Conheça os benefícios da cerveja sem álcool e escolha a melhor opção

Quer saber tudo acerca desta bebida? Compreenda melhor quais os benefícios da cerveja sem álcool e que diferenças apresenta perante a cerveja tradicional.

Conheça os benefícios da cerveja sem álcool e escolha a melhor opção
Saiba tudo acerca desta variante de cerveja.

Sabia que a cerveja é a terceira bebida mais popular do mundo? Depois da água e do café, esta bebida, produzida a partir da fermentação de cereais, é provavelmente das primeiras bebidas alcoólicas a ser criada pelo ser humano. Mais tarde, durante a “Lei Seca” (1920 – 1933) nos Estados Unidos foi criada a cerveja sem álcool, uma vez que que o consumo de álcool nesta época era proibido. Com o passar dos anos, tornou-se uma bebida muito popular, por ser tão idêntica à cerveja tradicional em sabor, mas não causar embriaguez. Conheça as principais diferenças entre estes dois tipos de cerveja e os principais benefícios da cerveja sem álcool.

Cerveja com e sem álcool: as diferenças


benefícios da cerveja sem alcool e com alcool

A principal diferença entre a cerveja convencional e a cerveja sem álcool é, claro está, o álcool que elas contêm, já que a primeira tem algum teor (variável) de álcool, enquanto que a não alcoólica tem um teor muito reduzido. Apesar de convencionalmente lhe chamarmos “cerveja sem álcool”, nesta categoria o teor de álcool pode ser nulo, mas poderão também ser considerados valores residuais.

Esta diferença no teor de álcool entre estes dois tipos de cerveja ocorre devido à aplicação de diferentes métodos. Por exemplo:

  • Interrupção da fermentação, baixando a temperatura utilizada habitualmente;
  • Fervura, já que o ponto de ebulição do álcool é menor do que o da água, permitindo que ele evapore primeiro;
  • Destilação a vácuo, que sujeita a cerveja a alterações bruscas de pressão, o que faz com que o álcool evapore mais rapidamente;
  • Separação por membrana, processo que pode anteceder os anteriores, em que se utiliza um filtro especial, por onde só o álcool, a água e alguns ácidos voláteis conseguem passar.

Relativamente ao sabor, a cerveja sem álcool poderá ser um pouco diferente, dependendo dos métodos utilizados.

No caso de realizarem a fermentação interrompida, o sabor deverá ser um pouco mais adocicado, pois os açúcares que não fermentam continuam na bebida. No entanto, se for utilizada a fervura, o sabor será outro, pois todos os compostos são sujeitos a temperaturas elevadas e podem alterar algumas das suas características. Nos restantes, o sabor mantém-se idêntico.

Os benefícios da cerveja sem álcool


Para além da vantagem mais óbvia (evitar ficar alcoolizado), este tipo de cerveja pode trazer vários benefícios para a sua saúde. Veja os seguintes exemplos:

1. Possui menos calorias

salada saudavel e cerveja

Geralmente todas as bebidas alcoólicas são calóricas. Sabia que o álcool (etanol puro) tem 7 kcal por grama? Valor mais elevado do que as proteínas e hidratos de carbono (4 kcal por grama) e quase tanto como a gordura (9 kcal por grama).

É verdade… Bebidas alcoólicas poderão ter um aporte energético acrescido e a cerveja é um exemplo disso. A cerveja convencional, por 100 mL, tem cerca de 40 kcal, enquanto que a cerveja sem álcool (0,5% v/v de álcool) cerca de 20 kcal.

Se se preocupa com o seu peso, este será um dos benefícios da cerveja sem álcool, já que tem cerca de metade das calorias.

2. Combate o stress

convivio de amigos

Depois de um dia difícil e cansativo, uma cerveja pode ser o truque para conseguir relaxar um pouco. Mas, ao contrário do que se pensa, o motivo para isso não é a presença de álcool. Esta bebida é rica em vários minerais essenciais, como o potássio. Isto poderá ajudar a libertar a ansiedade reprimida e permitir uma sensação de bem-estar.

3. Fonte de hidratação

cerveja em dias de calor

A hidratação é fundamental para o correto funcionamento do organismo por ser indispensável na reposição da água que naturalmente vamos perdendo e em inúmeros processos biológicos, como a eliminação de toxinas ou o transporte de vitaminas e minerais.

A cerveja é composta por cerca de 90% de água, para além de ser rica em vitaminas e minerais, como o sódio, que perdemos naturalmente durante a transpiração. Assim, esta bebida pode funcionar como um repositor hídrico em qualquer altura do dia.

4. Previne várias doenças crónicas

mulher com boa disposicao

Um dos benefícios da cerveja sem álcool é o seu considerável teor em vitaminas do complexo B e em antioxidantes, naturalmente presentes na bebida. Estes compostos irão ter um impacto positivo ao nível de várias funções celulares, prevenindo várias patologias crónicas como doenças cardiovasculares ou doenças relacionadas com funções neurológicas.

5. Aliada durante a gravidez

gravida com cerveja

Como é sabido, durante a gravidez e lactação não se aconselha que as mulheres consumam bebidas alcoólicas, como é o caso da cerveja convencional. No entanto, a escolha da cerveja sem álcool poderá ser uma excelente opção, pois não irá interferir no processo de gestação.

Para além disso, a cerveja é rica em ácido fólico, muito importante durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, por ter grande influência no desenvolvimento do sistema nervoso do bebé.

Em suma…


Se lhe apetece uma cerveja, já sabe… Agora que conhece os benefícios da cerveja sem álcool é mais fácil escolher. No entanto, é importante frisar que se tem algum problema de saúde específico ou sente algum tipo de desconforto com esta bebida, deve questionar o seu médico acerca do seu consumo.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.