As melhores atividades para as crianças no Natal

O Natal está à porta. E conforme o dia se aproxima as crianças ficam cada vez mais ansiosas. Existem várias atividades para as crianças no Natal que irão fazer as delícias de toda a família.

As melhores atividades para as crianças no Natal
Com o Natal a chegar, há que manter as crianças entretidas.

O Natal está a chegar e com ele todo o espírito natalício. Nesta quadra especial os mais novos começam a contagem decrescente para abrir os presentes desde o momento que chega o frio.

Existem várias atividades para as crianças no Natal que irão fazer as delícias de miúdos e graúdos. Ficam aqui algumas dicas de como entreter os mais novos enquanto aguardam por esse dia mágico.

Atividades para as crianças no Natal


1. Decorar a Árvore de Natal

atividades para as criancas no natal e decorar a arvore de natal

Em vez desta atividade ser individual, junte os mais novos e transforme a decoração da árvore de Natal num momento especial para todos. Não só os ajudará a estarem entretidos como eles a(o) ajudarão a decorar a árvore e normalmente com dicas muito criativas.

2. Desenhos Natalícios para todos

menina a fazer desenhos natalicios

Aliado à atividade anterior, poderá tornar a decoração da árvore de Natal ainda mais original ao pedir aos mais pequenos para fazer e colorir desenhos alusivos à época.

Estando os desenhos feitos e pintados será apenas necessária uma pequena ajuda sua para fazer um furo na ponta dos desenhos e colocar um fio, para que possa pendurar os mesmos na árvore.

3. Natal também no exterior

arvore de natal de exterior

Vive numa casa com jardim ou espaço exterior? Não limite a decoração natalícia ao interior de sua casa! Leve a pequenada lá para fora e enfeite com eles tudo o que for possível: árvores, arbustos, escadas, vedações, varandas e entradas. Não só estará a tornar a casa mais natalícia como alimentará o espírito natalício dos mais novos.

4. Doces da época

bolachas de natal

Esta é uma prática habitual e algo em que a maioria das crianças se sente feliz em participar: ajudar os pais e familiares a preparar os doces de natal. Aproveite algumas tardes e prepare com elas deliciosas receitas de natal.

Poderá fazer os bolos e doces típicos desta quadra mas também bolachas com as mais variadas formas e cores: desde pais Natal, bonecos de neve, árvores de Natal e mesmo as típicas meias natalícias.

Peça ajuda aos mais novos e eles irão contribuir com ideias geniais.

5. Ateliers de Natal

bebe com coroa de natal

Apesar de ser uma época em que passamos muito tempo em casa (principalmente por causa do frio), não deixe de inscrever os mais novos em oficinas e ateliers de Natal. Existem das mais variadas atividades e habitualmente são para serem feitas com pais e filhos.

Ainda que não tenha a oportunidade de os inscrever nestas atividades, poderá fazer as mesmas em sua casa. Basta pesquisar e escolher algumas brincadeiras (desenhos, pinturas, trabalhos manuais, etc) e reservar um tempo para os acompanhar  nessa atividade.

6. Presentes originais

prendas personalizada

Umas das atividades para as crianças no Natal é criar presentes e/ou lembranças originais. Chame as crianças e alie uma atividade de atelier a um presente de Natal. Pode também criar presentes com os bolos e doces que esteve a preparar com a pequenada.

7. Promova a solidariedade

promocao da solidariedade

O espírito de Natal não é só presentes e doçaria, é também o espírito de solidariedade e entre-ajuda. Promova este espírito fazendo com que participem em atividades de solidarieadade, como recolha e angariação de alimentos e brinquedos para os mais desfavorecidos.

8. Toalha de Natal

toalha de natal personalizada

Porque não trocar a sua melhor toalha por uma original e decorada pelos mais novos? Permita que os mesmo decorem uma toalha de papel ou plástico das mais variadas formas. Poderão desenhar, pintar, usar autocolantes e até mesmo fazer colagens. Poderão também criar marcadores para os guardanapos e lugares de cada um.

Não se preocupe que os seus convidados ficarão encantados com a ideia e as crianças não irão esquecer esta atividade tão cedo.

9. Teatro de Natal

teatro de natal

Poderá animar a ceia de Natal com um pequeno teatro dos mais novos. Escolha uma peça natalícia ou escreva uma você mesmo. Depois é só distribuir os papeis pelos mais novos e fazerem alguns ensaios. Verá que facilmente conseguirão animar um dos serões mais especiais do ano

As atividades para as crianças no Natal são uma ótima maneira de as fazer sentirem-se envolvidas na época natalícia de forma divertida. Não se esqueça de fotografar e filmar tudo para mais tarde poder recordar! Certamente todos irão adorar!

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.

Cofidis