Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
06 Jun, 2023 - 08:00

Atraso no desenvolvimento da fala: 11 sinais de alerta

Psicóloga Ana Graça

Sabe quando é que se deve preocupar com o atraso no desenvolvimento da fala? Veja 11 sinais importantes de alerta!.

Está com dúvidas sobre se o seu filho ou filha pode estar com algumas dificuldades de comunicação, não normais na sua faixa etária? Então vai gostar de saber que existem alguns sinais que podem alertar os pais, educadores e familiares mais próximos sobre a possibilidade de haver um quadro de atraso no desenvolvimento da fala.

A linguagem é a nossa principal forma de comunicação. É através dela que expressamos as nossas necessidades, desejos e sentimentos, que nos relacionamos com os outros, que desenvolvemos e que temos acesso à informação e ao conhecimento.

A maioria das crianças adquire e desenvolve as competências linguísticas sem grande esforço. No entanto, há crianças que apresentam dificuldades na compreensão, expressão e uso da linguagem.

Vamos, então, tentar compreender melhor as situações de atraso no desenvolvimento da fala.

O desenvolvimento da linguagem

A linguagem pode ser definida como um sistema ajustado de símbolos arbitrários que são combinados de modo sistemático e orientado para armazenar e trocar informações.

A linguagem chega ao nosso cérebro através dos sistemas visual e auditivo, enquanto o sistema motor produz o discurso falado e escrito.

Apesar de o hemisfério esquerdo ser usualmente dominante para a linguagem, o hemisfério direito é importante para a compreensão da linguagem.

A linguagem verbal oral adquire-se natural e espontaneamente e manifesta-se pela aquisição de uma língua. Naturalmente, para que tal aconteça, a criança tem de estar exposta a essa língua.

O desenvolvimento da linguagem inicia-se no contexto restrito da família e, com a entrada na escola, há a participação em novos e mais estimulantes ambientes sociais e linguísticos, tendo lugar um enriquecimento linguístico.

As aquisições e os marcos de desenvolvimento ocorrem aproximadamente na mesma idade em todas as crianças e, já antes de começar a falar, a criança utiliza o olhar, as expressões faciais, o choro e o gesto para comunicar com os outros.

No entanto, nem sempre estas aquisições ocorrem de acordo com o esperado e, por vezes, surgem situações de atraso no desenvolvimento da fala.

Marcos do desenvolvimento da linguagem

Existem importantes marcos do desenvolvimento da linguagem que importa conhecer:

  • Nacimento – reflexo de orientação e localização da fonte sonora. Preferência pela voz materna. Choro e som vegetativo;
  • 1-2 semanas – distinção entre voz e outros sons;
  • 1-2 meses – discriminação na base do fonema. Sorriso social. Choro com intenção comunicativa;
  • 2 meses – discriminação entre vozes que expressam ternura ou zanga (até aos 4 meses); palreio e risos; começa o domínio da regra básica da conversação;
  • 3 – 9 meses – palreio e lalação; identificação de padrões de entoação e ritmo (5-6 meses);
  • 9 – 13 meses compreensão das sequências fonológicas em contexto (por exemplo, quando perguntamos “Onde está o pai?” ou “Onde está a mãe?” a criança vira-se na direção correta ou dá os braços);
  • 12 meses – diz as primeiras palavras: entende muitas palavras familiares e ordens simples associadas aos gestos;
  • 18 meses – conhece algumas partes do corpo; acha objetos a pedido; realiza brincadeira simbólica com miniaturas; poderá produzir 30 a 40 palavras; começa a combinar duas palavras;
  • 24 meses – segue instruções envolvendo dois conceitos verbais; possui um vocabulário de cerca de 150 palavras; combina duas ou três palavras;
  • 30 meses – entende os primeiros verbos; entende instruções envolvendo até 3 conceitos; usa habitualmente a linguagem telegráfica;
  • 36 meses – conhece diversas cores; reconhece plurais, pronomes que diferenciam os sexos e adjetivos; inicia o uso de artigos, plurais, preposições e verbos auxiliares;
  • 48 meses – começa a aprender conceitos abstratos (duro, mole); entende “se”, “porque”, “quanto”; compreende 1500 a 2000 palavras; formula frases corretas, faz perguntas, usa a negação, fala de acontecimentos no passado e antecipa eventos no futuro.

Perturbações da linguagem na infância

As habilidades básicas da linguagem desenvolvem-se de forma rápida e sequencial e, aos 6 anos de idade a maioria das crianças são hábeis no uso da mesma, no entanto, nem sempre o desenvolvimento da linguagem ocorre com sucesso.

As principais alterações da linguagem podem ser divididas em dois grandes grupos. Veja de seguida.

  1. O atraso de desenvolvimento da linguagem (situações em que a aquisição das habilidades linguísticas se faz de forma típica, seguindo a sequência desenvolvimental esperada, embora mais tarde do que a idade habitual para cada etapa de desenvolvimento).
  2. A perturbação específica do desenvolvimento da linguagem (o desenvolvimento da linguagem processa-se de modo atípico, revelando um desenvolvimento irregular nos diversos componentes linguísticos, sem qualquer perda da linguagem já adquirida, nem lesões cerebrais observáveis).

Estas alterações limitam a capacidade da criança para comunicar e estão muitas vezes na origem de perturbações do comportamento, isolamento social e insucesso escolar.

Atraso no desenvolvimento da linguagem

O atraso de desenvolvimento da linguagem engloba os atrasos na aquisição e /ou desenvolvimento da linguagem, sem que existam sintomas de défices intelectuais, sensoriais ou motores.

As crianças que apresentam esta problemática não adquirem nem desenvolvem a linguagem nas etapas consideradas normais. Este atraso pode ser ligeiro, moderado ou grave e ter como causa fatores sócio-ambientais (casos de abandono, maus tratos, falta de estimulação), ou fatores orgânicos (cegueira, surdez e défices intelectuais).

Atraso no desenvolvimento da fala: 11 sinais de alerta

São várias as caraterísticas que se podem assinalar nas crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem:

  1. aparecimento das primeiras palavras depois dos 2 anos de idade;
  2. a associação de palavras não aparece até por volta dos 3 anos de idade;
  3. vocabulário ainda reduzido aos 4 anos;
  4. desinteresse em comunicar: pouca iniciativa na comunicação, com dificuldades em iniciar e manter uma conversa;
  5. compreensão da linguagem superior à expressão;
  6. importante desenvolvimento do gesto como meio de comunicação;
  7. não palrar por volta dos 3-4 meses e não apontar aos 12 meses;
  8. não contar uma história aos 3 anos;
  9. apenas utilizar a 3ª pessoa, o presente e formas impessoais até aos 5 anos;
  10. omissão de sílabas em palavras compridas, bem como usar maioritariamente frases simples e curtas, conhecendo apenas objetos familiares;
  11. presença de alterações emocionais.

A presença destes sinais pode sugerir a presença de atraso no desenvolvimento da fala e pode justificar uma intervenção multidisciplinar adaptada à criança.

Veja também

Artigos Relacionados