11 dicas que melhoram (e muito) a aparência da sua pele

Uma boa aparência da pele é algo que eleva a auto-estima e faz bem à saúde. Venha descobrir 13 dicas para pôr em prática e veja resultados em pouco tempo.

 
Powered by: BodyScience
11 dicas que melhoram (e muito) a aparência da sua pele
Ponha estes 11 truques em prática

O estilo de vida, prática de exercício físico, alimentação, cremes de dia e de noite e hidratação diária são alguns dos fatores determinantes para uma aparência da pele mais ou menos saudável.

A pele é o maior órgão do corpo e, apesar de ser muito resistente, também é extremamente sensível. Como tal, deve ter vários cuidados associados para garantir que se mantém saudável e radiante.

8 fatores que influenciam a aparência da pele


A pele está suscetível a alterações graduais resultado do envelhecimento, existindo vários fatores que podem danificar ou agravar as condições da pele. Assim, a pele pode passar um período de maior oleosidade e, com a idade, tornar-se cada vez mais seca.

Alguns dos fatores que contribuem para estas alterações passam por:

  • Flutuações hormonais, principalmente no caso das mulheres que passam por ciclos menstruais e menopausa;
  • Medicação;
  • Patologias;
  • Diferenças de clima;
  • Stress;
  • Produtos cosméticos inadequados;
  • Banhos demorados e com água quente;
  • Dieta inadequada.

11 dicas para uma aparência da pele mais saudável


 1. Faça uma alimentação cuidada e adequada

aparencia da pele alimentacao saudavel

Uma alimentação saudável e variada também interfere com a aparência da pele. De todos os alimentos, destacam-se os hortofrutículas, cujo consumo é fundamental para uma pele saudável por serem ricos em antioxidantes.

Dos alimentos que ajudam a melhorar a aparência da pele destacamos os brócolos, cenouras, frutos secos, azeite, sardinha, atum, salmão, mel, sementes variadas e aveia. Alimentos ricos em minerais como o ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio também são importantes para manter uma pele saudável.

2. Beba muita água

aparencia da pele beber agua

A água é o principal e mais abundante componente do nosso corpo e ajuda a hidratar, oxigenar e a eliminar toxinas.

Assim, uma boa hidratação diária, nunca inferior a 1,5L de água por dia ajuda a trazer uma maior flexibilidade e hidratação para a pele, evitando o aspeto seco e danificado. Além do aspeto mais radioso, com uma correta hidratação é possível atrasar os efeitos do envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas rugas.

3. Durma bem

aparencia da pele mulher a acordar

Dormir as horas de sono recomendadas é muito importante para a reparação da pele. A  falta de sono pode aumentar os níveis da hormona de stress (cortisol) que provoca fadiga e sinais visíveis de cansaço no rosto.

Assim, dormir 8 horas, sem luz e ruídos, torna-se fundamental para uma reparação celular eficaz e, por sua vez, uma pele com aspeto revitalizado.

4. Conheça a sua pele

aparencia da pele examinacao da pele

É importante que visite um dermatologista ou que faça algum diagnóstico de pele, para saber qual o seu tipo de pele e os produtos que melhor combinam consigo.

Será que tem a pele seca ou oleosa? Tem manchas na cara que ainda são reguláveis ou já não? Tem pele ressecada ou avermelhada? Todas estas questões podem e devem ser respondidas após um diagnóstico, para a utilização dos produtos adequados.

5. Massagens no rosto

aparencia da pele massagem no rosto

Se sente que está com o rosto cansado, opte por fazer uma mini massagem, fazendo movimentos circulares por todo o rosto, desde o centro até as laterais, facilitando assim a circulação sanguínea do rosto.

6. Aposte em tratamentos de pele

tratamentos esteticos rosto

Atualmente existem tratamentos de ponta que podem ajudar no rejuvenescer a pele do rosto, aumentando a rejeneração celular, eliminando células mortas e melhorando a firmeza da pele.

Nas Clínicas BodyScience tem acesso a uma equipa de profissionais que o podem aconselhar gratuitamente sobre qual o tipo de tratamento adequado ao seu caso.

Tratamentos como o Microdermobrasão ou anti-aging Bodyskin são algumas das opções que pode encontrar na clínica. Agende a sua consulta da avaliação gratuita!

7. Faça uma limpeza e hidratação da pele

aparencia da pele lavar a cara

Uma regra simples para que a aparência da pele seja a melhor é lavar e hidratar a pele.

Todos os dias, antes de se deitar, deve certificar-se que tem a pele limpa, sem resíduos de maquilhagem ou poluição. Opte por um gel de rosto suave e o mais indicado possível para o seu tipo de pele. De seguida, passe um tónico e o creme hidratante ou de tratamento de noite que lhe tenha sido aconselhado. De manhã, volte a limpar a pele, passar o creme hidratante e acrescentar o protetor solar e, se for o caso, a maquilhagem.

Uma vez por semana deve fazer uma máscara de acordo com o seu tipo de pele e uma esfoliação, que ajuda a clarear a pele e a remover células mortas. Pode ainda usar líquidos calmantes como, por exemplo, a água termal que ajuda a acalmar e hidratar a sua pele.

8. Utilize protetor solar

aparencia da pele protetor solar

O protetor solar é dos melhores amigos da sua pele e deve ser usado em qualquer altura do ano.

Dependendo se passa muito tempo na rua, ao sol, ou se trabalha, por exemplo, num escritório, deve escolher o fator de proteção solar (FPS) mais indicado.

Pode opar por utilizar produtos de maquilhagem já com FPS, como os bb creams, cc creams ou bases. Se não gostar de se maquilhar, pode então utilizar um creme hidratante diário com proteção solar e, assim, estará a proteger a sua pele, evitando manchas e queimaduras.

9. Mude a fronha da almofada

aparencia da pele almofadas da cama

Mude a fronha da almofada a cada 5 dias, no máximo, de forma a evitar mais sujidade em contacto com a sua pele.

10. Lave o cabelo com alguma regularidade

aparencia da pele cabelo lavado

Não deixe que o seu cabelo fique constantemente em contacto com o rosto já que a gordura que se vai acumulando ao longo do dia passa para a pele do rosto, podendo causar ou piorar a acne.

11. Deixe de fumar

aparencia da pele tabaco

Fumar é extremamente prejudicial para a pele do rosto. Além de destruir o colagénio responsável por manter a elasticidade da pele, a nicotina dos cigarros estreita os vasos sanguíneos na camada superior da pele e reduz o aporte de nutrientes.

Assim, para evitar uma pele típica de fumador com aspeto amarelo-acinzentado por circulação deficiente e mais rugas, deixar de fumar ou reduzir signitivamente o número de cigarros por dia é essencial.


Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].