou três dias.

Desta forma, pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos e a diminuir a sensação de inchaço. Assim que voltar à sua rotina normal, a ingestão de hidratos de carbono deve ser reposta de acordo com as suas necessidades individuais.

4. Mantenha a proteína no prato

voltar a uma rotina saudavel leguminosas

Não retire a proteína das suas refeições principais mas opte por versões magras e com baixo teor de gordura. Assim, dê preferência à ingestão de peixes e carnes magras, leguminosas, iogurtes de baixo teor de gordura (cujos probióticos podem ajudar), queijos magros.

No caso dos laticínios, evite alimentos ricos em lactose que podem favorecer a sensação de inchaço ou dificultar a digestão. Assim, as opções sem lactose podem ser interessantes (tenha em atenção às bebidas vegetais que podem ter um elevado teor de açúcar adicionado e não devem ser opção nesta fase).

5. Evite os doces nos próximos tempos

voltar a uma rotina saudavel doces de pascoa

Chocolates, amêndoas, bolos e outros doces fizeram parte dos últimos dias? Agora é hora de cortar com isso e evitar ao máximo a sua ingestão, mesmo que tenham sobrado.

Se sobraram bolos, congele em porções individuais para outros dias de festa. Se sobraram chocolates e amêndoas, a sua data de validade é grande pelo que não tem de comer tudo até acabar.

Evite ao máximo a ingestão destes alimentos e volte à sua rotina alimentar saudável sem incluir sobremesas doces ou outros para acabar com o que tem em casa.

6. Sobras? Congele para mais tarde

voltar a uma rotina saudavel comida congelada

Nestas alturas é comum que sobre muita comida principalmente se a sua casa foi o ponto de encontro para família e amigos. No entanto, para voltar à rotina o quanto antes, opte por dar ou congelar a comida que sobrou.

Distribuir a comida pela família, amigos ou por quem mais precisa pode ser uma boa forma de escoar o que sobrou. Também tem a possibilidade de congelar em doses individuais ou como um todo para uma próxima ocasião de festa.

7. Não descure dos treinos

voltar a uma rotina saudavel exercicio fisico

Depois das épocas festivas há uma tendência para sentir o seu corpo cansado e com pouca energia, reflexo de um aumento significativo de calorias e da baixa atividade física praticada nesses dias.

Assim, é fundamental que contrarie esse estado e que treine nos próprios dias em que sabe que vai exagerar ou que volte a treinar assim que a começar a sua rotina habitual.

Se ficou alguns dias sem treinar, retome gradualmente nessa semana até voltar ao seu ritmo normal.

Em suma…


Para voltar a ter uma rotina saudável não é necessário fazer um esforço enorme e optar pelas dietas mais loucas. Manter uma alimentação saudável, ingerir bastantes líquidos e retomar o exercício físico são a base para voltar ao que era antes das épocas festivas.

Mesmo assim, e se achar que sozinho será difícil conseguir manter uma alimentação saudável e adequada às suas necessidades, opte por procurar ajuda de um profissional da área que o irá ajudar a atingir os seus objetivos de forma personalizada e dinâmica.

Nas Clínicas BodyScience irá encontrar profissionais da área da nutrição, que acompanham e motivam os seus clientes para que consigam atingir os seus objetivos, com um plano alimentar específico e dinâmico, indo sempre ao encontro às necessidades individuais.

>> Marque aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].