Nutricionista Inês Sanches
Nutricionista Inês Sanches
08 Jun, 2017 - 13:35

Chás para a ansiedade: os 4 mais poderosos

Nutricionista Inês Sanches

A ansiedade está presente na vida de muitas pessoas. Mas saiba que com estes chás isso pode mudar. Mostramos-lhe quais os melhores chás para ansiedade.

Chás para a ansiedade: os 4 mais poderosos

Os sintomas de ansiedade iniciam no momento em que a pessoa tem uma preocupação, tensão, medo, pavor ou qualquer outro sentimento mau em demasia, afetando o corpo e a mente.

A ansiedade quando não é tratada pode causar sintomas bastante desagradáveis como dores no estômago, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, tontura e insónia.

A ansiedade, juntamente com o stress, podem perturbar o equilíbrio hormonal e conduzir a sérios problemas de saúde, nomeadamente doenças cardiovasculares, depressão, insónia e até mesmo obesidade.

Uma alternativa que ajuda a alcançar estados mais relaxados é a ingestão de chá. Os chás para a ansiedade conseguem deixar uma pessoa mais calma através dos compostos presentes nas ervas e nas folhas.

Veja connosco quais são esses chás e quais as suas propriedades.

Os chás para ansiedade mais poderosos

Os principais chás para combater a ansiedade são:

1. Chá de Camomila

cha de camomila

A camomila é uma planta versátil que tem benefícios para a saúde, o corpo, a pele e os cabelos. O chá de camomila ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade, e tem ainda ações anti-inflamatórias e anti-alérgicas.

É um dos preferidos na hora de dormir, e pode inclusive ser um excelente aliado na prevenção do stress provocado pela insónia.

Este chá combina bem com lavanda, e há quem sugira que os efeitos são maximizados na presença das duas flores.

Preparação: Para preparar o chá de camomila pode utilizar saquetas que se encontram facilmente nas superfícies comerciais e esperar pelos resultados.

2. Chá de cidreira

cha de cidreira

A erva cidreira destaca-se pela ação calmante e sedativa. De facto, esta auxilia na diminuição das insónias, ansiedade e redução do stress. O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade.

Preparação: Para fazer, basta ferver uma chávena de água e adicionar uma colher de sopa das folhas da erva cidreira picada. Pode optar por saquetas em vez de ervas secas.

É indicado tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados.

3. Chá de valeriana

cha de valeriana

A valeriana é uma erva que há muito foi valorizada como um sedativo suave. Atua como depressora do sistema nervoso, atenua a irritabilidade nervosa, melhora a coordenação e reduz a ansiedade.

Em estudos realizados anteriormente, conseguiu-se concluir que a ingestão desta erva é tão eficaz quanto um medicamento tranquilizante após 6 semanas de intervenção.

Preparação: Faça uma infusão com o caule desta planta e beba três chávenas de chá de valeriana por dia.

4. Chá de passiflora

cha de passiflora

Passiflora tem crisina, um potente flavonóide que tem benefícios anti-ansiedade maravilhosos e, em parte, pode trabalhar de forma semelhante a alguns fármacos.

Este chá acalma o nervosismo e a ansiedade e ajuda a dormir de noite. Pode ser uma boa forma de prevenir situações mais graves, como por exemplo, a depressão, uma vez que estimula a liberação de hormonas que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar.

Preparação: O chá de passiflora pode ser feito colocando 2 colheres de chá de passiflora seca em água a ferver e deixando repousar durante 10 minutos. Pode-se beber até 3 vezes por dia, sendo que uma das vezes pode ser no final de um longo dia de trabalho.

Como potenciar o efeito dos chás para a ansiedade?

  • Misture duas das ervas. Pode colocar uma ou meia medida indicada para cada planta na mesma medida de água.
  • Dispense o açúcar. O produto possui componentes que podem neutralizar o efeito calmante da bebida. Se for inevitável adoçar, use o mínimo possível.
  • Se a erva for em folha ou galho, pique-a. Se em semente, esmague com uma colher – isso ajuda a extrair melhor as substâncias da planta.

Dicas extra para combater a ansiedade

  1. Respire bem e calmamente.
  2. Limite a ingestão de estimulantes.
  3. Faça exercício físico regular.
  4. Envolva-se em atividades positivas.
  5. Medite.
  6. Faça massagens relaxantes.
Veja também

Artigos Relacionados