10 Alimentos ricos em vitamina A que conhece tão bem!

Talvez um dos alimentos ricos em vitamina A que lhe ocorra quando se fala seja a cenoura. No entanto, existem muitas outras opções que podem ser incluídas.

10 Alimentos ricos em vitamina A que conhece tão bem!
Conheça os alimentos com um teor de vitamina A interessante.

Antes de pormenorizar e referir dez alimentos ricos em vitamina A, é importante dar a conhecer este micronutriente tão interessante nutricionalmente.

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, dissolve-se apenas em gorduras ou outros solventes orgânicos, pelo que, para serem absorvidas, é necessária a presença de lípidos, de bílis ou de suco pancreático. Esta vitamina tem vários efeitos positivos no organismo a diferentes níveis. Podem distinguir-se algumas funções, como por exemplo:

  • Manutenção da saúde ocular;
  • Reforço do sistema imunitário;
  • Prevenção do envelhecimento celular, devido ao seu potencial antioxidante;
  • Conservação da saúde da pele;
  • Prevenção de doenças respiratórias;
  • Desenvolvimento dos ossos, dentes e cabelo;
  • Participação para o desenvolvimento embrionário.

 

10 alimentos ricos em vitamina A quem tem na sua cozinha


A vitamina A pode ser encontrada em vários alimentos, nomeadamente sob a forma de provitamina A em alimentos animais (retinol) ou vegetais (carotenóide), sendo a provitamina A mais comum nos alimentos e suplementos com betacaroteno.

Conheça uma lista de alimentos ricos em vitamina A e confirme como é fácil encontrar alimentos ricos neste micronutriente na sua alimentação diária.

1. Fígado de vaca

Alimentos ricos em vitamina A e Figado de vaca

O bife de fígado de vaca, consumido geralmente frito ou grelhado, é um dos alimentos com maior teor de vitamina A. Em 100g de fígado, podem encontrar-se 10700 microgramas desta vitamina, quase metade da dose diária recomendada.

2. Batata-doce

batata doce laranja

A batata-doce é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A, sendo a presença desta vitamina, bem como de antocianinas, a responsável pela cor alaranjada ou púrpura do alimento. Pode ser consumida de diversas formas, sendo que, em 100g de batata-doce cozida podem encontrar-se cerca de 4722 microgramas de vitamina A.

3. Cenoura

cenoura com raiz

A cenoura crua é uma excelente forma para incluir a vitamina A na sua alimentação e também a mais conhecida. Por 100g deste produto pode-se contar com 1326 microgramas desta vitamina, sendo a alternativa vegetal mais rica em vitamina A.

4. Abóbora

metade de abobora

A abóbora é mais um dos alimentos ricos em vitamina A. Em 100g de abóbora pode ingerir cerca de 1144 microgramas desta vitamina, um alimento com diversos benefícios e que pode ser consumido quase diariamente sob diversas formas, como em sopas, em salteados de legumes ou em estufados.

5. Couve branca

couve branca

A couve branca, ou repolho, é também uma fonte vegetal consumida com bastante frequência em sopas, cozido ou salteado com outros legumes. Considerando o seu teor em vitamina A, pode e deve continuar a consumir este alimento, já que 100g de repolho cozido fornecem 885 microgramas desta vitamina.

6. Manteiga

manteiga inteira

A manteiga é um alimento que, conforme é sabido por grande parte das pessoas, deve ser consumido com moderação, dado o seu teor em gordura saturada, que pode originar algumas complicações para a saúde, nomeadamente a nível cardiovascular. No entanto, este alimento pode fornecer alguns micronutrientes interessantes a nível nutricional, como é o caso da vitamina A.

Em 100g de manteiga sem sal podem encontrar-se cerca de 670 microgramas desta vitamina. Claro está que não é aconselhável o consumo desta quantidade de manteiga; porém, o seu consumo moderado pode ser um aliado para alcançar a dose diária recomendada de vitamina A.

7. Espinafres

taca com espinafres

Os espinafres são mais uma fonte vegetal de vitamina A, assim como de outros micronutrientes muito benéficos para a saúde. 100g deste legume pode fornecer cerca de 620 microgramas de vitamina A, pelo que é uma excelente opção para incluir nas suas sopas.

8. Nêspera

nesperas

A nêspera é dos frutos mais ricos em vitamina A. 100g deste fruto (3 a 4 nêsperas) podem fornecer cerca de 420 microgramas deste micronutriente, pelo que, quando surge a época deste fruto, procure privilegiar o seu consumo, pois, para além da vitamina A, o seu teor em potássio e pectinas, e o seu baixo valor energético são também bastante atrativos.

9. Ovo

ovo com casca

O ovo é mais um dos alimentos ricos em vitamina A e não deve ser esquecido dado o seu elevado consumo pela população e todas as vantagens que acarreta para o organismo. Num ovo pode contar com cerca de 225 microgramas de vitamina A.

10. Manga

manga cortada

A manga é um fruto bastante apreciado e consumido de forma moderada. 100g de manga podem fornecer cerca de 120 microgramas de vitamina A, pelo que o seu consumo alternado com outras frutas é uma excelente opção.

Em suma…


Perante todos os benefícios referidos e a lista de alimentos ricos em vitamina A apresentada, não restam dúvidas de que vale a pena optar por uma alimentação variada e equilibrada. Apesar do teor deste micronutriente variar nos vários alimentos, é possível garantir o aporte de vitamina A necessário através da alimentação.

No entanto, em determinadas situações poderá ser necessário recorrer a suplementação, como em gestantes ou indivíduos com patologias específicas, pelo que a vista regular ao seu médico é indispensável para a assegurar a sua condição de saúde.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.