Publicidade:

Bloodhound: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Farejador sem igual, o Bloodhound ou Santo Humberto é considerado um dos cães com o olfato mais apurado do mundo e, assim que se põe a seguir uma pista, nada o vai parar. Com uma expressão tranquila e doce, que espreita por debaixo das suas rugas, pode ser o companheiro ideal para uma família numerosa, dando-se bem com todos.

 
Bloodhound: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O Bloodhound é extremamente confiável.

O nome do Bloodhound (cão de sangue) é uma referência ao seu sangue puro, de uma raça mantida pelos nobres, mas outra teoria defende que ele é assim chamado devido à sua habilidade para seguir um animal pelo cheiro do seu sangue.

A outra designação pela qual é conhecido – Santo Humberto – deve-se aos responsáveis pelo aperfeiçoamento da raça: os monges da abadia de Santo Humberto.

Características gerais do Bloodhound


Grupo: Grupo 6 – Cães de Levante e Corso e raças semelhantes

Finalidade: cão de caça

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Bélgica

Porte: grande

Altura: de 58cm a 68cm

Peso ideal: de 40kg a 48kg

Cor: preto e fogo ou só fogo. Aceita-se uma pequena mancha branca no peito e nas patas

Esperança Média de Vida: entre 7 a 12 anos

Preço médio: de 600€ a 970€

 

Características específicas do Bloodhound


O Bloodhound é o mais possante dos cães farejadores, com passo lento e imponente, sendo capaz de se manter a trote por quilómetros. Apesar de ser um cão grande e de personalidade calma, o Bloodhound não é preguiçoso.

Obstinado e um pouco teimoso, não é a raça mais fácil de treinar para a obediência tradicional, mas quando se trata de seguir cheiros ele aprende depressa. No entanto, uma vez imbuído nessa tarefa, deixa de prestar atenção a tudo o resto e dificilmente será dissuadido.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Bloodhound


Bebé

0 – 12 meses

Adulto

12 meses – 7 anos

Idoso

7 – 12 anos

 

Físico do Bloodhound


Bloodhound

O Bloodhound é um cão grande, forte e pesado. A sua cabeça, um dos pontos mais característicos da raça, é bem formada, grande em todas as dimensões exceto na largura. Na testa e nas bochechas a pele forma rugas e dobras profundas, sendo menos abundantes nas fêmeas. O peito é largo e profundo e as coxas robustas, revelando a força do animal. O pelo é curto e duro sobre todo o corpo, mas macio e sedoso nas orelhas e no crânio.

Temperamento do Bloodhound


 

É pouco procurado para animal de estimação, embora seja um cão com um temperamento muito dócil e amistoso, sobretudo com crianças, de quem vai tolerar quase todas as brincadeiras. Extremamente apegado e dedicado aos donos, não gosta de ser deixado sozinho, mostrando muita sensibilidade, tanto aos elogios quanto às correções.

Embora possa ser desconfiado com estranhos, não é o cão de guarda ideal, pois não demonstra agressividade e ladra pouco, podendo, contudo, uivar quando sente uma ameaça.

Problemas de Saúde do Bloodhound


Olhos

  • Ectrópio e entrópio (anomalia das pálpebras que se apresentam reviradas para fora ou para dentro, respetivamente).

Ossos

  • Displasia coxo-femoral.

Ouvidos

  • Otites.

Estômago

  • Torção gástrica.

 

Cuidados a ter com o Bloodhound


Pelo e pele

  • Escove uma vez por semana. Limpe diariamente as dobras e rugas do Bloodhound com um pouco de soro fisiológico e depois seque-as totalmente.

Ouvidos

  • Limpe semanalmente os detritos para fora do canal auditivo externo com uma solução recomendada por um veterinário.

Alimentação

  • As refeições devem ser curtas e divididas em duas a três porções por dia.

 

Origem do Bloodhound


Apesar de os ingleses reclamarem a paternidade da raça, o Bloodhound terá tido origem nas Ardenas Belgas, onde foi introduzido no fim do século VII por Santo Humberto, padroeiro dos caçadores. Criada e desenvolvida pelos monges da abadia com o mesmo nome, foi levada depois por Guilherme, o Conquistador, para Inglaterra, onde foi cruzada com outras raças e se estabeleceu, passando a ser conhecida como Bloodhound.

Devido ao olfato apurado, foram muito utilizados, ao longo dos anos, como perseguidores de pistas e seguidores de rastos, tanto de animais como de pessoas.

Curiosidades sobre o Bloodhound


As personagens da Disney, Pluto e Pateta, foram inspiradas nos cães desta raça. Bruno, o cão da Cinderela, também é um Bloodhound.

O Bloodhound consegue seguir um cheiro deixado para trás até 300 horas (cerca de 12 dias). Foi devido a este olfato excepcional que se tornou o primeiro animal cujo “testemunho” é legalmente admitido em alguns tribunais dos Estados Unidos da América.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].