Conheça 12 apps de mindfulness que potenciam o seu bem-estar

De tanto uso que damos às novas tecnologias, estas apps de mindfulness podem realmente ajudar a tornar-se numa pessoa mais feliz e equilibrada.

Conheça 12 apps de mindfulness que potenciam o seu bem-estar
Como o seu smartphone pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e equilibrado.

É um tema que está na moda e sobre o qual cada vez mais pessoas procuram informação. Falamos de apps de mindfulness, que ajudam a encontrar o equilíbrio numa rotina de vida cada vez mais agitada e exigente.

A prática de mindfulness sugere que a mente deverá estar totalmente atenta a tudo o que rodeia e acontece com cada pessoa. Todavia, a dificuldade em consegui-lo é enorme, porque a mente facilmente pode divagar e ser distraída por milhares de estímulos com que contactamos diariamente.

O que precisa de saber sobre mindfulness


apps de mindfulness mulheres a relaxar no sofa

Se acha que este é um assunto simples e sobre o qual pouco há a saber, então, atente a alguns dados importantes:

  • Todos os seres humanos têm a capacidade de estar presentes e totalmente focados, sem que isso obrigue a mudar quem somos;
  • Não precisa de mudar por completo quem é, apensa encontrar soluções que permitam cultivar os seus melhores traços;
  • O mindfulness é uma forma de vida, muito mais do que uma simples prática, ajudando a trazer mais consciência e cuidado em tudo o que faz e ajudar a reduzir stress desnecessário;
  • O mindfulness desperta a inovação;
  • À medida que lida com a crescente complexidade e incerteza do mundo que o rodeia, a atenção plena trazer respostas eficazes, resilientes e de baixo custo a problemas difíceis.

 

12 apps de mindfullness que deve conhecer


apps de mindfulness meditacao

1. Insight Timer

É uma das aplicações de medicação mais populares do mundo, contendo mais de quatro mil meditações guiadas, com mais de mil professores, separados em categorias como natureza e stress, além de podcasts.

Além disso, também é possível ligar um temporizador para meditar enquanto se ouve sons relaxantes.

Veja tudo sobre a app aqui >>

2. Aura

É um aplicativo simples e bastante intuitivo: todos os dias o utilizador recebe uma notificação nova, personalizada e com a duração de três minutos.

Para tal, é necessário inserir alguns dados pessoais, para que a aplicação faça a avaliação e proponha as meditações mais adequadas mediante o seu estado de espírito, seja porque se sente triste ou mais ansioso ou mais stressado.

Veja tudo sobre a app aqui >>

3. Omvana

A aplicação Omvana é perfeita para as pessoas que praticam a popular “meditação de 6 fases” todas as manhãs, algo que acontece a praticantes intermediários, já com alguma experiência.

Mas se está a iniciar-se neste mundo, não se preocupe, porque pode contar com várias sessões gratuitas e um guia de apoio muito completo e de fácil interpretação.

Veja tudo sobre a app aqui >>

4. Stop, Breathe & Think

O Stop, Breathe & Think distingue-se das outras apps de mindfulness, pelo facto de calmamente tentar familiarizar o utilizador com a aplicação, ensinando a meditar, explicando a parte prática, quais os benefícios e o que esperar quando inicia a primeira sessão.

No total existem 30 sessões gratuitas, muitas das quais aparecem em tamanhos e vozes diferentes, de curta duração e facilmente identificáveis com determinados temas, como “respirar”, “conectar-se com seu corpo” ou “ser gentil”.

Veja tudo sobre a app aqui >>

5. Calm

Basta abrir esta aplicação para se começar a sentir imediatamente mais calmo, pois a app disponibiliza sons de fundo bastante tranquilizantes como o barulho de chuva, o crepitar do lume numa lareira ou o som de grilos.

Mas todo o momento de relaxamento continua com as meditações gratuitas da aplicação, apesar de serem menos sessões, as mesmas podem variar entre 3 a 30 minutos.

Veja tudo sobre a app aqui >>

6. MeditaBK

O MeditaBK disponibiliza conteúdos que permitem exercitar a mente e aumentar o poder da positividade mediante situações e circunstâncias imprevisíveis do dia-a-dia.

A app contém 12 sessões de áudio com narração e música instrumental, com a duração de 5 a 10 minutos e com várias mensagens de texto com mensagens motivadoras.

Veja tudo sobre a app aqui >>

7. Headspace

O Headspace é uma das apps de mindfulness mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, por ser caracterizada como “a app de meditação para a vida moderna”.

Foi criada por um monge budista inglês, Andy Puddicombe, e a aplicação permite realizar sessões guiadas de 10 minutos, todavia, e pelo menos por enquanto, apenas em inglês.

Veja tudo sobre a app aqui >>

8. Medite.se

Esta aplicação é perfeita para quem deseja começar a dar os primeiros passos no mundo da meditação. Foi criada no Brasil e é narrada por um dos terapeutas transpessoais mais famosos do mundo, Tadashi Kadomoto. Por isso, a grande vantagem é precisamente ser totalmente em português e grátis.

Veja tudo sobre a app aqui >>

9. Zen

A Zen sugere uma perspetiva diferente sobre o mundo da meditação, visto que se divide em duas partes: a primeira que se refere a narrações com o objetivo de melhorar vários aspetos da técnica de meditação; e a segunda parte em que há diferentes ficheiros áudio sem narração cujo objetivo é unicamente relaxar o utilizador.

Veja tudo sobre a app aqui >>

10. Breathe2Relax

O Breath2Relax é uma aplicação pensada para auxiliar na gestão do stress e ansiedade do dia-a-dia através de exercícios de respiração e de dicas sobre como e de que forma respirar.

Esta simples tarefa tem consequências muito positivas em situações de stress, ansiedade, emoções negativas, possibilitando assim a melhoria do bem-estar geral de cada indivíduo.

Veja tudo sobre a app aqui >>

11. 5 Minutos

Há algo de muito curioso nesta aplicação: foi desenvolvida por uma Organização Não Governamental chamada Mãos Sem Fronteiras, cujo objetivo é disponibilizar exercícios de meditação diária de 5 minutos.

Veja tudo sobre a app aqui >>

12. Lojong

A aplicação Lojong está disponível em português e literalmente significa “treino da mente” em tibetano.

Após a instalação poderá acompanhar o seu progresso e ter à disposição diversas meditações guiadas, para que cada dia possa ser encarado de forma verdadeiramente relaxada e positiva.

Veja tudo sobre a app aqui >>

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].