6 Alimentos que provocam gases e não sabe porquê

As alimentos que provocam gases normalmente possuem rafinose, um açúcar complexo que é fermentado no intestino grosso. Saiba mais sobre estes alimentos.

6 Alimentos que provocam gases e não sabe porquê
Saiba o que é que estes alimentos têm em comum.

Existem alimentos que provocam gases e podem tornar o dia-a-dia muito desconfortável. O gás é causado pela deglutição do ar e pela quebra de alimentos no trato digestivo, cujos sintomas podem passar por arrotos, sensação de barriga inchada e a saída de gases.

Assim, de forma a evitar o desconforto abdominal, estes alimentos podem ter de ser ingeridos com menos frequência. Antes de conhecer a lista de alimentos responsáveis por este problema, explicamos-lhe o porquê da formação dos gases.

Formação de gases no organismo


alimentos que provocam gases e formacao de gases

Os gases são um resultado normal da digestão dos alimentos que se ingerem. À medida que o sistema digestivo vai trabalhando, vai formando gás.

Normalmente, a libertação de gases ocorre pela boca (arroto) ou pelo ânus (flatulência). É uma ocorrência comum, mas pode ser dolorosa e embaraçosa. A formação de gás pode ocorrer de duas formas diferentes:

1. Como resultado da ingestão de ar durante as refeições ou fora delas

Sempre que bebe ou come algo, também se pode engolir algum ar além do dos alimentos e bebidas, que também ajuda na formação de gases. O ar engolido, normalmente, é libertado pela boca mas, caso entre no intestino delgado ou grosso, origina episódios de flatulência.

2. Como resultado da ação das bactérias presentes no intestino grosso que ajudam a digerir os alimentos

Os alimentos não digeridos movem-se do intestino delgado para o intestino grosso. Aí, as bactérias produzem hidrogénio, dióxido de carbono e metano, que, oportunamente, saem do corpo. Alguns microrganismos têm dificuldade em digerir certos alimentos, como aqueles que apresentam rafinose, por exemplo.

A rafinose é um açúcar complexo encontrado em algumas leguminosas, vegetais, frutas e cereais e que o organismo tem alguma dificuldade a digerir.

Estes alimentos passam diretamente para o intestino grosso sem serem digeridos no estômago e no intestino delgado. É no intestino grosso que as bactérias começam a fermentar este açúcar, produzindo dióxido de carbono, metano e/ou hidrogénio, provocando flatulência.

6 Alimentos que provocam gases


As leguminosas e os vegetais são uma parte importante de uma dieta saudável e fornecem muitos benefícios nutricionais. No entanto, certos vegetais também podem causar gases e outros problemas digestivos.

Confira 5 alimentos que provocam gases, sendo que todos têm um denominador comum: a presença de rafinose.

1. Feijão

feijao branco

A presença do feijão nesta lista não deve ser uma surpresa para ninguém. Na verdade, já há muito que os feijões têm a reputação de serem causadores de flatulência e a ciência confirma-o.

O feijão tem fibra, que, embora geralmente considerada benéfica, pode causar problemas gastrointestinais para algumas pessoas. E ainda há o problema da rafinose, que também existe nesta leguminosa particularmente rica em hidratos de carbono indigeríveis.

2. Ervilhas e grão-de-bico

Ervilhas e grao-de-bico

Tal como o feijão, as ervilhas contêm altos níveis de oligossacarídeos e fibras não digeríveis, sendo que ambos são conhecidos por causar inchaço e flatulência.

O grão-de-bico, comumente usado em receitas indianas e do Médio Oriente, pode ser particularmente causador de gases e vale a pena evitar.

O que é interessante nestas leguminosas é que, quando comidas “sozinhas”, muitas vezes causam grandes volumes de gases intestinais, mas geralmente não possuem um cheiro particularmente ofensivo.

3. Brócolos

brocolos

Os brócolos são um vegetal extremamente saudável, mas tal como a maioria dos vegetais crucíferos, os brócolos também são ricos em compostos de enxofre e é aí que os problemas de gases podem começar.

O brócolos também contém uma boa quantidade de fibra e rafinose, que sem dúvida contribuem para sua reputação de ser um ajudante na formação de gases.

No entanto, pequenas quantidades deste vegetal não devem ser um problema para um sistema digestivo saudável.

4. Couve-flor e couve-de-Bruxelas

couve-flor

Embora normalmente não seja tão mau para a formação de gases, a couve-flor é um vegetal crucífero como os brócolos, com compostos de enxofre e oligossacarídeos como a rafinose.

Se estiver com problemas de flatulência, após uma refeição com muita couve-flor, então provavelmente encontrou o alimento culpado.

A couve-de-bruxelas é outro exemplo de alimentos que provocam gases devido à presença de rafinose e alto teor de enxofre.

5. Espargos

espargos

Embora não sejam tão consumidos como os anteriores, os espargos contêm frutanos e rafinose, podendo ser responsáveis ​​por problemas de gases quando consumidos em quantidades maiores.

Como muitos dos outros alimentos aqui referidos, o espargo é um vegetal muito saudável e provavelmente não deve ser evitado, a menos que esteja a causar problemas específicos.

6. Cogumelos

cogumelos

Geralmente, os cogumelos não estão inseridos nas listas de alimentos que provocam gases, no entanto, os cogumelos contêm quantidades moderadas de rafinose e frutanos e são, portanto, uma possível causa da presença de gases.

Porções mais pequenas não devem causar muitos problemas de digestão, mas uma grande refeição composta por cogumelos, como sopa de cogumelos ou risotto, pode estar por trás de flatulência excessiva.

Em suma…


Existem duas formas de formação de gases, sendo que uma delas é através dos compostos presentes nos alimentos.

A rafinose é um dos causadores desse desconforto, visto ser um açúcar complexo que é difícil de digerir no trato digestivo, obrigando as bactérias do intestino a formar gases que se podem tornar incómodos.

A maioria dos alimentos aqui inseridos não serão um grande problema se forem ingeridos em pequenas quantidades.

Veja também: