Os chocolates mais saudáveis para comer sem culpa: delicie-se!

Os chocolates mais saudáveis são aqueles que possuem menos ingredientes e o primeiro da lista deve ser o cacau em pó ou a manteiga de cacau. Delicie-se.

Os chocolates mais saudáveis para comer sem culpa: delicie-se!
Quem resiste a um bom chocolate?

Os chocolates mais saudáveis são os que possuem um teor elevado de cacau e pequenas quantidades de açúcar, usualmente denominados de chocolates negros ou escuros.

Normalmente, a maneira mais simples de saber se o seu chocolate é bom ou não, é olhar para a sua lista de ingredientes e informação nutricional, e ver se tem 70% ou mais de cacau.

Os chocolates negros não só têm menos quantidade de açúcar adicionado, como apresentam uma poderosa atividade antioxidante.

Características importantes dos chocolates mais saudáveis 


chocolates mais saudaveis

Estas são as características mais importantes que um chocolate saudável deve conter:

  • Poucos ingredientes (ideal entre 2 e 3);
  • Maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
  • Maior teor de pasta de cacau (cacau ou pasta de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes);
  • Menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;
  • Zero ingredientes artificiais.

 

Chocolates mais saudáveis: quantidade ideal de chocolate negro


chocolate negro

O chocolate deve ser consumido de preferência no lanche da tarde ou da manhã, se possível com um pedaço de fruta, ou a seguir ao almoço ou ao jantar.

Tal como seria de esperar, não é recomendado o consumo da tablete completa, até porque representa muitas calorias provenientes de gordura e açúcar.

O tamanho ideal de uma porção de chocolate equivale a 30 gramas e deve ser comido devagar para que a digestão seja mais lenta e o corpo se satisfaça com uma quantidade menor.

Quais são os chocolates presentes no mercado que assentam nestes pontos-chave?


tabelete de chocolate

O chocolate 100% de cacau seria, talvez, o ideal. No entanto, o seu sabor é tão amargo que é praticamente impossível de comer. E de que adianta comer um chocolate se não se gosta dele?

Nesta lista de chocolates, apresentam-se resultados de chocolates com valores iguais ou superiores a 70% de cacau apenas.

Começamos pelos que têm 70% de cacau na composição. Dentro dos chocolates negros, são os menos amargos.

1. Tablete Chocolate Negro 70% Cacau – VALOR

Ingredientes: Pasta de Cacau, cacau magro em pó, manteiga de cacau, açúcar, emulsificante, lecitina de soja.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 531 kcal
  • Lípidos: 35,8g, dos quais ácidos gordos saturados: 22,6g
  • Hidratos de carbono: 34,1g, dos quais açúcares: 28,9g
  • Proteínas: 11,1g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 159 kcal, 10,7g de gordura e 8,7g de açúcar.

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2. Tablete Chocolate Extra Fino Preto 70% – Nestlé

– Ingredientes: Cacau, açúcar, manteiga de cacau, gordura láctea, aroma natural de baunilha.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 595 kcal
  • Lípidos: 45g, dos quais ácidos gordos saturados: 26,8g
  • Hidratos de carbono: 32,5g, dos quais açúcares: 26,6g
  • Proteínas: 9g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 178,5 kcal, 13,5g de gordura e 8g de açúcar.

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3. Tablete Chocolate Preto 72% – Continente Gourmet

– Ingredientes: Pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, emulsionante, aroma.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 569 kcal
  • Lípidos: 42g, dos quais ácidos gordos saturados: 26g
  • Hidratos de carbono: 32g, dos quais açúcares: 27g
  • Proteínas: 10g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 170,7 kcal, 12,6g de gordura e 8,1g de açúcar.

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4. Tablete Chocolate Negro 82% Cacau – VALOR

– Ingredientes: Pasta de Cacau, cacau magro em pó, manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja, aroma natural de baunilha.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 561 kcal
  • Lípidos: 44g, dos quais ácidos gordos saturados: 28g
  • Hidratos de carbono: 22g, dos quais açúcares: 16g
  • Proteínas: 12g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 168,3 kcal, 13,2g de gordura e 4,8g de açúcar.

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5. Tablete Chocolate Negro 85% Cacau – Lindt Excellence

– Ingredientes: Pasta de cacau, cacau magro, manteiga de cacau, açúcar castanho, vagen de baunilha Bourbon.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 530 kcal
  • Lípidos: 46g, dos quais ácidos gordos saturados: 28g
  • Hidratos de carbono: 19g, dos quais açúcares: 14g
  • Proteínas: 11g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 159 kcal, 13,8g de gordura e 4,2g de açúcar.

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6. Tablete Chocolate Negro 85% Cacau – LACASA

– Ingredientes: Pasta de cacau, cacau magro em pó, açúcar, manteiga de cacau, aroma natural de baunilha.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 519 kcal
  • Lípidos: 38g, dos quais ácidos gordos saturados: 23g
  • Hidratos de carbono: 22,5g, dos quais açúcares: 15,4g
  • Proteínas: 13,5g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 155,7 kcal, 11,4g de gordura e 4,6g de açúcar.

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7. Napolitanas Chocolate Negro 90% Cacau – Cemoi

– Ingredientes: Pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, aroma natural de baunilha.

Valores nutricionais médios por 100 gramas:

  • Energia: 659 kcal
  • Lípidos: 59g, dos quais ácidos gordos saturados: 37g
  • Hidratos de carbono: 15g, dos quais açúcares: 9g
  • Proteínas: 10g

Uma dose deste chocolate, 30g, representa 197,7 kcal, 17,7g de gordura e 2,7g de açúcar.

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Em conclusão


Se, dentro dos chocolates negros, prefere os menos amargos, saiba que o chocolate terá mais açúcar, sendo por isso ligeiramente mais doce.

Se consegue comer os chocolates com maior percentagem de cacau e gosta do seu sabor, o chocolate terá menos açúcar e o seu sabor será mais amargo.

Mas é importante ter em conta que, mesmo que o cacau faça bem à saúde, o seu consumo deve ser moderado para evitar o ganho de peso e deve ser inserido numa alimentação saudável e variada.

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