Publicidade:

Alimentos que reduzem (mesmo!) o risco de cancro

Muitos alimentos que reduzem o risco de cancro, devem-no aos seus componentes, que são muitas vezes protetores em relação a alguns tipos de cancro. Veja.

Alimentos que reduzem (mesmo!) o risco de cancro
Conheça-os e previna-se.

Existem alimentos que reduzem o risco de cancro e a ciência comprova-o. Tudo aquilo que se consome pode afetar drasticamente muitos aspectos relacionados com a saúde, incluindo o risco de desenvolver doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

O desenvolvimento do cancro é particularmente influenciado pela alimentação, seja para o lado benéfico como para o lado prejudicial.

Mas da mesma forma que a alimentação pode influenciar o desenvolvimento do cancro e potenciar o seu aparecimento, também pode ser uma ajuda para reduzir o risco através de compostos benéficos que deles fazem parte.

Neste artigo vai encontrar alimentos que estão relacionados com a diminuição do risco de cancro e com a respetiva explicação.

5 Alimentos que reduzem o risco de cancro


De acordo com a evidência científica, é possível reduzir o risco de cancro adotando comportamentos saudáveis de alimentação e atividade física.

Vários estudos mostram que uma maior ingestão de determinados alimentos pode estar associada a um menor risco da doença, nomeadamente desenvolvimento do cancro.

Desta lista de alimentos que reduzem o risco de cancro fazem parte:

1. Cenouras

alimentos que reduzem o risco de cancro e cenouras

As cenouras estão relacionados com a diminuição do risco de vários tipos de cancro.

  • Cancro do estômago: uma meta-análise analisou os resultados obtidos de 5 estudos observacionais e mostrou que o consumo de cenouras está associado à diminuição do risco de cancro gástrico. Além disso, os resultados deste estudo mostraram que o consumo de cenoura poderia reduzir o risco de cancro gástrico até 26%.
  • Cancro da próstata: um outro estudo descobriu que uma maior ingestão de cenouras estava associada a uma diminuição do risco de desenvolver este cancro em 18%.
  • Cancro do pulmão: Um estudo analisou a alimentação de 1266 participantes com e sem cancro do pulmão. Chegou-se à conclusão que os fumadores atuais que não consomem cenouras apresentam um risco três vezes maior de desenvolver este tipo de cancro, em comparação com aqueles que consumem cenoura mais de uma vez por semana.

2. Bagas

bagas

As bagas são ricas em antocianinas, uma substância vegetal que dá cor aos frutos e que possui propriedades antioxidantes. Mas também está associada à diminuição de alguns tipos de cancro.

  • Cancro colo-retal: num estudo realizado em humanos, 25 pessoas com cancro colo-retal foram tratadas com um extrato de mirtilo durante sete dias, o que reduziu o crescimento de células cancerígenas em cerca de 7%.
  • Cancro na boca: foram dadas framboesas pretas liofilizadas a pacientes com cancro na boca. No final do estudo, concluiu-se que que os níveis de determinados marcadores associados á progressão do cancro sofreram uma diminuição.

3. Tomate

tomates

O tomate contém uma substância chamada licopeno, que é um composto responsável pela cor vermelha, bem como suas propriedades anti-cancerígenas.

Vários estudos descobriram que um aumento da ingestão de licopeno presente no tomate pode levar a uma redução do risco de cancro da próstata:

  • Uma revisão de 17 estudos descobriu que uma maior ingestão de tomates crus, tomates cozidos e licopeno estava associada a um risco reduzido de cancro da próstata.
  • Um estudo que acompanhou 47365 homens ao longo de 6 anos descobriu que uma maior ingestão de molho de tomate, em particular, estava ligada a um menor risco de desenvolver cancro da próstata.

4. Alho

alho e dentes de alho

Vários estudos descobriram uma associação entre a ingestão de alho e um menor risco de certos tipos de cancro.

  • Cancro do estômago: uma meta análise que acompanhou 543.220 participantes ao longo de 44 anos, descobriu que aqueles que comiam mais alimentos como alho, cebola, cebolinha e alho francês, tinham um risco menor de cancro do estômago do que aqueles que raramente consumiam estes alimentos.
  • Cancro da próstata: um estudo com 471 homens mostrou que uma maior ingestão de alho estava associada a um risco reduzido de cancro da próstata.

5. Azeite

azeite e garrafa de azeite

O azeite é uma das melhores gorduras e ainda um dos alimentos que reduzem o risco de cancro. Não é por acaso que é um dos alimentos base da dieta mediterrânea.

Vários estudos descobriram que uma maior ingestão de azeite pode ajudar a proteger contra o cancro.

  • Cancro da mama e cancro do sistema digestivo: uma revisão feita a 19 estudos mostrou que pessoas que consumiram a maior quantidade de azeite tiveram menor risco de desenvolver estes cancros do que aquelas com uma ingestão inferior.
  • Cancro colo-retal: um estudo analisou as taxas de cancro em 28 países em todo o mundo e descobriu que os locais onde existe um maior consumo de azeite são as que possuem também menor taxa de colo-retal.

6. Frutos secos

frutos secos em tigela de madeira

Ter o hábito de comer nozes pode estar associado a um menor risco de certos tipos de cancro.

  • Cancro colo-retal, pancreático e do endométrio: um estudo acompanhou 30.708 participantes durante um máximo de 30 anos e descobriu que a ingestão regular de frutos secos estava associada a uma diminuição do risco de desenvolvimento destes cancros.

7. Citrinos

citrinos variados

A ingestão de limões, limas, toranjas e laranjas, também está associada a um risco menor de cancro, tal como demonstram alguns estudos.

  • Cancro do aparelho digestivo e trato respiratório superior: um grande estudo que analisou vários tipos de cancro, descobriu que os participantes que ingeriam uma quantidade maior de frutas cítricas tinham um risco menor de desenvolver estes cancros.
  • Cancro do pâncreas: uma revisão que analisou nove estudos também descobriu que uma maior ingestão de frutas cítricas estava associada a um risco reduzido de câncer de pâncreas.
  • Cancro do estomago: uma revisão de 14 estudos mostrou que ingerir pelo menos três porções por semana de citrinos, pode reduzir o risco de cancro do estômago em 28%.

8. Leite

leite em garrafa de vidro

A ingestão de leite é um dos temas mais controversos da nutrição. Mas existem evidências cientificas que mostram que o consumo de leite apresenta um efeito protector em alguns tipos de cancro.

  • Cancro colo-retal: numa meta análise que incluiu 19 estudos sobre o consumo de leite e produtos lácteos e o risco de desenvolver cancro colo-retal, mostrou que o leite está associado a uma redução no risco deste tipo de cancro.
  • Cancro da bexiga: numa recente revisão sistemática, os autores concluíram que o consumo de leite estava associado a um risco reduzido de cancro da bexiga.

 

Em conclusão…


Como o avanço da ciência, começam a surgir cada vez mais evidências do papel que a alimentação desempenha na saúde.

Aposte numa dieta rica em alimentos integrais, adote um estilo de vida saudável e a sua saúde vai sair beneficiada em muitos aspetos.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].