6 Truques para aumentar o tempo de vida do abacate

Quer saber como pode aumentar o tempo de vida do abacate? Veja estas 6 dicas e conheça melhor este fruto delicioso, repleto de vantagens para a saúde.

6 Truques para aumentar o tempo de vida do abacate
Saiba como manter o abacate em bom estado por mais tempo

O abacate é um dos alimentos mais procurados nos dias de hoje, provavelmente por todos os benefícios que pode oferecer ao nosso organismo. No entanto, nem sempre é fácil manter o abacate nas melhores condições para consumo. Mesmo que o compremos verde, passado pouco tempo facilmente fica demasiado maduro, e comprar o fruto quase todos os dias no ponto também não é uma alternativa prática e viável. Nesse sentido, conheça 6 truques para aumentar o tempo de vida do abacate e tenha sempre disponível abacate nas melhores condições.

Mas antes, não deixe de conhecer melhor este fruto e toda a sua composição nutricional e alguns dos benefícios associados ao seu consumo.

Composição nutricional do abacate


aumentar o tempo de vida do abacate abacate em metades

Para além das vantagens nutricionais que o abacate pode trazer à saúde, compreender um pouco melhor a composição nutricional deste fruto também ajuda a compreender o facto de ser um fruto cuja qualidade poderá durar por tempo bastante variável.

De textura suave e macia, 100g de abacate oferecem:

Valor energético 108 kcal
Água 82,4 g
Proteína 1,1 g
Hidratos de carbono 2,3 g
    dos quais açúcares 2,3 g
Lípidos 10,5 g
    saturados 2,2 g
    monoinsaturados 6,5 g
    polinsaturados 1,2 g
Colesterol 0 mg
Fibra 3,0 g

O consumo deste fruto não só ajuda a reduzir os níveis de colesterol, como de triglicerídeos, sendo por isso um bom protetor da saúde cardiovascular, devido ao seu elevado teor em gorduras monoinsaturadas.

Para além disso, por ser rico em vitaminas, como A, B6, C e E, e minerais, como potássio e magnésio, o consumo do abacate está ainda associado à manutenção da saúde do sistema imunitário, ao desenvolvimento ósseo, ao efeito antioxidante e ao controlo da pressão arterial.

Como aumentar o tempo de vida do abacate?


1. Congelar

aumentar o tempo de vida do abacate congelar abacate

Congelar o abacate é a alternativa mais eficaz se quer aumentar o tempo de vida do abacate. O processo de congelação irá permitir que se mantenham as características nutricionais e organoléticas do fruto, para além de que o poderá congelar já preparado (partido em cubos ou tiras, por exemplo), na forma como o pretende consumir quando descongelar. Apenas tenha em consideração que o abacate deverá ser congelado em sacos próprios para o efeito, sem ar no interior, para evitar possíveis processos de oxidação do alimento.

O único inconveniente associado à congelação poderá ser, tal como acontece com as restantes frutas, que a textura do abacate poderá alterar-se ligeiramente quando descongelado, pelo que se essa questão o incomodar, aproveite para utilizá-lo em batidos, smoothie bowls ou guacamole, por exemplo. Mas lembre-se que esta alternativa prática irá permitir-lhe ganhar algum tempo para poder dar asas à sua criatividade.

2. Colocar gotas de limão

aumentar o tempo de vida do abacate limao e abacate

Apesar de não ser tão eficaz como a congelação, colocar algumas gotas de limão no abacate preparado poderá ajudar a prevenir o processo de oxidação.

Quem nunca levou abacate para o lanche e, no momento de o comer, a sua cor já estava alterada? As gotas de sumo limão são as melhores aliadas para este problema, pois o ácido cítrico presente neste fruto reduz drasticamente o processo de oxidação.

Para melhorar o seu efeito, pincele o sumo de limão diretamente no abacate, de modo a que o sumo entre em contacto com toda a superfície do abacate descascado. No caso de não ter à sua disposição limão, também poderá recorrer a outros alimentos que contenham o composto ácido, tal como a lima, a laranja ou o vinagre. Porém, estas alternativas poderão deixar algum sabor no abacate.

3. Retirar o caroço apenas no momento do consumo

aumentar o tempo de vida do abacate caroco do abacate

Retirar o caroço apenas quando for consumir o abacate também poderá ser uma grande ajuda para aumentar o tempo de vida do abacate. Isto porque, toda a zona que está em contacto com o caroço (que é de grandes dimensões) não irá oxidar.

No entanto, esta alternativa por si só não é suficiente, já que a restante área ficará em contacto com o ar.

4. Escolher a melhor forma de conservação do abacate inteiro

aumentar o tempo de vida do abacate abacate numa tigela

A forma como conservamos o abacate inteiro e por descascar também poderá determinar o tempo de vido deste fruto. Quando comprado (idealmente ainda verde), o abacate deverá ser colocado num recipiente, como uma fruteira, ao ar e separadamente das outras frutas.

Manter o abacate em sacos ou junto das restantes frutas irá acelerar o processo de amadurecimento. Para além disso, se os dias forem passando e quiser retardar um pouco mais o amadurecimento, ou no caso de ter o fruto em grandes quantidades, poderá colocá-lo uns dias no frigorífico.

5. Embrulhar em película

aumentar o tempo de vida do abacate abacate em pelicula aderente

Se embrulhar o fruto em película de forma bem selada para que não exista contacto com o ar, também poderá aumentar o tempo de vida do abacate.

O ideal será colocá-lo no frigorífico após o revestimento com a película, no sentido de manter a frescura do abacate por mais tempo. Em alternativa, poderá colocar o abacate num saco plástico próprio para conservação de alimentos.

Apesar de não ser tão eficaz por existir algum contacto com o ar, também irá ter resultados.

6. Transformar em puré

aumentar o tempo de vida do abacate pure abacate

Se nota que tem abacates em casa que estão a ficar maduros e não sabe se os irá conseguir consumir antes que deixem de ficar em condições aceitáveis, então o ideal será transformar esses frutos maduros em puré ou guacamole.

Para isso, triture os abacates, junte-lhes umas gotas de limão, e armazene o puré num recipiente hermético. Assim, irá conseguir manter o abacate em condições aceitáveis por mais uns dias.

Nestas situações, procure inovar e incluir o puré de abacate nos seus pequenos-almoços ou lanches de formas variadas, conjugando-o com diversos alimentos, como frutos oleaginosos, iogurte ou para barrar em bolachas, por exemplo.

Em suma…


Aumentar o tempo de vida do abacate não é tarefa impossível. Agora que já conhece vários truques para o fazer, poderá continuar a consumir este fruto tão interessante a nível nutricional nas melhores condições.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].