Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
13 Mar, 2019 - 06:59

As propriedades e benefícios do chá de camomila

Nutricionista Rita Lima

O chá de camomila é um calmante natural, mas também reforça o sistema imunitário e protege o organismo contra doenças infeciosas.

Chávena de chá de camomila

A camomila é uma das mais antigas ervas medicinais de que há conhecimento, sendo o seu nome derivado da sua semelhança com o sol.

O interesse por esta planta surgiu devido ao seu intenso aroma, o qual levou à descoberta das várias propriedades que a tornaram tão famosa. O chá de camomila éatualmente, uma das infusões mais consumidas, apresentando inúmeros benefícios para a saúde.

Mas antes de avançarmos para os benefícios do chá de camomila, importa referir que o nome mais correto para esta bebida será infusão de camomila e não chá de camomila.

Na realidade, chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que, nas suas inúmeras variedades, chá verde ou preto, por exemplo, se tornou uma das bebidas mais consumidas na atualidade.

Quando nos queremos referir a uma infusão feita com outra planta, entre as quais a camomila, deveremos sempre referir-nos a uma infusão.

7 Benefícios da infusão / chá de Camomila

Chá de camomila: chávena e flor

Como já referido anteriormente, a camomila é conhecida como uma planta medicinal com inúmeras propriedades terapêuticas. Vejamos algumas:

1. Ajuda a reduzir a ansiedade e acalmar

A camomila é conhecida, sobretudo, como um poderoso calmante e relaxante muscular, com propriedades sedativas, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a dormir melhor.

2. Alivia o stress

Em situações de maior stress, o chá de camomila também pode ser um aliado, ajudando a acalmar e a refletir melhor sobre as situações.

3. Ajuda em situações de má digestão

Além das aclamadas propriedades calmantes, o chá de camomila tem também propriedades que auxiliam a nível digestivo.

De facto, o referido efeito relaxante que exerce ajuda a promover os movimentos do estômago e do intestino de forma mais coordenada, promovendo uma boa digestão, e a reduzir as infeções destes órgãos, aliviando as dores abdominais e as indigestões.

Além disso, parece promover o bom funcionamento do trânsito intestinal, contribuindo para a diminuição do inchaço abdominal e até para a perda de peso.

4. Alivia enjoos e dores menstruais

Na sequência das suas propriedades digestivas, este chá também é uma ajuda para quem sofre de enjoos e dores menstruais, ajudando a relaxar os músculos.

5. Reforça o sistema imunitário e protege de doenças infeciosas

A camomila tem ainda propriedades que protegem e reforçam o sistema imunitário, prevenindo doenças infeciosas e atenuando estados inflamatórios.

6. Ajuda na prevenção / controlo da diabetes

O chá de camomila é também procurado para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como é o caso da diabetes. O consumo diário deste chá pode ajudar a controlar a glicemia e a progressão dos sintomas da doença, devido às já mencionadas propriedades anti-inflamatórias.

7. Auxilia no tratamento de feridas e na remoção de impurezas da pele

Pelo facto de potenciar a imunidade, esta infusão ajuda a proteger as células de danos externos, evitando o desencadear de processos inflamatórios.

Além disso, devido à presença de compostos fenólicos e taninos, a camomila ajuda a retardar o envelhecimento celular e auxilia na produção de colagénio, importante para a cicatrização da pele.

Contra-indicações do chá de camomila

Chás na gravidez: quais deve preferir e quais deve evitar

Apesar das suas propriedades calmantes, este chá deve ser evitado durante a gravidez, pois pode agir como um estimulante uterino e, portanto, aumentar a probabilidade de aborto.

Além de mulheres gestantes, também pessoas que utilizam medicamentos para tratamento de trombose devem evitar este chá, devido ao aumento do risco de hemorragias.

Chá de camomila: como preparar?

A infusão de camomila pode ser preparada através da utilização das flores secas da planta ou das saquetas pré-embaladas, vendidas em ervanárias e supermercados.

Caso opte pelas flores, a receita é simples:

  1. Utilize duas colheres de sopa de flores de camomila secas e adicione a meio litro de água a ferver.
  2. Cubra durante 10 minutos e desligue o lume.
  3. Coe e consuma o chá a seu gosto.

Ao chá de camomila, podem ainda ser adicionadas outras plantas com características medicinais, como é o caso da hortelã, da erva-doce ou do funcho, de modo a obter benefícios complementares ou de modo a potenciar os benefícios por ela promovidos.

Veja também

Artigos Relacionados