Publicidade:

Betacaroteno: o segredo para um bronzeado perfeito

Esqueça os produtos "milagrosos". Se quer um bronzeado perfeito invista nos alimentos certos, ou seja, alimentos ricos em betacaroteno. Saiba quais são.

Betacaroteno: o segredo para um bronzeado perfeito
Os alimentos ricos em betacaroteno podem ser a resposta

Verão é sinónimo de praia, corpos perfeitos e bronzeados invejáveis. Ou pelo menos é esse o objetivo de muitos veraneantes. Para a maioria a resposta para obter o tom de pele desejado de forma rápida passa pelos produtos bronzeadores (como óleos, cremes e loções). Rápido sem dúvida, mas pouco duradouro e ainda acarreta riscos para a sua saúde (falamos das habituais queimaduras solares ou “escaldões” muito comuns nesta altura do ano ou até do cancro da pele). Para obter um bronzeado uniforme, saudável e que se vai prolongar além do verão, o melhor é apostar no betacaroteno, que vai conseguir encontrar em vários alimentos correntes do dia-a-dia.

O que é o betacaroteno?


betacaroteno bronzeado

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante que, além de contribuir para um bronzeado mais bonito e saudável, ainda previne o envelhecimento precoce da pele e também aumenta a sua elasticidade.

O betacaroteno estimula o crescimento ósseo, é benéfico para a visão, estimula o sistema imunitário, fortalece as unhas, aumenta o brilho dos cabelos e atua no metabolismo das gorduras.

Porque contribui para um bronzeado saudável e uniforme?

O betacaroteno é convertido pelo organismo em vitamina A ou retinol, que estimula a produção da melanina, que é o pigmento responsável pela cor (ou pigmentação) da pele e também pela proteção da pele contra os raios ultravioleta, promovendo assim um bronzeado uniforme, de forma rápida e eficiente.

Alimentos ricos em betacaroteno


Não, isto não significa que pode trocar o protetor solar pelos alimentos. Esse (o protetor) é imprescindível. Mas pode complementar o seu efeito de proteção e estimular o seu bronzeado com os alimentos ricos em betacaroteno.

Entre frutas e legumes, a escolha é vasta. A cor dos alimentos pode ser um bom indicador da presença de betacaroteno. Alimentos de cor avermelhada, amarelo-alaranjada, púrpura e de folha verde-escura são alguns dos exemplo. Entre os principais estão:

1. Frutas

betacaroteno kiwis

2. Legumes

betacaroteno tomates na caixa

Para potenciar o efeito bronzeador destes alimentos sugere-se um reforço do seu consumo antes da exposição solar (uma ou duas semanas antes, por exemplo).

Exemplos de sumos ricos em alimentos com betacaroteno


Ao natural, em saladas ou sumos, são apenas algumas das opções. Deixamos-lhe algumas sugestões de sumos que pode consumir e que ajudam no bronzeamento.

1. Sumo bronzeador

betacaroteno sumo bronzeador

O nome diz tudo. Parece-lhe bem?

– Ingredientes –

  • 1 copo pequeno de sumo de laranja
  • ½ beterraba crua
  • 1 cenoura média

– Modo de preparação –

  1. Comece por descascar e triturar a cenoura e a beterraba, acrescente o sumo de laranja e misture bem. Sirva de imediato.

2. Sumo dourado

beterraba sumo dourado

– Ingredientes –

  • 100 ml de sumo de laranja
  • 100 ml de água de coco
  • ¼ de beterraba crua
  • ½ cenoura média crua
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada triturada
  • Gelo a gosto
  • Adoçante natural (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Descasque a beterraba e a cenoura. Triture tudo e sirva.

3. Outras opções mais simples (mas igualmente eficazes)

betacaroteno pessego e laranja

Tipos de sumos:

  • Limão com cenoura
  • Papaia com beterraba
  • Laranja, maçã, beterraba e cenoura
  • Papaia com cenoura e laranja
  • Pêssego e laranja

A preparação é simples. Só precisa de espremer o sumo (no caso da laranja ou limão) ou triturar os ingredientes e servir.

Em suma…


Agora já sabe como pode usufruir de todos os benefícios do betacaroteno de forma eficaz. Mas claro, não se esqueça da água. Os sumos ajudam, mas não fazem o trabalho todo.

A par do betacaroteno, o segredo para um bronzeado perfeito está também numa pele hidratada e para isso não pode esquecer os 1,5 a 2 litros de água por dia.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].