Descubra quais são as melhores raças para cães de guarda

Alguns cães têm um instinto natural para proteger a sua casa e família e eles fazem de excelentes cães de guarda. Descubra quais são as melhores raças.

Descubra quais são as melhores raças para cães de guarda
14 raças que se destacam na arte de guardar e proteger.

As raças de cães de guarda tendem a ser leais, destemidos, fortes e vigilantes, que irão não só alertá-lo quando um visitante chegar, como também saberá intuitivamente quando protegê-lo de uma situação perigosa.

Ao longo da história, um dos principais trabalhos dos cães de guarda domesticados tem sido efetivamente a proteção de bens, pessoas e animais, pelo que essa tendência inata ainda se manifesta nos cães da atualidade.

As 14 melhores raças de cães de guarda


Essas raças precisam de treino e socialização adequados devido à sua força, tamanho e temperamento, que permitem controlar os animais e potenciar as suas capacidades que os tornam em excelentes cães de guarda.

1. Akita Inu

Caes de guarda e Akita Inu

Esta raça é bem musculada e provém de uma antiga linhagem japonesa, famosa pela sua dignidade, coragem e lealdade. No Japão é mesmo uma raça venerada como protetora da família e símbolo de boa saúde, felicidade e vida longa.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

2. Appenzeller Sennenhund

Appenzeller Sennenhund

O Appenzeller Sennenhund é uma raça tricolor, de tamanho médio, bem musculada e ágil. Isto torna-o num excelente cão de vigia e guarda, o que, aliado à sua versatilidade e vontade, faz com que esta raça se destaque em agilidade, obediência, pastoreio e busca e resgate.

3. Bullmastiff

bullmastiff

Esta raça não passa despercebida principalmente pelo seu porte físico que pode até ser algo intimidante e assustador, todavia o Bullmastiff é muito dócil, o que o torna num excelente cão de família, que irá proteger tudo e todos sempre que necessário.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

4. Catahoula Leopard Dog

Catahoula Leopard Dog

O Catahoula Leopard Dog pode não ser uma das raças mais conhecidas, mas é mesmo um dos melhores cães de guarda que poderá ter.

Possui um físico muito musculado e poderoso, sendo que ao mesmo tempo é um cão muito ágil e resistente. Possui, todavia, um lado mais leve, quando está no tempo de lazer.

5. Caucasian Shepherd Dog

Caucasian Shepherd Dog

O cão de pastor caucasiano é uma raça de guarda muito forte e que não deve ser lidada de forma leviana. Bem pode ser um cão corajoso, destemido, autoconfiante e feroz quando existe uma ameaça, mas ao mesmo tempo pode ser dedicado, gentil e afetuoso com a família e com outros animais de estimação.

6. Central Asian Shepherd Dog

Central Asian Shepherd Dog

Esta raça é possui uma confiança muito própria, quase altiva, ao mesmo tempo que se mostra muito equilibrada, tranquila, orgulhosa e independente.

São cães muito corajosos, com uma elevada capacidade de trabalho, resistência e um instinto natural de território.

7. Doberman

doberman

Se possui um térreo grande que necessita de ver protegido e guardado, então o Doberman bem pode ser a raça perfeita para cumprir a tarefa.

Esta raça é incrivelmente rápida e capaz de impedir um intruso num curto espaço de tempo, sendo, além disso, uma das raças de cães mais inteligentes do mundo.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

8. Komondor

Komondor

Tradicionalmente, esta raça era usada para proteger rebanhos de ovelhas, pelo que possui uma habilidade natural de cão de guarda.

Além disso, é bastante ativa, corajosa, leal e conhecida pela sua dignidade e força e, quando devidamente treinado pode ser um bom animal de estimação.

9. Pastor Alemão

pastor alemao

Esta raça é uma das mais conhecidas e populares não só pelo seu aspeto físico, mas também pelas características que o tornam num cão muito ousados, confiantes e destemidos e extremamente inteligentes e rápidos.

Não é à toa que são usados pela polícia. Mas não é só profissionalmente que a raça se destaca, até porque são animais calmos, quando estão em casa e que se ajustam com facilidade a um ambiente familiar.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

10. Puli

Puli

Os cães de raça Puli são desconfiados por natureza, por isso, o contacto deve ser feito com cautela. Estão sempre alertas e ladrão exaustivamente para alertar os seus donos sobre qualquer coisa fora do comum que esteja a acontecer.

Todavia são cães que também precisam de companhia constante, pelo que podem ser perfeitos para famílias com estilos de vida ativos.

11. Rottweiler

rottweiler

Originalmente criados como cães de proteção ao gado, os rottweilers são conhecidos precisamente por isso, por serem protetores implacáveis da sua matilha.

Tal acontece devido à sua inteligência e lealdade para com os donos e indiferença para com os desconhecidos, desde que não se intrometam com as pessoas e os bens que o animal está a proteger.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

12. Schnauzer Gigante

Schnauzer Gigante

Esta é uma raça de cães fortes, poderosos e dominantes que exigem treino rigoroso e que pode demorar o seu tempo, mas que irá trazer resultados muito positivos, até porque esta raça precisa de muita estimulação mental e física e requer atenção constante.

13. Serra da Estrela

cao da serra da estrela

Este bonito exemplo português não poderia faltar na lista de melhores cães de guarda, dado que é um excelente guardião de pecuária, mas também conhecido pelo seu amor pelas crianças e pela família.

É importante que possua uma adequada socialização e formação, desde cachorro, para que as suas características naturais não prevaleçam descontroladas e não se tornem animais agressivos.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

14. Staffordshire Bull Terrier

Sttafordshire Bull Terrier

O que mais ressalva nesta raça é a sua natureza agressiva e protetora, o que os torna em excelentes cães de guarda. Mas se forem treinados desde cedo, podem adequar-se com facilidade à vida familiar, tornando-se num bom companheiro e brincalhão, que se dá muito bem com as crianças.

> Conheça mais sobre esta raça aqui.

Veja também: