Bebidas alcoólicas com mais calorias: fique a conhecer quais são

Nesta lista das bebidas alcoólicas com mais calorias vai ficar surpreendido com alguns valores. Por exemplo, uma sidra tem mais calorias que uma cerveja!

Bebidas alcoólicas com mais calorias: fique a conhecer quais são
Vai ficar surpreendido/a!

Sabe quais são as bebidas alcoólicas com mais calorias?

Ainda estamos no verão, uma época que exige maior ingestão de líquidos. Mas a verdade é que nem sempre a escolha recai sobre um copo de água fresquinha ou um sumo de fruta natural.

Com o sol e o calor, chegam também as bebidas frescas e os cocktails, que são das principais atrações dos famosos sunsets na praia, juntamente com uma boa música e uma ainda melhor companhia.

Este artigo é dedicado a bebidas alcoólicas e vamos dizer aquilo que é necessário para saber quais são aquelas que nos fornecem mais calorias.

O álcool tem calorias?


bebidas alcoolicas com mais calorias

A resposta é sim. O álcool, tal como as proteínas, hidratos de carbono e gorduras, também fornece calorias.

Por cada grama de proteína ou hidratos de carbono ingerido, recebemos 4 calorias. Por cada grama de gordura ingerida, recebemos 9 calorias. Já no caso do álcool, o valor por cada grama é 7 calorias. Isso mesmo, 7 calorias!

Uma vez que as calorias das bebidas alcoólicas se medem pela quantidade de álcool presente na bebida, isso significa que as bebidas são mais calóricas quanto mais álcool possuírem.

  • O vinho e a cerveja são os que possuem menos calorias.
  • As bebidas destiladas possuem um teor calórico muito elevado.
  • Os cocktails, por conterem várias bebidas alcoólicas e ainda refrigerantes, também possuem um valor calórico elevado.

 

Como calcular as calorias nas bebidas alcoólicas?


Para controlar a dieta, é interessante que se saiba calcular o conteúdo calórico das bebidas alcoólicas. A quantidade de gramas de álcool que a bebida contém é a primeira coisa que precisa saber antes de a consumir.

Uma bebida com um teor alcoólico de “10% vol.” contém 10 ml de álcool puro em 100 ml de água. Como 1 grau alcoométrico (1% vol.) corresponde a 8 g de álcool por litro, um vinho com 12% vol. contém 96 gramas de álcool por litro, ou seja, 9,6 gramas de álcool por 100 ml.

Em média, um copo de vinho com cerca de 100 ml e 12% vol. fornece cerca de 76 kcal. Este varia consoante o teor de açúcares.

Nas restantes bebidas alcoólicas a quantidade de calorias também aumenta consoante outros ingredientes adicionados.

As bebidas alcoólicas com mais calorias: da mais para a menos calórica


1. Caipirinha

caipirinha

A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Em Portugal, é bastante consumida e existem várias derivações da original.

A sua quantidade de calorias, 260 calorias em média, deriva da cachaça e do açúcar presente.

2. Margarita

Margarita

A margarita é um cocktail feito com tequila, sal, sumo de limão e licor de laranja. A margarita clássica é uma bebida muito apreciada e que é rápida de preparar.

Possui um teor alcoólico que oscila entre os 15% e os 17%, e relativamente a calorias, pode atingir as 208 calorias por dose.

3. Sidra

Sidra

A sidra é uma bebida alcoólica preparada com sumo fermentado de maçã. O seu teor alcoólico (4,5%) é idêntico à cerveja, no entanto, tem mais açúcar adicionado.

Uma garrafa de 330 ml de sidra pode conter 198 calorias.

4. Gin tónico

Gin tonico

O gin tónico resulta da mistura de gin com água tónica (que não passa de um refrigerante com açúcar) que pode atingir um teor alcoólico de 40%.

Cada gin tónico pode fornecer cerca de 184 calorias.

5. Sangria

Sangria

A sangria é uma bebida muito consumida e apreciada em Portugal, seja ela sangria de vinho tinto, branco ou espumante. Mas também é daquelas bebidas que aumenta a ingestão calórica diária.

Um copo de sangria com 200 ml tem, em média, 150 calorias.

6. Vinho branco meio-seco

Vinho branco meio-seco

O vinho branco meio-seco possui uma boa quantidade de açúcar, que se traduz em 142 calorias num copo de 200 ml.

7. Vinho tinto, branco e rosé seco

vinho rose

Um copo de vinho seco contém um número considerável de calorias. O seu volume alcoólico, normalmente, tem um valor muito próximo de 12%, e é fornecedor de aproximadamente 140 calorias por cada 200 ml de bebida.

8. Cerveja

Cerveja

Com um teor alcoólico de 5,2%, uma garrafa de cerveja de 330 ml de capacidade contém 106 calorias, quantidade que diminui para 64 calorias caso se consuma a conhecida “mini”.

9. Espumante

espumante

Com o mesmo teor alcoólico que o vinho, um espumante bruto contribui com mais de 100 calorias, mais concretamente 105 calorias por flute de 150 ml.

10. Vinho do porto

Vinho do porto

O vinho do porto aparece nos últimos lugares da lista uma vez que a sua ingestão não se faz em grandes quantidades. Mas não significa que tenha poucas calorias.

Por cada cálice de vinho do porto de 50 ml, obtém-se aproximadamente 74 calorias. É importante que não se beba mais do que essa quantidade, caso contrário o número de calorias aumenta bastante.

Veja também: