Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 13:00

Collie: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

A Lassie pode ter ajudado o Collie a ser um dos cães mais populares do mundo, mas a raça destaca-se por si só e não desilude.

collie

Depois de alguns cruzamentos, o Collie divide-se em duas variedades distintas:

  • Rough Collie ou de pelo comprido – pelagem áspera e longa, com subpelo macio e abundante
  • Smooth Collie ou de pelo curto – pelagem lisa e curta, com subpelo grosso

Caraterísticas gerais do COLLIE

grupoGrupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieiros Suíços)
Finalidade: cão pastor
Ambiente ideal: casa ou apartamento com espaço exterior
origemPaís de Origem: Reino Unido (Escócia)
portePorte: médio
Altura: de 51cm a 61cm
pesoPeso ideal: de 18kg a 30kg
corCor: areia (do dourado claro ao mogno profundo), tricolor (preto, cor de fogo e branco), branco, azul melro
lifeEsperança Média de Vida: entre 14 a 16 anos
preçoPreço médio: de 360€ a 730€

Características específicas do COLLIE

Por culpa da sua herança de cão pastor, tem tendência a mordiscar os calcanhares quando está a brincar. Evite, no entanto, este tipo de comportamento, pois pode assustar crianças e outros animais.

Vive bem na cidade ou no campo, desde que tenha espaço para descarregar a sua energia. É ativo na rua, mas pode tornar-se preguiçoso em casa, pelo que a estimulação física e mental não deve ser esquecida.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 3Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 4Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do COLLIE

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 10 anos10 – 16 anos

Físico do COLLIE

border collie no jardim

Tem um corpo comprido e elegante, com rins pouco arqueados e um peito profundo. Pode ter duas variedades de pelo: curto ou comprido, sendo que este último deve apresentar-se denso e abundante.

A cabeça, alongada e em forma de cunha, é proporcional em relação ao corpo e iluminada por olhos laterais amendoados. A cauda, também comprida e tufada, surge ligeiramente encurvada na extremidade.

Temperamento do COLLIE

Não são cães de temperamento agressivo, pelo contrário, mas tendem a ser suspeitos, principalmente com estranhos ou com pessoas que mostrem medo. Sensível, protetor e muito dócil com os seus familiares, é especialmente carinhoso com as crianças, tolerando as suas brincadeiras.

Podem ser teimosos, mas têm uma grande capacidade de aprendizagem e estão desejosos de agradar, apesar de ficarem aborrecidos com exercícios muito repetitivos.

Problemas de Saúde do COLLIE


Pele e Músculos
Dermatomiosite
OlhosCEA (Collie Eye Anomaly) – desenvolvimento inadequado dos olhos que pode provocar cegueira
SangueNeutropenia clínica canina, também conhecida por Síndrome do Collie Cinza (nível baixo de neutrófilos)

Cuidados a ter com o COLLIE

PeloDeve ser escovado duas vezes por semana, de preferência com uma escova de cerdas, capaz de retirar os pelos mortos e eliminar nós. Pulverize o pelo com um condicionador diluído em água e, de seguida, aplique pó de talco para a escovagem
DentesEscove os seus dentes duas vezes por semana e incentive a mastigação para os manter saudáveis, pois podem cair em idade precoce

Origem do COLLIE

A raça descende de uma variedade de cães pastores originários da Escócia e do País de Gales. Foi depois cruzada com outras raças, originando uma estirpe mais “nobre” e com pelos mais compridos.

No início do século XIX, chamou a atenção dos ingleses, especialmente da Rainha Vitória, que entrou pela primeira vez em contacto com a raça numa visita ao Castelo de Balmoral. A monarca decidiu trazer alguns exemplares para Inglaterra, divulgando a sua beleza em diversas exposições de cães.

A origem do seu nome suscita algumas dúvidas. Alguns acreditam que vem do termo escocês “Colley”, usado para designar um tipo de ovelha com focinho e patas pretas. Outros defendem que deriva da palavra inglesa “collar”, que remete para a beleza da sua gola.

Curiosidades sobre o COLLIE

Quem não conhece a Lassie, muito provavelmente o cão mais famoso do mundo? O Collie deve a sua popularidade a esta personagem canina, criada pelo escritor inglês Eric Knight no livro Lassie Volta a Casa, mais tarde adaptado para vários filmes e séries de televisão.

Da música à literatura, muitos foram os que se apaixonaram pela raça. O cantor Elvis Presley e a sua mulher, Priscilla, tinham um exemplar chamado Baba; e o escritor Edgar Rice Burroughs, conhecido por ter criado o Tarzan, possuía um Collie branco de nome Raja.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados