Bebidas alternativas ao leite: que opções?

Conhece as diferentes bebidas alternativas ao leite que existem no mercado? Leia o nosso artigo e fique a conhecer melhor cada uma delas.

Bebidas alternativas ao leite: que opções?
Atualmente, ser intolerante ou alérgico ao leite já não tem que ser uma preocupação.

A intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca são problemas que condicionam a ingestão de leite de vaca por parte das pessoas que delas sofrem. E uma vez que a prevalência destas condições é cada vez maior, a indústria alimentar tem apostado no desenvolvimento de bebidas alternativas ao leite.

Antes de conhecermos melhor essas bebidas alternativas ao leite, importa clarificar em que consiste a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite e explicar a diferença entre elas.

Intolerância à lactose vs Alergia à Proteína do Leite


A intolerância à lactose define-se como a incapacidade total ou parcial para digerir a lactose, o açúcar presente no leite, devido à produção insuficiente da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.

Já a alergia à proteína do leite de vaca define-se como uma reação mediada pelo sistema imunitário às proteínas do leite e ocorre predominantemente nos primeiros 3 anos de vida.

As proteínas mais frequentemente implicadas nesta reação são a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina.

As reações alérgicas podem ser de dois tipos: IgE (imunoglobulina / anticorpo E) mediadas e não-IgE mediadas, podendo este facto correlacionar-se com as manifestações clínicas.

Além do leite, os intolerantes à lactose e as pessoas alérgicas à proteína do leite, podem também não conseguir tolerar os derivados, nomeadamente o queijo, iogurte e manteiga. Daí a importância das bebidas alternativas ao leite, que abordaremos de seguida.

Bebidas alternativas ao leite: que opções?


Devido ao número crescente de pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas ao leite, existe, atualmente, uma panóplia de produtos substitutos do leite.

De seguida, indicamos-lhe algumas opções.

1. Bebida de Soja

bebida de soja

É o substituto do leite mais comum e o que mais se aproxima da sua composição nutricional, embora, de uma forma geral, as bebidas de soja possuam muito mais hidratos de carbono (sob a forma de açúcar na maioria dos casos) e menos proteína do que o leite.

Além de conter menos proteína, a proteína da soja e de todas as bebidas vegetais é o facto de não ser uma proteína completa, ou seja, de não possuir todos os aminoácidos essenciais, ao contrário da proteína do leite, que é de elevado valor biológico.

Esta bebida é produzida à base dos grãos de soja, que são demolhados e posteriormente moídos. A massa que resulta desse processo é depois filtrada, sendo o líquido filtrado a bebida de soja.

A bebida de soja apresenta uma grande vantagem o facto de não ter lactose e possuir baixo teor de gordura.

Relativamente ao teor de açúcar, já existem no mercado alternativas com teor de açúcar reduzido, que serão as melhores opções.

Além da bebida de soja natural / original, existem ainda outras versões:

  • Bebida de soja light: com redução do teor de açúcar adicionado; Existe a versão original e com chocolate;
  • Bebida de soja com chocolate: tem adição de cacau em pó, sendo aquela que possui um maior teor de açúcar;
  • Bebida de soja com sabor a baunilha: tem adição de aroma a baunilha e de açúcar.

Conheça aqui a gama de bebidas de soja da marca Shoyce.

2. Bebida de Aveia

bebida de aveia

A bebida de aveia é obtida através da demolha da aveia, seguida de trituração com água e, por fim, de um processo de filtragem.

É muito utilizada como bebida substituta do leite, mas também como ingrediente num prato principal, sendo uma opção equilibrada em termos nutricionais (valor energético e teor de gordura significativamente menores que o leite de vaca). No entanto, o teor proteico é residual.

À semelhança da bebida de soja é, também, isenta em lactose. Evite, no entanto, comprar bebidas de aveia com sabores, pois essa já contém açúcar de adição.

Conheça aqui a bebida de aveia da marca Shoyce.

3. Bebida de Arroz

bebida de arroz

A bebida de arroz, quando na sua versão original, apresenta uma constituição simples a nível de macronutrientes (quase exclusivamente hidratos de carbono) e um baixo teor de vitaminas e minerais quando comparados com o leite de vaca.

Por essa razão, a maioria das bebidas de arroz que se encontram no mercado são enriquecidas com vitaminas e minerais, de modo a aproximar a sua composição nutricional da do leite.

Por ser de fácil digestão, é ideal para quem sofre de problemas gástricos e para ajudar na redução do colesterol.

Esta bebida pode também ser feita em casa, bastando, para isso, cozer o arroz, de seguida, tritura-lo com água e, por fim, coar o liquido final.

Conheça aqui a bebida de arroz da marca Shoyce.

4. Bebida de Amêndoa

bebida de amendoa

Obtida através da trituração e posterior coagem da amêndoa, a bebida de amêndoa é também uma das bebidas alternativas ao leite também disponível nos supermercados.

À semelhança das restantes, possui baixo valor energético e de gordura, principalmente saturada, mas também baixo conteúdo proteico. O teor em fibra também fica muito reduzido devido ao processo de coagem.

Também neste caso, procure as versões sem adição de açúcar.

Conheça aqui a bebida de amêndoa da marca Shoyce.

5. Bebida de Coco

bebida de coco

Obtida a partir da polpa do coco, a bebida de coco é aquela que, por norma, possui o valor energético e lipídico mais elevados.

É também pobre em proteína e isento em lactose, sendo uma versão mais cara que as restantes bebidas vegetais.

É uma bebida muito versátil, sendo utilizada como substituto do leite, mas também para fazer batidos, sobremesas, smothies, entre outros.

Conheça aqui a bebida de coco da marca Shoyce.

Em suma, e como se pode constatar, a oferta e variedade de bebidas alternativas ao leite de vaca original é, hoje em dia, muito grande, permitindo aos intolerantes e alérgicos ao leite usufruírem de opções saudáveis (embora não sejam verdadeiramente equivalentes ao leite) no seu dia-a-dia.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.