Alimentos que fazem com que a pele fique oleosa: descubra quais são

Existem alimentos que fazem com que a pele fique oleosa e, por isso, o seu consumo deve ser evitado para evitar alguns problemas de pele, acne e borbulhas.

Alimentos que fazem com que a pele fique oleosa: descubra quais são
Deixe a oleosidade de lado.

Se a sua pele tem tendência a ser gordurosa, então vai gostar deste artigo sobre alimentos que fazem com que a pele fique oleosa.

A pele oleosa é o resultado da produção exagerada de sebo das glândulas sebáceas, glândulas que estão localizadas sob a superfície da pele.

O sebo é uma substância oleosa feita de gorduras. Mas o sebo não é necessariamente uma coisa má, pois ajuda a proteger e hidratar a pele e manter o cabelo brilhante e saudável, por exemplo.

Demasiado sebo, no entanto, pode tornar a pele oleosa, o que pode levar a poros entupidos e acne. Tanto a genética, como as alterações hormonais ou até mesmo stress, podem aumentar a produção de sebo. Mas sabia que os alimentos também contribuem para esse problema?

6 Tipos de alimentos que fazem com que a pele fique oleosa


A pele oleosa pode ser resultado de diversos fatores, sendo um deles a alimentação.

1. Alimentos fritos

alimentos que fazem com que a pele fique oleosa e alimentos fritos

Os alimentos fritos são, geralmente, ricos em gorduras saturadas. O consumo de gorduras saturadas está associado à presença de acne na pele, devido à elevada presença de ácidos gordos ómega-6 na dieta, que pode causar inflamação e resultar em acne.

Tanto as batatas fritas como outros produtos fritos, podem conter uma grande proporção de ácidos gordos, o que pode tornar a pele oleosa e propensa a problemas, como acne.

2. Grãos refinados

pao branco

Pães, bolos, biscoitos, doces, massas, panquecas são alguns exemplos de alimentos que podem causar oleosidade na pele. Consequentemente podem aparecer espinhas e também acne.

Além de verem as suas fibras e outros nutrientes importantes, perdidos durante o processamento, os grãos refinados possuem um alto índice glicémico, que está associado ao aumento da produção de sebo/óleo.

Talvez seja uma boa ideia deixar estes alimentos de parte e substituir por produtos de trigo integral, milho, quinoa ou arroz integral.

3. Laticínios

lacticinios

O consumo de produtos lácteos tem sido frequentemente associado ao aumento da acne, maioritariamente devido às hormonas presentes nestes alimentos, mas também devido às gorduras naturalmente presentes.

Para evitar problemas de oleosidade na pele, sugere-se que se prefira alimentos alternativos, como o leite de amêndoa ou o leite de soja e seus derivados.

4. Açúcar e produtos açucarados

produtos acucarados

O açúcar pode causar uma variedade de problemas de saúde, por isso acaba por não ser uma surpresa que cause também danos na pele.

Alimentos ricos em açúcar não são apenas maus para a cintura, são também maus para as glândulas sebáceas, uma vez que promovem a produção de óleo.

Tanto os bolos de pastelaria, os gelados ou as bebidas açucaradas estão cheios de açúcar capaz de incentivar a oleosidade na pele. Por isso, fique longe destes alimentos se quer uma pele limpa.

5. Alimentos processados

salsichas

Também os processados estão dentro do grupo de alimentos que fazem com que a pele fique oleosa. Falamos de salsichas, bacon e fiambre, por exemplo.

Quando se trata de tentar reduzir a oleosidade da pele, evite este tipo de alimentos e prefira cortes de carne frescos e carnes magras. Estará não só a beneficiar a sua pele como também a sua saúde no geral.

6. Álcool

vinho branco

Além de desidratar a pele, o álcool torna-a mais propensa a desenvolver borbulhas. Os comportamentos associados ao consumo de álcool, como suar, ingerir alimentos processados e pobres do ponto de vista nutricional ou esquecer de lavar o rosto, muitas vezes causam uma aparência oleosa da pele.

“Quando você consome álcool, o seu índice de calor sobe, o que significa que você realmente fica mais quente e suado”, diz Lamba. “Esta transpiração aumentada leva a poros entupidos, o que pode levar a fugas.”

Alimentos bons para a pele oleosa


frutos vermelhos variados

A acumulação de sebo situa-se especialmente na chamada “zona T”, constituída pelo queixo, nariz e testa, podendo ser responsável por problemas como acne, irritação ou pontos negros.

Esta lista de ingredientes pode ser uma boa solução para a melhoria da pele oleosa:

 

Em conclusão…


Apesar de ser um problema com diversos pontos de partida, a alimentação também apresenta um papel muito importante no desenvolvimento de oleosidade na pele.

De facto, os alimentos que fazem com que a pele fique oleosa são também alguns dos que mais danos provocam à saúde, devido à presença de gorduras saturadas, açúcares e à falta de nutrientes importantes.

Para uma melhor aparência da sua pele, evite estes alimentos e prefira alternativas que não causam problemas de saúde e problemas de pele.

Veja também: