Bacalhau à Gomes de Sá: a receita tradicional

Conheça a receita de José Luís Gomes de Sá Junior, o criador do Bacalhau à Gomes de Sá e delicie-se com a origem deste tão famoso prato.

Bacalhau à Gomes de Sá: a receita tradicional
O sabor do Porto à mesa.

O Bacalhau à Gomes de Sá é um prato criado por José Luís Gomes de Sá Junior, um negociante de bacalhau que nasceu e viveu no Porto e lá sediou seu negócio, na Ribeira. Depois de criar a receita do prato à base de bacalhau e batatas, Gomes de Sá vendeu a receita ao amigo João, cozinheiro do Restaurante Lisbonense, na cidade do Porto.

A preparação é simples e o sabor é único, reconhecido em qualquer sítio como típico das terras portuguesas. Neste artigo selecionamos para si uma receita da forma como foi concebida pelo criador: lascas de bacalhau amaciadas em leite e cozinhado com cebola, alho e azeite, com ovos, azeitonas e salsa a acompanhar.

Receita tradicional de Bacalhau à Gomes de Sá


bacalhau a gomes de sa

Alguns ingredientes foram adaptando-se com o passar do tempo e há quem agregue outras especiarias. Esta é a versão que traz os ingredientes originais, baseada no livro “Volúpia, a Nona arte da gastronomia”.

– Ingredientes –

  • 1 kg de bacalhau demolhado
  • 1 kg de batatas grandes
  • 3 ovos cozidos
  • 4 cebolas
  • 2 dentes alho
  • 2 dl azeite extra-virgem
  • 1 ramo salsa
  • Sal q.b.
  • Pimenta branca q.b.
  • Azeitonas pretas q.b.

– Modo de preparação –

  1. Coloque o bacalhau demolhado numa caçarola, cubra com água a ferver e tape com uma toalha grossa, e deixe sem ferver durante 20 minutos. Escorra, limpe as peles e espinhas e separe em lascas.
  2. De seguida, transfira para outro recipiente fundo e cubra com leite quente e a folha de louro e deixe repousar cerca de 1 hora.
  3. Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água, mais ou menos durante 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer demais para que fiquem firmes. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em rodelas.
  4. Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas.
  5. Ligue o forno a 200 graus.
  6. Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo).
  7. Rectifique o sal e tempere com pimenta.
  8. Coloque num tabuleiro (de preferência que seja de barro) e leve ao forno durante 10-15 minutos, a alourar. Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva bem quente a acompanhar com vinho verde ou vinho Douro tinto.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas da página Da cozinha.

Veja também: