Anda stressado? Descubra 8 coisas que o impedem de relaxar!

São várias as causas de stress que dificultam todos os aspetos do nosso dia-a-dia. Descubra quais são as 8 coisas que o impedem de relaxar e mude de vida.

Anda stressado? Descubra 8 coisas que o impedem de relaxar!
Uma vida descontraída é uma vida mais saudável.

Seja por uma vida familiar agitada, por uma profissão exigente, por problemas de saúde ou dificuldades financeiras, são várias as coisas que o impedem de relaxar e de poder viver a vida da forma mais tranquila possível. E tudo isso acarreta efeitos secundários negativos, que se refletem no seu quotidiano e na forma como vive todos os seus papéis.

Todavia não nos iludamos: o stress é, na verdade, uma parte normal da vida de qualquer pessoa. Porém, há diferentes níveis e formas de lidarmos com ele e é precisamente isso que faz a diferença nas coisas que o impedem de relaxar e de ter uma perspetiva positiva sobre várias coisas da vida ou se, como acontece em alguns casos, o stress pode funcionar como fator motivacional.

8 coisas que o impedem de relaxar


coisas que o impedem de relaxar

Confira algumas das causas mais comuns de stress e que resultam em várias coisas que o impedem de relaxar. Ter consciência destes detalhes pode ser ideal para compreender melhor o que o afeta e começar a encontrar mecanismos para combater tudo isso e ser uma pessoa mais relaxada, tranquila e feliz.

1. Não ter tempo suficiente

Andamos sempre de um lado para o outro, quase em contra-relógio, como se nunca houvesse tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário fazer e cumprir com todas as tarefas na vida pessoal e profissional e ainda lidar com os imprevistos que acontecem.

E, em muitos casos, isso deve-se, sobretudo, a uma má gestão de tempo e de acharmos que somos capazes de tudo. Aprenda a definir prioridades e a saber como gerir melhor o seu tempo e sentirá a diferença.

2. Não ter um estilo de vida saudável

Enquanto algumas pessoas podem adotar um estilo de vida pouco saudável devido à falta de tempo, outras podem ter um estilo de vida pouco saudável por simplesmente não quererem saber ou terem outras coisas que consideram mais importantes com que se preocupar.

Todavia, comer bem e fazer exercício físico de forma regular são duas ações que ajudam a que tudo o resto na sua vida corra da melhor maneira e se sinta mais relaxado, descontraído e feliz.

3. Fazer demasiadas coisas

Há pessoas que têm grandes dificuldades em dizer não ou em delegar. Isso faz com que se acumulem demasiadas tarefas, muitas vezes, demais para o que determinada pessoa é capaz de aguentar e até para o tempo disponível.

Não pode pensar que não é capaz de ser ou agir de outra forma e que prefere concentrar tudo em si, quando na verdade, só está a acumular coisas que o impedem de relaxar.

4. Experienciar conflitos

Se os relacionamentos em casa ou no local de trabalho forem tensos, é mais do que provável que este seja um dos principais motivos de stress.

Assim sendo, é importante perceber que os conflitos podem ocorrer em diversos momentos da vida, devido a vários motivos e que o problema para muitas pessoas está em quando isso assume grandes proporções ou quando o indivíduo não consegue separar o conflito de outras situações.

5. Incapacidade de aceitar as coisas como elas são

Algumas pessoas não aceitam que não controlam tudo o que acontece e que algumas coisas são como são. Todavia, numa tentativa vã de alterar esta realidade, despendem de esforços e energias que poderiam ser bem mais úteis noutros campos que podem surtir efeitos positivos e que vão de encontro a objetivos estabelecidos.

6. Questões familiares

O stress pode ser provocado por uma questão não relacionada ao trabalho, como uma doença grave na família, ter que cuidar de dependentes, luto, mudança de casa ou problemas com dívidas. Muitas vezes essas questões são inevitáveis e não são algo com que você pode lidar prontamente – mas vale a pena tentar lidar com elas, em vez de descartá-las ou tentar ignorá-las.

7. Não ser bem-humorado

Tal não significa que cada momento é uma oportunidade para se rir desalmadamente, nem que deve estar constantemente a dizer piadas. Todavia, há situações, de facto, caricatas, que pode encarar com ligeireza e descontração.

Levar tudo demasiado a sério apenas fará com que se envolva e enerve mais do que necessário.

8. Não resistir ao stress

Há situações do dia-a-dia que sabemos que só por si nos vão despertar determinados sentimentos e desencadear certos comportamentos, como por exemplo o tempo que passa no trânsito. Por isso, se sabe de antemão que tal irá acontecer, não se deixe levar por essas sensações e tente combatê-las ao máximo.

Em suma…


Todos estes motivos são passíveis de serem alterados ou encarados de outra forma. Todavia o processo para que tal aconteça, por muito difícil que seja, poderá, de facto, trazer-lhe resultados mais positivos, tranquilos e relaxantes.

Veja também: