Publicidade:

Bobtail Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

O Bobtail Americano pode ser uma gato de cauda curta mas é gigante em personalidade, charme e inteligência. Embora conte com a expressão selvagem de um lince, sobretudo na variedade de pelo comprido, este gato apresenta uma disposição e adaptabilidade excecionais, desde que não seja ignorado ou passe demasiado tempo sozinho.

Bobtail Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
É um gato ativo, mas não inquieto nem destrutivo.

Há quem veja o Bobtail Americano como o Golden Retriever do mundo dos felinos, pois, à semelhança desse amigável cão, não se costumam detetar problemas comportamentais na raça, que é profundamente devota à sua família e facilmente adaptável a diferentes situações de vida.

O seu nome explica-se pelo facto de ter uma cauda de pequenas dimensões, proveniente de uma mutação genética dominante, que é diferente de outras raças com a mesma característica, como o seu primo japonês ou o Manx. Mas, ao contrário do que acontece no Japão, a variedade de pelo semi-longo parece ser mais apreciada nos Estados Unidos.

Características gerais do Bobtail Americano


Grupo: Gatos de pelo curto e semi-longo

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: médio/grande

Peso ideal: de 5kg a 7kg

Cor: São aceites todas as cores e padrões, incluindo preto, castanho, chocolate, canela, azul, lilás, vermelho e creme, com ou sem branco.

Esperança Média de Vida: de 11 a 15 anos

Preço médio: de 500€ a 820€

 

Características específicas do Bobtail Americano


Com uma inteligência acima da média, o Bobtail Americano pode ser treinado para andar de coleira e normalmente responde quando conversam com ele, embora não seja excessivamente vocal. Também se mostra capaz de escapar de situações complicadas.

Diz-se que esta raça é fortemente atraída por objetos brilhantes, aconselhando-se a manter as caixas de jóias fechadas, pois ele tem tendência para as esconder. O que, para ele, pode ser uma brincadeira, para si pode ser uma grande dor de cabeça. Além disso, possui um grande instinto de caçador.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Bobtail Americano


Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 11 anos

Idoso

11 – 15 anos

 

Físico do Bobtail Americano


bobtail americano

É um gato grande e pesado, um pouco atarracado mas com boa estrutura muscular e óssea. As suas patas traseiras são mais longas do que as dianteiras, dando-lhe uma postura inclinada, como se estivesse ligeiramente agachado em certos ângulos. A cabeça é larga com contornos arredondados, onde assentam maçãs do rosto bem desenvolvidas, um focinho comprido, orelhas afastadas com um penacho tipo lince e olhos amendoados e levemente oblíquos com expressão de caçador.

O seu traço mais distintivo é, naturalmente, a cauda curta, bastante farta e erguida sobre o dorso, que se estende entre 2,5 e 10 centímetros, parando antes do joelho.

Temperamento do Bobtail Americano


É um gato calmo, paciente e gentil, que se apega não só ao dono, mas também à família inteira, pelo que tem dificuldade em aceitar a ideia de ficar sozinho por longos períodos de tempo. É delicado até na forma de chamar a atenção das pessoas, não sendo, ainda assim, demasiado dependente.

Inteligente e com um nível de atividade moderado, o Bobtail Americano inicia muitas vezes brincadeiras com quem estiver mais próximo, incluindo outros animais de estimação e crianças, com quem é paciente mesmo quando elas são mais descuidadas.

Problemas de Saúde do Bobtail Americano


Ossos

  • Problemas associados à coluna vertebral reduzida nos gatos que não têm cauda.
  • Displasia coxo-femoral.

Outros

  • Obesidade.

 

Cuidados a ter com o Bobtail Americano


Pelo

  • Para o Bobtail Americano de pelo curto, basta escovar de 15 em 15 dias; a variedade de pelo comprido já exige uma escovagem semanal.

Alimentação

  • Embora seja uma raça ativa, o Bobtail Americano tem tendência a ser sedentário se for mantido em casa, pelo que as porções de comida devem ser bem doseadas e o seu peso controlado.

Unhas

  • Devem ser cortadas a cada duas semanas.

 

Origem do Bobtail Americano


Tal como muitas outras raças de gatos, não se sabe ao certo qual a origem do Bobtail Americano, mas é curioso constatar que, para a CFA (Cat Fancier’s Association), os gatos de cauda curta que viveram em Espanha e nas ilhas portuguesas por centenas de anos foram trazidos por marinheiros para o Novo Mundo na Era dos Descobrimentos.

Mas o nascimento desta raça específica tem uma história por trás. Diz-se que o casal americano John e Brenda Sanders estava de férias no Arizona na década de 60 do século passado quando encontraram um gato malhado de aspeto selvagem e cauda curta, que decidiram adotar.

Já em casa, ele cruzou com a gata Siamesa do casal, dando origem a uma ninhada com alguns gatinhos de cauda curta, provando que esta característica provém de um gene dominante. Acredita-se que, mais tarde, foram introduzidas raças como o Gato Himalaia ou o Manx. A TICA (Associação Internacional de Gatos) reconheceu o Bobtail Americano em 1989, e a CFA (Cat Fancier’s Association) fê-lo em 2000.

Curiosidades sobre o Bobtail Americano


A maior parte dos gatos não gosta muito de viajar de carro, mas o Bobtail Americano é conhecido por apreciar este tipo de viagens se for habituado desde cedo. Há até uma teoria de que é a raça preferida dos condutores de camiões de longa distância.

Também é considerada a mais inteligente das raças, sendo, muitas vezes, chamada de Harry Houdini do mundo dos felinos devido à sua capacidade em safar-se de qualquer situação.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].