Bobtail Japonês: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

O nome do Bobtail Japonês está ligado à sua característica mais marcante: a cauda curta que parece ter sido cortada, assemelhando-se ao rabo de um coelho. Esta é uma das raças felinas mais antigas do Japão, onde é adorada, não só pelo misticismo que acarreta, mas também devido à sua personalidade amigável, ousada e comunicativa.

Bobtail Japonês: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
A cauda deste gato é em forma de pompom.

Muito vulgar no seu país natal, o Bobtail Japonês é considerado um amuleto de boa sorte, amizade e dinheiro. A raça inspirou as clássicas estatuetas de cerâmica, normalmente colocadas à porta das casas, lojas e restaurantes japoneses, com uma pata no ar para saudar os visitantes.

A cauda curta deste gato resulta de uma mutação genética recessiva, mas como o Japão usou uma zona restrita para a sua criação seletiva, o gene teve oportunidade de se expandir. À conta disso, as caudas são únicas para cada exemplar da raça, como uma impressão digital. A versão de pelo curto do Bobtail Japonês é a mais vulgar das duas.

Características gerais do Bobtail Japonês


Grupo: Gatos de pelo curto e semi-longo

País de Origem: Japão

Porte: médio

Peso ideal: de 2,5kg a 4kg

Cor: preto, branco e vermelho, em cor única, combinação bicolor ou tricolor

Esperança Média de Vida: de 9 a 16 anos

Preço médio: de 480€ a 820€

 

Características específicas do Bobtail Japonês


O Bobtail Japonês é um gato bastante vocal, que usa uma variedade de sons para comunicar com o seu dono, com quem gosta bastante de “falar”. Contudo, a sua voz é suave e de um tom baixo, existindo até a crença popular de que a raça canta.

A raça pode ser obstinada e teimosa, pelo que se deve evitar deixá-lo entediado ou irá usar a sua criatividade para fazer asneiras. Sempre que sair de casa, coloque todo o tipo de brinquedos à sua disposição ou arranje-lhe uma companhia.

Normalmente os olhos do Bobtail Japonês são dourados ou azuis, mas por vezes surgem gatos com um olho de cada cor (heterocromia), o que os torna ainda mais apreciados.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Bobtail Japonês


Bebé

0 – 8 meses

Adulto

8 meses – 10 anos

Idoso

10 – 16 anos

 

Físico do Bobtail Japonês


bobtail japones

O corpo do Bobtail Japonês é esguio e comprido, apresentando uma boa musculatura. O seu traço mais distintivo é, naturalmente, a cauda curta com um tufo de pelo que só se estende cerca de 8 a 10 centímetros, formando um pompom felpudo.

A cabeça forma um triângulo equilátero, com focinho arredondado e grandes olhos ovais, que lhe conferem um aspeto oriental, muito apreciado. A pelagem tricolor (preto, branco e vermelho), mais encontrada nas fêmeas, é a mais apreciada, sendo chamada no Japão de Mi-ke e de Calico na América.

Temperamento do Bobtail Japonês


O Bobtail Japonês é muito comunicativo e afetuoso, principalmente com as suas pessoas favoritas. Contudo, devido ao seu temperamento inquieto e brincalhão, prefere passar mais tempo a explorar os cantos da casa, subir aos móveis e investigar os conteúdos de armários e gavetas, do que sentado ao colo dos donos.

Possuidor de uma grande capacidade de adaptação, ajusta-se facilmente a diferentes estilos de vida, situações novas, desconhecidos e outros animais, além de ser um óptimo gato para se levar em viagem, pois parece lidar bem com sons e cheiros variados.

Problemas de Saúde do Bobtail Japonês


Sistema endócrino

  • Hipotiroidismo.

Rins

  • Problemas renais.

Sangue

  • Diabetes.

Outros

  • Obesidade.

 

Cuidados a ter com o Bobtail Japonês


Pelo

  • Para o Bobtail Japonês de pelo curto, basta escovar uma vez por semana; a variedade de pelo comprido já exige duas escovagens semanais.

Alimentação

  • Ofereça-lhe uma ração rica em peixe, que ajuda, não só a manter uma bonita pelagem, mas também a evitar que desenvolva problemas do trato urinário. Da mesma forma, controle a quantidade de água que o seu gato bebe.

 

Origem do Bobtail Japonês


Acredita-se que os ancestrais do Bobtail Japonês tenham sido oferecidos pelo Imperador da China ao Imperador do Japão há cerca de mil anos atrás. Desde aí tem sido considerado símbolo de boa sorte e amizade na terra do sol nascente, onde passou a ser tratado como realeza.

Mas o destino do Bobtail Japonês sofreu um revés quando a indústria da seda foi ameaçada por ratos e vermes. O governo mandou soltar todos os gatos para que pudessem ajudar a combater o problema, e a raça foi relegada a animal de rua.

Só mais recentemente é que os japoneses mostraram interesse em expor a raça. Levada para os Estados Unidos no final da década de 60 do século XX pela criadora americana Judy Crawford, a raça teve aqui maior divulgação, tendo sido, poucos anos depois, reconhecida pelas principais entidades de certificação.

Curiosidades sobre o Bobtail Japonês


Existe uma lenda japonesa, algo trágica até, que explica a origem da cauda curta do Bobtail Japonês. Diz-se que, há muito tempo, a cauda de um gato adormecido pegou fogo e que este fugiu pela cidade, queimando tudo por onde passava. O Imperador ordenou que cortassem as caudas de todos os gatos para evitar desastres similares.

Algumas pessoas acreditam que a personagem felina japonesa Hello Kitty, criada por Yuko Shimizu, foi inspirada num gato de raça Bobtail Japonês.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo