6 Aplicações do carvão ativado que nem imagina

O carvão ativado consiste num pó preto fino, de carbono, cujos benefícios são inúmeros e ainda muito pouco conhecidos. Vejamos então algumas aplicações.

6 Aplicações do carvão ativado que nem imagina
Conhece o carvão ativado e para que serve?

Conhecido pelos seus poderes detox, o carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade. Além de auxiliar na desintoxicação do organismo, o carvão ativado é usado para tratar disfunções, branquear dentes e em cosméticos.

O carvão é “ativado” processando-o a temperaturas muito altas. As altas temperaturas alteram a sua estrutura interna, reduzindo o tamanho dos poros e aumentando a sua área de superfície.

Tal resulta num carvão que é mais poroso que o carvão comum. Esta textura porosa é o que a distingue de outros tipos de carvão.

COMO FUNCIONA O CARVÃO ATIVADO?


carvao ativado

O carvão ativado funciona apreendendo toxinas e produtos químicos no intestino, impedindo a sua absorção.

A textura porosa do carvão tem uma carga elétrica negativa, o que faz com que ele atraia moléculas carregadas positivamente, como toxinas e gases. Assim, ajuda a capturar toxinas e produtos químicos no intestino.

Como o carvão ativado não é absorvido pelo organismo, pode transportar as toxinas ligadas à sua superfície para fora do corpo nas fezes.

6 APLICAÇÕES DO CARVÃO ATIVADO


1. Tratamento anti-veneno

drageias de carvao ativado

O carvão ativado pode reduzir ou impedir a absorção de certos medicamentos. Tais como:

  • Paracetamol;
  • Digoxina;
  • Teofilina;
  • Antidepressivos tricíclicos.

O carvão ativado também pode reduzir a absorção de certos nutrientes. Este pode ligar-se a uma variedade de drogas e toxinas, impedindo a sua absorção pelo corpo. É frequentemente usado como tratamento anti-veneno ou para tratar overdoses por alguns medicamentos.

2. Melhorar a função renal

funcao renal

O carvão ativado pode ajudar a promover a função renal, reduzindo o número de produtos residuais que os rins precisam de filtrar.

Tal poderia ser particularmente benéfico em pacientes que sofrem de doença renal crónica, uma condição na qual os rins não podem mais filtrar adequadamente os resíduos.

3. Redução da flatulência (gases)

copo de agua e capsulas

Os gases gastrointestinais podem acumular-se em grandes quantidades sendo uma situação muito comum em casos de indivíduos ansiosos, ou sempre que comemos muito depressa.

O carvão ativado absorve os gases produzidos, sendo útil se administrado após as refeições. Também pode ajudar a melhorar o odor do gás.

4. Filtração de água

copo com agua

O carvão ativado é uma maneira popular de reduzir o teor de metais pesados e flúor na água. No entanto, não parece ser muito eficaz na remoção de vírus, bactérias ou minerais.

5. Função de branqueamento dentário

branqueamento dentario com carvao

Têm como lema “Black is White” e estão à venda em Portugal. Trata-se de uma pasta de dentes branqueadora, com um sabor refrescante e cítrico, que aproveita as propriedades adsorventes do carvão ativado para a remoção de manchas à superfície do esmalte dentário.

As pastas de dentes pretas dizem conter flúor que ajuda na remineralização do esmalte que beneficia a saúde oral. Contudo, se os utilizadores tiverem sensibilidade dentária não devem usá-las, uma vez que não há provas de que estas pastas não sejam abrasivas.

6. Benefícios na pele

mascara com carvao ativado

Adesivos para limpeza dos poros, água micelar, máscara facial, esponja esfoliante: não importa o tipo de cuidado com a pele, ultimamente parece que a moda é mesmo incluir o carvão ativado na fórmula.

As partículas do carvão ativado, tal como já explicado, são extremamente porosas e funcionam como uma esponja absorvendo a oleosidade e a sujidade da pele, assim como células mortas e resíduos de maquilhagem.

Além disso, por ser um agente abrasivo, promove uma melhoria na textura da pele garantindo uma pele mais macia e com mais brilho.

Geralmente são disponibilizados em pó, que serão adicionados a uma máscara para aplicar sobre a pele higienizada, uma vez por semana.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.