Publicidade:

Bombaim: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Possuidor de um bonito manto preto, o Bombaim até pode ter a aparência selvagem e elegante de uma pantera em miniatura, mas, pelo menos na personalidade, estes dois animais não guardam muitas parecenças. Afinal, estamos a falar de uma raça muito carente e apegada ao dono, que não economiza nas demonstrações de carinho.

 
Bombaim: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
É o Pantera Negra dos gatos.

A tendência para se comparar o Bombaim a uma pantera faz todo o sentido, já que a “mãe” da raça se empenhou em criar um gato o mais parecido possível com aquele animal selvagem, indo ao pormenor de alcançar a mesma cor de olhos.

Este gato apresenta muitas características do Burmês, a partir do qual foi desenvolvido, nomeadamente o temperamento calmo e tranquilo, embora seja menos extrovertido que o seu ancestral. E mesmo que não seja tão robusto quanto ele, pesa mais do que aparenta.

Características gerais do Bombaim


Grupo: Gatos de pelo curto

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: médio

Peso ideal: de 3kg a 5kg

Cor: preto puro

Esperança Média de Vida: entre 12 a 16 anos

Preço médio: de 250€ a 560€

 

Características específicas do Bombaim


Trata-se de um gato de casa, um pouco preguiçoso, que procura sempre os locais mais quentes para estar – o colo dos donos ou debaixo dos cobertores costumam ser as escolhas do Bombaim. Apesar disso, é muito brincalhão e divertido, apreciando jogos interativos que o desafiem.

Apesar do carinho que demonstra, pode tornar-se possessivo em relação ao dono, competindo para ser o animal dominante da casa, sobretudo na presença de outros gatos. Com os cães, tende a ser mais paciente.

Outra das suas características é o gosto pela comunicação, sendo um gato muito vocal, que “responde” se falarem com ele. Contudo, o seu miado não é estridente, mas sim doce, suave e baixo.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Bombaim


Bebé

0 – 18 meses

Adulto

18 meses – 12 anos

Idoso

12 – 16 anos

 

Físico do Bombaim


Bombaim

O seu corpo é musculoso, de ossos pesados; as coxas são fortes e o peito bem desenvolvido e largo. Como todas as suas extremidades, possui uma cabeça arredondada, na qual assenta um focinho largo e curto, com uma ligeira depressão nasal frontal.

Os olhos, grandes e igualmente redondos, são outra das características típicas da raça: se não forem dourados ou cobre, o gato não é puro. Com uma brilhante pelagem negro-azeviche, o Bombaim verdadeiro também deve ter a pele, as almofadas dos pés e o nariz pretos.

Temperamento do Bombaim


É um gato brincalhão, curioso e meigo, que adora estar na companhia das pessoas, especialmente ao seu colo. Prefere uma vida calma e pode ficar stressado ou mesmo arisco em ambientes barulhentos, assustando-se com alguma facilidade.

Este gato não costuma ser destruidor nem traiçoeiro, mas, devido à sua inteligência, torna-se facilmente habilidoso, aprendendo, por exemplo, a abrir a porta do quarto.

Problemas de Saúde do Bombaim


Olhos

  • Olho de Cereja (provoca inchaço na glândula da terceira pálpebra).

Ossos

  • Malformação craniofacial.
  • Fenda palatina.

Coração

  • Cardiomiopatia.

Outros

  • Obesidade.

 

Cuidados a ter com o Bombaim


Olhos

  • Os cantos dos olhos devem ser limpos frequentemente com um pano húmido e macio.

Alimentação

  • É importante controlar as refeições do Bombaim, pois este gato costuma ser muito voraz e tem tendência para engordar.

 

Origem do Bombaim


A origem do Bombaim não está muito distante. A meio do século XX, Nikki Horner, uma norte-americana apaixonada por gatos, decidiu criar uma raça que se parecesse com uma pantera negra em miniatura.

Horner levou mais de 30 anos neste processo, começando por cruzar exemplares da raça Burmês com gatos pretos de rua. Efetivamente, nasceram muitos bebés de cor negra, mas sem um padrão definido. Mais tarde, ela voltou a tentar, desta vez com o Burmês e Americanos de Pêlo Curto Preto.

Assim nasceu o Bombaim, que foi registado como raça em 1976 no seu país de origem, mas ainda aguarda o reconhecimento da FIFE (Federação Internacional Felina) e de Portugal.

Curiosidades sobre o Bombaim


O Bombaim está muitas vezes associado à bruxaria e à má sorte, devido ao seu manto todo preto. Um dos fundamentos para esta crença pode estar no facto de que a maioria das bruxas da Idade Média tinha gatos pretos, provavelmente porque seriam a espécie que mais abundava.

São muito parecidos, mas o Bombaim não deve ser confundido com o Bombaim Inglês, este último um Asiático de Pelo Curto. Embora tenham ambos a pelagem preta, registam diferenças no tamanho, na cor dos olhos e no focinho.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].