Publicidade:

As 4 principais causas de problemas de coluna

Mais de 60% da população sofre de problemas de coluna. As suas dores nas costas podem estar relacionadas com estas quatro causas possíveis. Fique atento.

 
As 4 principais causas de problemas de coluna
Causas responsáveis pelas suas dores na coluna

Os problemas na coluna são uma das principais causas de absentismo e baixas médicas em Portugal.Estima-se que mais de 60% dos portugueses sofram de hérnias discais.

 As causas dos problemas na coluna são variadas e podem estar relacionadas com problemas físicos, viscerais (órgãos internos), infeciosos ou psicossomáticos. Na maioria dos casos, a má postura é a causa dos problemas nas costas mas, sabia que um quisto nos ovários pode provocar uma escoliose? Fique atento.

As 4 principais causas de problemas na coluna


1. Má postura

problemas na coluna ma postura

A forma como caminha, como dorme, como conduz, como se senta no trabalho, à mesa, a ver televisão ou na escola, influenciam a sua postura.

Tantas vezes se senta de forma errada no sofá que, um dia, a sua coluna vai começar a “dar sinais” dos erros cometidos. Hérnias, escolioses, hiperlordoses ou lombalgias são apenas algumas das complicações da má postura que prejudicam a sua coluna.

2. Sedentarismo

problemas na coluna sedentarismo

Os músculos são o suporte da coluna. Se os músculos não são fortes ou são pouco desenvolvidos, os problemas na coluna começam a surgir. O termo científico é desequilíbrio muscular. Por exemplo, se tem abdominais pouco definidos, é natural que tenha dores lombares.

3. Infeções ósseas

problemas de coluna forte dor no fundo das costas

As infeções ósseas, como a espondilite anquisolante ou a osteomielite, são inflamações que afetam a coluna e limitam a mobilidade.

Podem ser provocadas por bactérias, fungos que podem chegar aos ossos através de uma fratura exposta, pela circulação sanguínea ou por infeção dos tecidos moles, por exemplo.

Também infeções como um abcesso dentário ou uma pneumonia podem provocar dores na coluna. Os sintomas associados às infeções ósseas são dor na coluna, febre e perda de peso.

4. Causas psicossomáticas

problemas de coluna queda

A dor atinge o córtex cerebral mas não está ligada a um problema físico, sendo difícil relacionar, encontrar uma alteração física ou descrever a dor com precisão. Nestes casos, as dores podem estar relacionadas com stress, depressão, fibromialgia, polimialgia ou outras condições do foro psicológico.

Outras causas podem provocar problemas na coluna, nomeadamente:

  • Quedas;
  • Acidentes;
  • Aneurisma da aorta;
  • Quistos nos ovários;
  • Traumatismos.

 

Como resolver o problema de dores na coluna?


Se as dores na coluna são intensas e continuadas, se sente dor, formigueiro ou ardor na coluna, nas pernas ou nos braços, é importante consultar, o quanto antes, um fisioterapeuta ou um osteopata. A maioria dos problemas na coluna têm solução, muitas vezes sem sequer ser necessário intervenção cirúrgica.

Mas mesmo indo a um especialista, existem outras ações que pode aplicar no dia-a-dia que podem ajudar a aliviar e tratar as dores na coluna, nomeadamente:

1. Colocar uma compressa morna no sitio onde se localiza a dor

problemas de coluna compressas de agua quente

As compressa de gel ou de água quente podem ser compradas nas farmácias ou mesmo ser preparadas em casa utilizando grãos secos como arroz ou feijão, por exemplo.

A compressa morna faz com o que o fluxo sanguíneo aumente, relaxando as estruturas musculares e promovendo a analgesia da dor.

Nota: As compressas devem ser usadas com precaução pois podem queimar se não forem colocadas com cuidado.

2. Tomar analgésicos e medicamentos que ajudem a aliviar a dor

problemas de coluna analgesicos para as dores

Passar uma pomada/creme analgésica no local onde a dor incide com maior intensidade, pode ser útil para combater os sintomas. Existem inúmeras opções nas farmácias e podem ser compradas com o conselho do farmacêutico.

Os analgésicos e anti-inflamatórios são mais indicados para a dor intensa, mas só devem ser usados sob orientação do ortopedista porque não devem ser utilizados em excesso.

Nota: Se vai usar medicação para as dores na coluna durante algumas semanas, tome um protetor gástrico para evitar lesões no estômago.

3. Fazer fisioterapia

problemas de coluna massagem nas costas

A fisioterapia é um excelente aliado no alívio da dor e dos problemas de coluna. Deve ser realizada, preferencialmente, todos os dias mas consultas 2 ou 3 vezes por semana também podem ajudar a controlar os sintomas.

4. Alongar os músculos

problemas de coluna mulher a alongar

A dor na coluna pode ser aliviada e tratada com exercícios que devem ser indicados pelo fisioterapeuta porque nem todos os exercícios são indicados. Alongue os músculos e vai sentir um alívio imediato.

5. Fazer sessões de acupuntura

problemas de coluna acupuntura

As sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas. Pelo menos enquanto as dores estiverem presentes, devem ser realizadas pelo menos uma vez por semana para que a recuperação seja mais fácil.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].