Publicidade:

Tudo sobre o desenvolvimento do bebé aos 4 meses

O bebé aos 4 meses é cada vez mais ativo e interativo com as pessoas e o mundo que o rodeia. Nesta altura, já consegue puxar facilmente o cabelo dos que se aproximam.

 
Tudo sobre o desenvolvimento do bebé aos 4 meses
Nesta fase, todos os momentos são de brincadeira para o bebé.

O bebé aos 4 meses de vida balbucia, sorri e começa a demonstrar cada vez mais interesse em pessoas do que objetos. Nesta altura, começa a descobrir as próprias mãos e, quando colocado de barriga para baixo já pode conseguir levantar a cabeça e os ombros. Também pode começar a preferir algum tipo de brinquedos e ri-se e grita quando é estimulado.

Para o bebé que está a passar por esta fase, todos os momentos são de brincadeira, como tomar banho, mamar ou passear, por exemplo. Por volta dos 4 meses, a cor dos olhos do bebé por está perto de atingir a sua coloração definitiva e, provavelmente, o seu olhar é menos estrábico.

Sono do bebé aos 4 meses


bebe aos 4 meses a dormir

Com o passar do tempo o sono dos bebés vai ficando cada vez mais regular. Por volta dos 4 meses, o bebé já consegue dormir mais tempo sem interrupção, podendo chegar às 9 horas de sono seguidas.

Contudo, cada bebé tem o seu padrão de sono, e há os que dormem muito e os que dormem pouco. Para além disso, há os que preferem dormir sozinhos e os que preferem dormir acompanhados pelos pais.

O bebé com 4 meses dorme, em média, 9 a 12 horas por noite, mais duas sestas diurnas de 2 a 3 horas cada.

Desenvolvimento do bebé aos 4 meses


bebe a sorrir para a mae

O desenvolvimento do bebé deve ser sempre avaliado pelo pediatra. Em média, nesta idade é são esperadas as seguintes metas:

  • Reconhece a mãe;
  • Sorri para a mãe;
  • Se um adulto se aproximar do rosto dele, o bebé puxa-lhe os cabelos;
  • Ri;
  • Garganteia;
  • Presta atenção às vozes;
  • Distrai-se sozinho;
  • Começa a realizar ações orientadas para objetos e factos externos ao seu próprio corpo;
  • Domina totalmente o equilíbrio da cabeça;
  • O bebé brinca com os dedos;
  • Consegue segurar objetos pequenos;
  • Segura objetos com ambas as mãos, abrindo e fechando a mão;
  • Consegue virar a cabeça em todas as direções;
  • Quando deitado de barriga para baixo, levanta a cabeça e ombros, apoiado nos antebraços;
  • Quando de barriga para cima gosta de observar os seus pés e as suas mãos;
  • Quando deitado pontapeia o ar. Isto funciona como preparação para a marcha;
  • Consegue ficar sentado durante alguns segundos, com apoio;
  • Segue com o olhar, objetos que se movem lentamente.

Aos 4 meses os bebés adoram estar ao colo e qualquer momento é de brincadeira. Para além disto, gostam de andar sem roupa, passear, agitar um roca e fazer barulho. A tendência é que, nesta fase, o bebé seja mais calmo quando está com a mãe e mais brincalhão e agitado quando está com o pai. Também já consegue emitir vários sons diferentes balbuciando e dando gritinhos e sons semelhantes a gargarejos.

É importante estar atento à resposta do bebé aos estímulos pois, por volta desta idade, é possivel detetar alguns problemas como problemas de audição, por exemplo.

Alimentação do bebé aos 4 meses


bebe a alimentar se

Idealmente, a alimentação do bebé aos 4 meses deve ser exclusivamente leite materno, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. No caso do aleitamento materno não ser possível, existem diferentes tipos de leite adaptado como alternativa.

Por volta desta idade, os pediatras muitas vezes recomendam a introdução da fruta crua ou cozida ou papas sem glúten. O intestino do bebé já apresenta alguma maturidade e já lhe podem ser introduzidos novos paladares. A introdução de novos alimentos deve ser feita sempre segundo indicação do pediatra.

Estas metas fazem parte de um padrão de desenvolvimento. No entanto, todos os bebés são diferentes e nenhum se desenvolve da mesma forma que outro. O médico pediatra é o único que sabe avaliar se o desenvolvimento do bebé está de acordo com o que é esperado para si.

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês anterior:

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês seguinte:

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].