Publicidade:

Conheça as 8 melhores apps para controlar a menstruação

Se é mulher, todos os meses passará por isto. Para ajudar, partilhamos 8 apps para controlar a menstruação. Saiba com o que pode contar todos os meses.

 
Conheça as 8 melhores apps para controlar a menstruação
Quando, intensidade e dores: estas apps vão ajudar.

Recorrer a estas apps para controlar a menstruação irá permitir que todas as mulheres se sintam mais confortáveis e descontraídas em relação a este tema.

As aplicações podem indicar quando terá a próxima menstruação, qual a intensidade do fluxo, de que modo irá influenciar o seu estado de espírito, qual será a temperatura normal do corpo, que dores pode esperar, entre outras questões que podem ajudar a ultrapassar os dias difíceis.

A tecnologia ao serviço da mulher


Se a tecnologia evolui, que seja para nos ajudar em questões práticas do dia-a-dia. Neste caso, estas aplicação para controlar a menstruação poderão ser altamente transformadoras. Descubra quais são.

1. Clue

A Clue é uma das aplicações mais usadas e disponibiliza duas opções para mostrar o ciclo: em formato de calendário tradicional como se fosse uma agenda ou em formato de calendário rotacional.

Permite ainda registar dados importantes, que são armazenados e servem de lembrete mensal:

  • Nível de fluxo: leve, médio ou intenso;
  • Emoções: feliz, sensível, triste;
  • Estado da sua pele: boa, oleosa, seca ou com acne;
  • Dores sentidas: cólicas, dor de cabeça, seios sensíveis.

Disponível para Android e iOS >>

2. Flo

A aplicação Flo também permite registar os dias da menstruação num calendário, os sintomas que sente, as dores e até o estado do seu humor.

Possui uma calculadora de aprendizagem automática para prever tanto o período da ovulação como o pico da fertilidade, logo não é uma app apenas para controlar a menstruação.

Por exemplo, se está grávida e quer registar o dia a dia da gestação também o pode fazer com a Flo. E se não estiver grávida e apenas quiser registar dados importantes acerca do seu estilo de vida, como peso, duração diária de sono, consumo de água, calorias, nível de stress e metas pessoais, esta aplicação também o permite.

Disponível apenas para iOS >>

3. Glow

A Glow apresenta um gráfico onde é possível visualizar os picos de fertilidade durante o mês.

À semelhança de exemplos anteriores, poderá registar outros dados como: sintomas físicos, sentido de humor, nível de stress e até atividade sexual.

Mas o que distingue esta aplicação de todas as outras é o facto de poder adicionar amigas, as chamadas “parceiras de ciclo”, que podem fazer publicações num timeline, com a qual pode interagir. É como se fosse uma rede social sobre a menstruação.

Disponível para Android e iOS >>

4. Maia

A app Maia tem praticamente as mesmas funções da aplicação Clue, mas diferente no design, que acaba por ser mais elegante.

Quando insere os primeiros dados da sua menstruação no calendário, saberá diariamente se poderá ter relações sexuais seguras – ou seja, sem probabilidades de engravidar.

Disponível para Android e iOS >>

5. Period Tracker Period Calendar

O Period Tracker também permite registar várias questões relacionadas com o período, como sintomas, dores, peso, temperatura, atividade sexual e humor.

E isso significa que poderá também utilizar emojis, além de simples palavras.

Disponível para Android e iOS >>

6. Pink Pad

A Pink Pad não é apenas uma app para controlar a menstruação. Antes serve como uma aplicação de saúde e lifestyle que também permite ligá-la a outras mulheres em todo o mundo para troca de dicas e informações.

Tem as funções básicas no que ao período diz respeito, também prevê o dia em que terá o seu período, os dias de ovulação, indicadores de humor, sintomas que sente, peso e temperatura.

Disponível para Android >>

7. OvuView

Esta aplicação acompanha e prevê todo o ciclo menstrual: período, ovulação e fertilidade. Para tal são utilizados métodos sintotérmicos sofisticados e que se revelam como fundamentais para:

  • Aumentar as possibilidades de engravidar;
  • Evitar a gravidez;
  • Saber quais as datas de menstruação e ovulação dos próximos meses;
  • Registar sintomas, peso, dores e nível de apetite.

Disponível para apenas para Android >>

8. Womanlog

O Womanlog regista os dias do início e final da menstruação, dando ainda informações sobre os próximos períodos do ciclo.

Além disso, poderá apontar dados importantes como peso, estado de espírito, sintomas e informações sobre a pílula que toma.

Disponível apenas para Android >>

As fases do ciclo menstrual


apps para controlar a menstruacao ciclo menstrual

Com as apps para controlar a menstruação será mais fácil perceber em que fase se encontra, bem como identificar os sinais de cada uma delas.

1. Menstruação

Esta fase envolve a eliminação do revestimento do útero através da vagina e tem a duração entre três a sete dias.

Principais sintomas:

  • Dores pélvicas e abdominais;
  • Fatiga;
  • Mudanças de humor;
  • Inchaço devido à retenção de líquidos;
  • Sangramento vaginal.

2. Fase folicular

Inicia-se no primeiro dia da menstruação e acaba na ovulação e é a fase em que as hormonas de estimulação dos folículos são libertadas, permitindo o crescimento dos folículos, nos ovários.

Principais sintomas:

  • Aumento da libido;
  • Aumento dos níveis de energia.

3. Ovulação

Decorrer a meio do ciclo menstrual, cerca de duas semanas antes da menstruação.

Nesta fase, o óvulo chega às trompas de Falópio para que possa ocorrer a fertilização. É esta a fase ideal para a prática de relações sexuais se deseja engravidar.

Principais sintomas:

  • Aumento da temperatura basal corporal;
  • Corrimento vaginal;
  • Possível sangramento vaginal.

4. Fase lútea

Esta é a última fase do ciclo menstrual da mulher, ocorre depois da ovulação e antes da menstruação e regista-se pelo facto de ser nesta altura que os ovários vão produzir mais progesterona. Trata-se de uma hormona essencial para o fortalecimento das paredes do útero.

Principais sintomas:

  • Alterações de humor;
  • Dificuldades em dormir;
  • Libido instável;
  • Aumento de peso.

 

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].