10 Alimentos que estão na moda e que toda a gente consome

10 alimentos que estão na moda e que toda a gente consome. Não sabe quais são? Nós contamos-lhe tudo para que fique a par das tendências.

10 Alimentos que estão na moda e que toda a gente consome
Fique a conhecer os alimentos do momento no nosso artigo.

Como em tudo, na alimentação também há tendências e modas. A mais recente é por determinados alimentos que, pelas suas inúmeras propriedades nutricionais, são considerados superalimentos. Além destes, também os alimentos populares no mundo do fitness são alimentos que estão na moda.

Que tipo de alimentos estão na moda?


De facto, os cuidados com a saúde e a alimentação estão, por si só, na moda. Cada vez mais, as pessoas se interessam por este tema e procuram ter um estilo de vida e uma alimentação mais saudáveis.

E é precisamente neste contexto que se insere o interesse pelos superalimentos. Devido à sua forte composição vitamínica, mineral e em compostos antioxidantes, estes alimentos podem exercer uma influência marcada na prevenção de muitas doenças, incluindo o cancro.

Além destes, temos ainda os alimentos “fit”, assim designados porque começaram a ser uma tendência no mundo do fitness. Hoje em dia, são também alimentos que estão na moda e que toda a gente consome.

No entanto, e como verá de seguida, muitos destes alimentos que estão na moda já existem há muito tempo, mas devido à sua pouca divulgação não eram incluídos na nossa alimentação.

10 Alimentos que estão na moda e que toda a gente consome


1. Manteiga de Amendoim

alimentos que estao na moda e manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim reúne cada vez mais fãs um pouco por todo o mundo. Consiste numa pasta elaborada à base de amendoim, devendo este fruto oleaginoso ser o seu único ingrediente.

Tenha, no entanto, cuidado para evitar escolher opções que contenham outro tipo de ingredientes – óleo de palma, açúcar, sal ou outro tipo de conservantes ou aromas artificiais.

O amendoim e, consequentemente a sua manteiga, é um alimento nutricionalmente rico que, além de gorduras insaturadas com propriedades protetoras ao nível cardiovascular, fornece também proteína, fibra, vitamina E e vitaminas do complexo B e diversos minerais, nomeadamente o zinco, magnésio, e fósforo.

Uma boa aposta é a manteiga de amendoim 100% da Prozis, visto que é das poucas marcas que oferece um produto elaborado exclusivamente à base do amendoim, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes.

2. Frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs)

alimentos que estao na moda e frutos oleoginosos

Além das pastas / manteigas, também os frutos secos oleaginosos em natureza são um grupo de alimentos que enriquecem a alimentação a diversos níveis: são fonte de vitaminas, minerais, ácidos gordos polinsaturados, mais precisamente ómega-3 e ómega-6, e ainda proteína.

Neste sentido, promovem o bom funcionamento de todo o organismo e previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares, neuro degenerativas e metabólicas.

Além disso, constituem um snack saudável e com baixo teor em hidratos de carbono, o que, aliado a um estilo de vida saudável e ativo, ajuda a controlar o peso. No entanto, a porção deverá ser sempre pequena, devido ao elevado valor energético e teor lipídico que possuem.

3. Barras de Proteína Diet Bar

alimentos que estao na moda e barras de proteina diet bar

Além da proteína em suplemento, é possível aumentar a sua ingestão proteica de forma prática através das barras de proteína.

Este é um dos alimentos que estão na moda, principalmente no mundo do fitness, com intuito de aumentar a massa muscular e também para a perda de massa gorda.

Tal como o nome indica, uma boa barra de proteína deve apresentar um teor proteico considerável, assim como um teor de hidratos de carbono e gordura reduzidos, como é o caso da opção Diet Bar da marca Prozis.

Estas barras têm ainda a vantagem de ter um elevado teor de fibra e um efeito saciante, interessante para quem deseja perder peso e fazer um snack saudável.

4. Aveia (farinha, flocos e instantânea)

alimentos que estao na moda e aveia

Enquanto cereal, a aveia tem um perfil nutricional único, visto que fornece hidratos de carbono de baixo índice glicémico e de absorção lenta, assim como fibra, vitaminas, minerais e ainda um moderado teor de proteína.

Pelo facto de ser um alimento rico em hidratos de carbono de absorção lenta e fibra, a aveia é um alimento saciante e que promove um bom funcionamento do intestino.

Este é um dos alimentos mais consumidos no mundo do fitness e não só, sendo utilizado na adaptação de inúmeras receitas, nomeadamente panquecas e pudins, no sentido de as tornar mais saudáveis e adequadas à prática de exercício físico.

Mais recentemente, a Prozis criou uma gama de aveia instantânea, incluindo uma versão com proteína Whey, que torna mais prática e rápida a sua utilização, ajudando a adicionar mais proteína às refeições intermédias.

5. Claras de ovo líquidas

alimentos que estao na moda claras e de ovo liquidas

Conhecida como uma das proteínas mais completas e de maior qualidade nutricional, a albumina (proteína da clara do ovo), nunca esteve tão na moda como atualmente, principalmente no mundo do fitness e desporto.

Utilizada como fonte proteica principal ou como complemento a outras fontes de proteína, as claras de ovo líquidas fornecem proteína de elevada digestibilidade, não contendo hidratos de carbono nem gordura.

Como tal, são uma opção prática no auxílio ao alcance das necessidades proteicas diárias, podendo ser adicionadas a inúmeras receitas.

Adicionalmente, as claras de ovo são uma opção perfeita para aqueles que são alérgicos à proteína do leite, ou que simplesmente não querem consumir este tipo de proteína, sendo ainda apropriadas para uma alimentação ovo-lacto-vegetariana e para perda de peso.

As claras de ovo líquidas vendidas atualmente são pasteurizadas, no sentido de as tornar microbiologicamente mais seguras.

6. Pão com baixo teor de hidratos (ex. Pão Shape ou Lean Bread da Prozis)

alimentos que estao na moda e pao com baixo teor em hidratos de carbono

Os pães com baixo teor de hidratos de carbono constituem novas opções para uma alimentação mais equilibrada em termos de proteína e hidratos de carbono, na medida em que fornecem menos hidratos de carbono e mais proteína do que os pães tradicionais.

Estes pães foram criados para dietas com baixo teor em hidratos de carbono (possuem menos 60% de hidratos de carbono do que o pão tradicional), mas são apropriadas para qualquer objetivo. Como tal, tornaram-se um dos mais recentes alimentos que estão na moda.

Como também são enriquecidos com proteína e fibra, ajudam a controlar melhor o peso, a massa gorda e a fome e a promover o aumento da massa muscular.

Além disso, não perdem a versatilidade do pão tradicional, podendo ser combinados de várias formas diferentes com outros ingredientes.

7. Sementes (Chia, linhaça, abóbora)

alimentos que estao na moda e sementes

À semelhança dos frutos oleaginosos, as sementes são também consideradas superalimentos, visto que são fonte de inúmeros nutrientes.

Com efeito, as sementes são alimentos ricos em fibra, ácidos gordos ómega-3, vitaminas, minerais e proteína.

No contexto da perda de peso, constituem bons aliados, na medida em que fornecem fibra e têm uma grande capacidade de absorção de água, promovendo uma sensação de saciedade mais duradoura e um trânsito intestinal mais regular.

Além disso, são um alimento muito versátil que permite enriquecer e dar um toque mais nutritivo a qualquer receita, incluindo saladas, batidos, papas de aveia, entre outros.

8. Óleo de Coco

alimentos que estao na moda e oleo de coco

O óleo de coco é, hoje em dia, um dos alimentos que estão na moda não só na alimentação, mas também no círculo dos cuidados de saúde e beleza, embora não reúna total consenso relativamente aos seus benefícios.

Extraído do coco, este óleo é rico em vitaminas (nomeadamente do complexo B, Vitaminas E e K) e minerais (como o ferro, potássio, magnésio ou zinco).

Trata-se de um alimento funcional, que apesar de promover o bom funcionamento do sistema cardiovascular e imunitário, possui elevado teor de gorduras saturadas, sendo por isso aconselhado um uso moderado.

A sua versatilidade, propriedades nutricionais e sabor característico fizeram dele um dos alimentos da moda.

9. Batata-doce

alimentos que estao na moda e batata doce

Nos últimos anos, multiplicaram-se o número receitas que utilizam batata-doce, assim como as recomendações para a sua inclusão na rotina alimentar como veículo de diversos nutrientes.

Apesar de possuir um valor energético muito próximo da batata branca, o seu valor nutricional é muito superior.

Com efeito, a batata-doce é uma fonte abundante vitamina A, E, C e do complexo B, além de minerais como o magnésio, cálcio, ferro, potássio, fósforo, e ainda fibra.

Além disso, é ainda rica em betacarotenos, carotenoides com função antioxidante, que se refletem na sua coloração.

10. Bagas de Goji

alimentos que estao na moda e bagas de goji

As bagas goji são um alimento muito rico em nutrientes e compostos com propriedades antioxidantes benéficas para a saúde.

Além de aminoácidos essenciais, as bagas de goji contêm também ácidos gordos ómega-3 e 6, antioxidantes e fitonutrientes com funções anti-inflamatórias, vitaminas e minerais.

No entanto, e apesar de todas as suas propriedades só mais recentemente é que as bagas Goji começaram a despertar o interesse da ciência e dos consumidores ocidentais e se tornaram a um dos alimentos da moda.

Por outro lado, importa salientar que o seu consumo está desaconselhado em pessoas que tomam medicação anticoagulante, fenitoína, fluvastatina, losartan, varfarina. As bagas goji estão também contra indicadas a grávidas, lactentes e crianças, pela falta de estudos científicos nestes grupos.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.

Cofidis