Estas são as 4 causas da acne e mostramos-lhe como combater este problema

A acne manifesta-se através da presença de comedões (pontos negros) e borbulhas. As causas da acne são diversas, o que torna este um problema muito comum.

Powered by: BodyScience
Estas são as 4 causas da acne e mostramos-lhe como combater este problema
Fique a conhecer as causas da acne.

A realidade é que muitas pessoas são afetadas por este problema, principalmente durante a adolescência. Mas quais serão os motivos para as borbulhas aparecerem? Será que a alimentação também influencia? Conheça as causas da acne e fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento.

As 4 CAUSAS DA ACNE


causas da acne

A acne afeta 3 em cada 4 pessoas entre os 11 e os 30 anos. Não é uma patologia perigosa, no entanto, pode deixar cicatrizes na pele, pelo que é um problema que não deve ser ignorado.

São 4 os fatores principais como causas da acne:

  1. Excesso de produção de sebo;
  2. Folículos pilosos obstruídos por sebo e células mortas da pele;
  3. Bactérias;
  4. Excesso de atividade hormonal (androgénios).

Existe uma noção popular de que alimentos gordurosos contribuem, de certa forma, para uma pele oleosa ou com tendência acneica. No entanto, estudos científicos sobre as causas da acne não têm mostrado que tal seja verdade.

A acne geralmente aparece no rosto, testa, peito, parte superior das costas e ombros porque essas áreas da pele têm mais glândulas sebáceas.

A pele humana tem poros que se ligam às glândulas sebáceas sob a pele que produzem um líquido oleoso designado de sebo. O sebo transporta células mortas da pele através dos folículos para a superfície da pele. As espinhas crescem quando esses folículos são bloqueados e o sebo se acumula sob a pele.

Propionibacterium acnes (P. acnes) é o nome da bactéria que contribui para a infeção da acne. As tão vulgares espinhas, sob a forma de manchas vermelhas com um centro branco, desenvolvem-se quando os folículos pilosos bloqueados se tornam inflamados ou infetados com bactérias. Bloqueios e inflamações que se desenvolvem profundamente nos folículos capilares produzem geralmente quistos.

Existem ainda causas que podem agravar a acne já existente. São exemplos:

  • Hormonas: Os androgénios são hormonas que aumentam durante a puberdade e fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e com o uso de contracetivos orais também podem afetar a produção de sebo.
  • Certos medicamentos: Exemplos incluem corticosteroides, testosterona ou lítio.
  • Stress: O stress pode piorar a acne.
  • Pressão exercida na pele por determinados materiais, como telefones, capacetes, colares ou mochilas.

 

TRATAMENTO DA ACNE: OS MELHORES TRATAMENTOS


limpeza da pele

Dependendo da gravidade, a acne pode deixar marcas profundas na pele, por isso, quanto mais cedo começar a tratar este problema, menor a probabilidade de criar cicatrizes. O tratamento depende do quão grave e persistente é.

Uma boa rotina de cuidado da pele que inclua limpeza de manhã e à noite, creme hidratante diário, adaptado ao nível de oleosidade da pele e proteção solar, são os pontos chave desta rotina.

Além disso e, quando a rotina diária não é suficiente, mesmo conhecendo as causas da acne e controlando fatores desencadeantes, as soluções mais eficazes passam por métodos inovadores que removam os bloqueios e o excesso de células mortas, limpem os poros e ajudem a pele a libertar naturalmente os óleos em excesso.

Tratamentos estéticos para acabar com a acne

tratamento estetico para a acne

Estes tratamentos estão disponíveis nas Clínicas Bodyscience e, incluem-se os seguintes:

  • Stop Acne System: Peeling Químico minuciosamente formulado por especialistas e capaz de ajudar a travar as manifestações de acne da pele. Tem o poder de ajudar a ativar a reestruturação profunda da pele, através de uma descamação progressiva da derme e da estimulação do colagénio.
  • Anti-aging BodySkin: Tratamento não invasivo que remove as células mortas, devolve saúde e vitalidade e promove a resistência e elasticidade da pele.
  • Microdermobrasão: pontas de diamante que tonificam e rejuvenescem a pele, combatendo a acne.
  • PerfectSkin: Combate a acne e os poros dilatados com recurso a químico-esfoliantes. Esta combinação de ativos químicos desenvolvidos para ajudar a eliminar marcas de acne e cicatrizes superficiais.

Veja também: