Como é feito o cálculo da idade gestacional?

A idade gestacional é o tempo, medido em semanas, decorrido desde o início da última menstruação (ou data da última menstruação - DUM) da mulher grávida.

Como é feito o cálculo da idade gestacional?
Saiba como calcular a idade gestacional do seu bebé.

Atualmente, a data da última menstruação (DUM), quando conhecida, continua a ser a base do cálculo da idade gestacional e da data provável do parto.

Muitas vezes a DUM é desconhecida e a idade gestacional pode ser estimada corretamente por medições ecográficas até às 22 semanas de gestação.

EM QUE CONSISTE O CÁLCULO DA IDADE GESTACIONAL A PARTIR DA DATA DA ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO?


Por definição, a idade gestacional será baseada num ciclo menstrual ideal, com a ovulação/fertilização no 14° dia e, portanto, com mais duas semanas que a idade embriológica.

A verdadeira duração da gravidez (que começa a contar a partir do dia em que o óvulo é fertilizado pelo espermatozóide) é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.

Como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual. Se contarmos a idade desta forma, a duração da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas.

Assim, o primeiro dia do último ciclo menstrual ocorre aproximadamente 2 semanas antes da ovulação. Observa-se, assim, uma diferença aproximada de duas semanas entre a idade gestacional e a idade embrionária (considerada a partir da fecundação).

A idade gestacional é medida em períodos completos, pelo que o 1º dia de cálculo (o início da DUM) é o dia “zero” e não o dia “um”, e os dias 0 a 6 correspondem à “semana zero”. Por isso um feto com 25 semanas e cinco dias é considerado como um feto com 25 semanas.

Quais as desvantagens deste método?

Ainda que se tenha registada a data do primeiro dia da última menstruação, o óvulo pode viver entre 12 a 24 horas enquanto que os espermatozóides mais resistentes podem viver mais de 5 dias dentro do corpo da mulher o que torna ainda mais difícil saber com exatidão quando foi o óvulo fertilizado.

Na primeira consulta pré-concepcional o médico irá usar um calendário para calcular a idade gestacional cronológica e a data provável para o parto. Este cálculo será devidamente ajustado na 1ª ecografia da gravidez (idade gestacional definitiva).

COMO CALCULAR A IDADE GESTACIONAL EM 5 PASSOS?


  1. Escrever num papel a DUM (Dia/Mês)
  2. Escrever a data atual
  3. Escrever quantos dias faltam para terminar o mês a partir da DUM
  4. Escrever os dias de cada mês completos (ter em conta se cada mês tem 28, 29, 30 ou 31 dias) e os dias do mês atual até à data.
  5. Somar todos os dias e dividir por 7.

O resultado será o número de semanas completas e o resto será o número de dias (da semana incompleta).

EXEMPLO: Gestação a decorrer com DUM = 15/01

DUM = janeiro tem 31 dias – Faltam 16 dias para terminar o mês
Fevereiro – 28 dias
Março – 31 dias
Abril – 30 dias
Maio – 31 dias
Data exemplo atual = 06/06 – 6 dias
Soma = 16 + 28 + 31 + 30 + 31 + 6 = 142
Divisão por 7 = 142 / 7
Idade Gestacional = 20 semanas e 2 dias.

QUE OUTROS MÉTODOS EXISTEM PARA O CÁLCULO DA IDADE GESTACIONAL?


Várias circunstâncias podem motivar a mulher a não se lembrar com precisão da DUM. Ciclos menstruais muito irregulares, gravidez não planeada, sangramento inicial na gravidez confundido com uma perda menstrual mais leve, são apenas algumas das justificações possíveis. Para tal recorre-se a outras formas de cálculo da idade gestacional:

  1. Conhecimento da data da relação sexual ou da data da transferência do embrião (no caso de Fertilização in vitro);
  2. Observação de sinais relacionados à ovulação (como, por exemplo, temperatura corporal);
  3. Doseamentos hormonais;
  4. Medições do tamanho do útero da gestante;
  5.  Medições do tamanho do feto, a partir do exame de ultra-som.

Apesar de o comprimento dos embriões poder ser diferente entre si devido a vários fatores do desenvolvimento embrionário, existe uma tabela com medidas médias na qual os médicos se baseiam para calcular a idade embrionária.

Nas ecografias seguintes, o médico acompanhará o desenvolvimento do bebé e, se necessário, procede ao acerto da data prevista para o parto.

Ainda assim, esta data é meramente indicativa uma vez que, numa gravidez normal e sem complicações, o bebé pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].