6 Tipos de alimentos que aumentam o apetite: conheça-os melhor

Existem muitos alimentos que aumentam o apetite e que nós nem damos por ela e continuamos a ingeri-los normalmente. Mas a verdade é que muitos deles fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas e essa pode ser a razão pela qual não está a conseguir controlar as "crises de fome" e consequentemente não consegue perder peso.

6 Tipos de alimentos que aumentam o apetite: conheça-os melhor
Vai ficar admirado com alguns deles.

Existem alimentos que aumentam o apetite devido à sua composição nutricional.

Se está a tentar perder peso é melhor evitar os alimentos presentes nesta lista pois, aquilo que lhe vão fazer é aumentar ainda mais a fome e alguns deles podem inclusive levar ao aumento de peso.

Por isso, descubra a seguir os 6 alimentos que aumentam o apetite. Ao saber quais são, pode conseguir implementar uma estratégia que evite o desconforto de estar constantemente a comer e também ajuda-o a evitar refeições que o deixam saciado durante menos tempo.

Alimentos que aumentam o apetite: conheça-os


1. Pão branco

alimentos que aumentam o apetite e pao branco

O pão branco é constituído por farinha refinada, farinha essa que faz parte do grupo de alimentos que retardam a resposta do cérebro à saciedade.

Os hidratos de carbono refinados possuem ainda alto índice glicémico, que contribui para o aparecimento precoce da fome e aumenta os níveis de insulina.

Se quiser comer pão, opte por pães com farinhas integrais que não aumentam o apetite, como por exemplo a farinha de aveia, linhaça, quinoa, trigo integral ou pela farinha de centeio.

2. Sumos de frutas e vegetais

sumos de frutas e vegetais

Os sumos de frutas e vegetais são saudáveis e podem ser incluídos numa alimentação saudável. No entanto, beber estes sumos não traz a mesma saciedade que os alimentos comestíveis podem dar.

As bebidas e os alimentos líquidos permanecem menos tempo no estômago do que os alimentos sólidos e isso causa um atraso na perceção da sensação de saciedade pelo nosso cérebro.

Beber smoothies de vegetais pela manhã, pode resultar num consumo maior de calorias ao longo do dia. Mas é sempre melhor preferir os vegetais no prato juntamente com frutos secos e sementes e evitar estar constantemente com vontade de comer.

 3. Doces

alimentos doces

Os alimentos doces têm a particularidade de fazerem subir o açúcar no sangue de forma muito rápida para de seguida diminuir, não restando tempo para a sensação de saciedade chegar ao cérebro. Com isto, pouco tempo depois de se consumir doces, a fome volta e uma nova refeição terá que ser feita.

Para prevenir esse problema, deve-se evitar o consumo de doces (gomas, rebuçados, bolos, bolachas, entre outros) e preferir o chocolate negro, que tem mais cacau e menor quantidade de açúcar, com a vantagem de reduzir o apetite.

 4. Snacks salgados

batata fritas variadas

Sejam batatas fritas, pretzels ou outros aperitivos do mesmo género, todos eles vão ter uma ação semelhante no seu organismo: passado pouco tempo de os ingerir, vai sentir logo necessidade de comer qualquer coisa novamente.

Para além de se digerirem mais rapidamente que os hidratos de carbono, fazem com que os níveis de insulina subam e desçam rapidamente, e com que tenha fome mais cedo do que é suposto.

Mais do que isso, estão carregados de gorduras e sal, o que traz malefícios para a saúde de quem os consome, não sendo o aumento do apetite o único ponto negativo.

 5. Sushi

sushi e pauzinhos

O tão famoso sushi também faz parte da lista de alimentos que aumentam o apetite. E porquê? Porque é feito com arroz branco, contendo pouca quantidade de proteínas e quase nenhuma fibra.

O molho de soja utilizado é rico em sal, que vai aumentar a necessidade de líquidos para diluir o sódio no organismo, e assim aumentar a sede e a fome rapidamente após a sua ingestão.

6. Fast food

alimentos fast food

Apesar de ser possível fazer uma refeição com alimentos fast food, não significa que seja uma refeição adequada do ponto de vista nutricional, nem significa que seja uma refeição saciante.

Depois de ingerirmos uma refeição composta por alimentos fast food, o estômago fica inchado devido à quantidade de alimentos ingeridos, mas pouco tempo depois o organismo volta a sentir necessidade de comer.

Isso vai acontecer porque os alimentos ingeridos são ricos em gorduras, hidratos de carbono refinados e sal, que todos juntos formam a combinação perfeita para que o estimulo da saciedade não chegue ao cérebro.

Concluindo…


São muitos os alimentos que fazem aumentar o apetite, no entanto existe algo comum em quase todos eles: açúcar, gordura, sal e farinhas refinadas.

Por isso, se quer controlar o seu apetite e ainda beneficiar o seu peso, evite estes alimentos e verá que começa a sentir diferenças.

Veja também:

Cofidis