Benefícios do Chá de Rooibos

Com muitos benefícios para a saúde, o chá de rooibos tem ganho popularidade: tem um sabor agradável e é rico em antioxidantes.

Benefícios do Chá de Rooibos
Também conhecido por chá vermelho, conheça os benefícios do chá de Rooibos.

O chá de Rooibos é também conhecido por chá vermelho e é feito a partir de folhas de uma planta originária da África do Sul.

Na sua forma tradicional, o chá resulta da fermentação das folhas, método este que permite maior concentração de antioxidantes.

Características do Chá de Rooibos


carateristicas do cha de rooibos

Ao contrário de outras plantas, o chá de rooibos caracteriza-se por ser pobre em vitaminas e minerais, no entanto, é riquíssimo em antioxidantes. Ainda que sejam necessários mais estudos para o comprovar, há alguma evidência de que o consumo de chá vermelho aumente a nível de antioxidantes no organismo.

Além de rico em antioxidantes, tem outra particularidade que o destingue: não tem cafeína, ao contrário do chá verde e do chá preto. Assim, para quem não tolera a cafeína, tem alterações cardiovasculares ou alterações no sono, o chá de rooibos é uma boa opção.

Outra vantagem relativamente a outros chás prende-se com o facto de ter baixos níveis de taninos, conhecidos por interferirem com a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente o ferro.

Benefícios do Chá de Rooibos


beneficios cha de rooibos

Ainda são alguns os benefícios do consumo deste chá entre os quais:

  • Ainda que sejam necessários mais estudos em humanos, a evidência dá conta de que os antioxidantes presentes podem matar células cancerígenas e impedir o crescimento tumural.
  • Ao nível cardiovascular, o chá de rooibos pode regular a pressão arterial e contribui para  a redução do “mau colesterol” – o colesterol LDL e aumenta o “bom colesterol -HDL.
  • São necessários mais estudos, mas alguns apontam para que os antioxidantes presentes ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o aparecimento de diabetes tipo 2.
  • Alguns estudos apontam para a melhoria de sintomas intestinais e da digestão, com o consumo do chá de rooibos, ainda assim, mais estudos são necessários para o comprovar.

Como tomar Chá de Rooibos?


como tomar cha de rooibos

Poderá tomar ao longo do dia ou às refeições, quente ou frio, conforme o seu gosto. Poderá ainda adicionar leite e adicionar açúcar e mel (em moderada quantidade) ou adoçantes.

Nota final


Além do sabor agradável, o chá de rooibos tem a particularidade de não ter alguns componentes presentes em outros chás, sendo por isso vantajoso.

Não são conhecidos efeitos adversos associados ao seu consumo. Quanto aos seus benefícios, reconhece-se a necessidade de serem feitos mais estudos para comprovar os benefícios já reconhecidos e aferir se existem outros.

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Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.