Publicidade:

Border Collie: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Sempre atento, inteligente e perspicaz, o cão da raça Border Collie aprende tudo rapidamente o que por vezes, pode ser difícil mantê-lo motivado. Na essência da sua personalidade está esta quantidade de energia e necessidade de ação que, se fôssemos a comparar com um humano, poderíamos classificar de “viciado em trabalho”.

 
Border Collie: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Deixe-se contagiar pelo dinamismo dos Border Collie.

O Border Collie é considerado, sem margem para dúvidas, o melhor cão de pastoreio do mundo, pelo que o dono de cão desta raça, se estiver disposto a assumir uma liderança positiva e frutífera, deverá treiná-lo de forma consistente e carinhosa, com muitos exercícios que valorizem e estimulem a sua elevada inteligência.

Características gerais do Border Collie


Grupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros

Finalidade: cão de pastoreio

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Reino Unido

Porte: médio

Altura: de 45cm a 55cm

Peso ideal: de 13kg a 20kg

Cor: preto com manchas brancas no rosto, pescoço, patas, pernas e ponta da cauda, por vezes com tons castanhos à mistura

Esperança Média de Vida: entre 12 a 15 anos

Preço médio: de 300€ a 500€

Características específicas do Border Collie


Esta raça precisa de muito espaço, pois, pela sua natureza, estão habituados a correr em prados e campos sem fim, pelo que, se vive num apartamento, este não é, de todo, o animal para si.

Tal como acontece com a maioria das raças de pastoreio, o Boder Collie tem uma tendência forte de proteção, o que o leva a ser cauteloso com pessoas que não conhece. O mesmo acontecendo com sons, já que esta raça é extremamente sensível a ruídos altos ou inesperados.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Border Collie


Bebé

1 – 12 meses

Adulto

12 meses – 10 anos

Idoso

10 – 15 anos

Físico do Border Collie


Border Collie

De aparência atlética, o Boder Collie possui um tronco ligeiramente mais longo que a altura, um pescoço longo, forte e musculada, ligeiramente arqueado e alargando em direção aos ombros.

É um animal de corpo bem proporcional, com uma graça característica, o que lhe confere um perfeito equilíbrio a todos os níveis.

Temperamento do Border Collie


Independentemente do ambiente, os cães da raça Border Collie requerem estímulos frequentes e intensos, quer físicos, quer mentais, caso contrário poderão desenvolver sintomas depressivos. Isso poderá ainda refletir-se em comportamentos destrutivos, no que a determinados materiais diz respeito.

Não respondem bem à solidão, pelo que não devem ser deixados sozinhos durante muito tempo.

Problemas de Saúde do Border Collie


Ossos

  • Displasia coxofemoral

Olhos

  • Alterações oftálmicas.

Sistema auditivo

  • Surdez.

Pele

  • Suscetíveis a alergias a picada de insetos.

 

Cuidados a ter com o Border Collie


Pele

  • Verificar uma vez por semana, para ver se existem feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infeção.

Dentes

  • Escovar duas a três vezes por semana.

Unhas

  • Aparar uma vez por mês.

Ouvidos

  • Limpar uma vez por semana.

 

Origem do Border Collie


A raça Border Collie surgiu na Escócia durante as invasões Vikings e resultou de um cruzamento entre cães pastores autóctones e cães nórdicos.

Deve o seu nome à região de pequenos vales chamada Border, na fronteira entre Escócia e Inglaterra, onde a raça se desenvolveu e onde era responsável por levar o rebanho sozinho, daí agir de forma tão independente e ser capaz de percorrer cerca de 50 quilómetros por dia em um locais montanhosos.

Curiosidades sobre o Border Collie


O recorde de “Janela de carro aberta mais rapidamente” em todo o mundo pertence a um cão desta raça, que conseguiu fazer o feito em 11,34 segundos, de forma manual.

São cães muito sensíveis, respondendo com facilidade a comandos subtis como um simples assobio ou o erguer de uma sobrancelha.

É considerado o cão mais inteligente do mundo.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].