8 Alimentos que ajudam a reduzir o apetite: conheça-os melhor

Os alimentos que ajudam a reduzir o apetite são verdadeiras mais valias nas dietas de perda de peso. Numa fase inicial onde pode existir a sensação de estar constantemente com fome, estes alimentos podem ajudar a não cometer erros que se vão refletir nos resultados. Não são só os alimentos sólidos que têm essa vantagem. Veja.

8 Alimentos que ajudam a reduzir o apetite: conheça-os melhor
Conheça-os e utilize-os no seu dia-a-dia.

Perder peso não tem que ser sinónimo de passar fome, mas também não significa “comer até dizer chega”.

Hoje damos a conhecer alimentos que ajudam a reduzir o apetite, pois se para uns é fácil controlar o apetite, para outros a história não é bem assim. Principalmente numa fase inicial de uma dieta, podem existir problemas em conseguir controlar o apetite, e por isso as pessoas estão sempre a petiscar qualquer coisa.

Com os alimentos que vamos enumerar neste artigo, o controlo do apetite ficará, certamente, controlado. Vamos conhecer então os alimentos que ajudam a reduzir o apetite.

Os 8 melhores alimentos que ajudam a reduzir o apetite


Estes alimentos podem ser usados em dietas de emagrecimento e vão ajudar a ter mais controlo do apetite, sem causar fome nem vontade de comer.

1. Maçã

alimentos que ajudam a reduzir o apetite e maca de varias qualidades

As maçãs, de qualquer variedade, ajudam a reduzir o apetite por diversas razões.

Primeiro, as maçãs são cheias de fibra solúvel e pectina, que ajudam a que a pessoa se sinta saciada. Depois, as maçãs também regulam a quantidade de açúcar no sangue e aumentam os níveis de energia.

Por ultimo, as maçãs exigem muito tempo de mastigação, o que ajuda a retardar a sua chegada ao estômago, dando ao corpo mais tempo para perceber se está satisfeito ou não.

2. Café

cafe e graos de cafe

O café tem muitos benefícios para a saúde, para o desempenho desportivo e também pode ajudar a diminuir o apetite.

Algumas pesquisas demonstraram que o café aumenta a liberação do peptídeo YY, um peptídeo produzido e libertado no intestino em resposta à alimentação e promove uma sensação de plenitude entre refeições.

Esta hormona é também especialmente activada nas refeições ricas em proteína.

3. Água

mulher a beber agua fresca

Beber água pode ajudar a diminuir a fome antes das refeições e aumentar a sensação de plenitude após uma refeição, promovendo assim a perda de peso.

Quem bebe água antes das refeições tem a tendência a comer menos quantidade de alimentos, comparativamente com aqueles que não o fazem.

A água pode ajudar a aumentar o estômago de forma a enviar sinais de plenitude ao cérebro, e ainda pode ajudar a esvaziar o estômago mais rapidamente.

Por isso, beber água um pouco antes da refeição pode trazer benefícios para quem quer perder peso, pois pode ajudar a fazer com que se coma menos.

4. Chocolate negro

quadrados de chocolate negro

Acredita-se que o amargo do chocolate negro ajuda a diminuir o apetite e diminui o desejo por doces. Além disso, pode ajudar a digestão lenta, aumentando ainda mais a sensação de saciedade.

Outro dos seus benefícios, é o seu conteúdo em flavonóides e antioxidantes.

5. Ovo

ovo descascado

Estudos têm mostrado que comer ovo na primeira refeição do dia pode ajudar a atingir uma sensação de saciedade que dura mais tempo que um doce com a mesma quantidade de calorias.

Quem inicia o dia com um pequeno-almoço onde esta presente ovo, tem a tendencia a ingerir menos alimentos e calorias ao longo do dia.

6. Chá verde

cha verde chavena

Se não é um grande apreciador de café e a água também não é a sua bebida favorita, experimente chá verde.

O chá verde possui catequinas que ajudam a inibir o movimento da glicose nas células adiposas, o que retarda o aumento do açúcar no sangue e previne picos de libertação de insulina e o armazenamento subsequente de gordura. E quando a glicose está estável, o seu apetite também o está.

7. Sopa

sopa de vegetais

Uma sopa de legumes pode ser saciante e aliviar a fome com o mínimo de calorias. Lembre-se que deve iniciar as suas refeições principais sempre com sopa para tentar diminuir a ingestão de alimentos do prato principal.

Com a ingestão de sopa beneficia ainda a sua saúde, pois está a recolher todas citaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do seu corpo.

8. Gengibre e pimenta

gengibre cru

O gengibre tem sido associado a muitos benefícios como redução das dores musculares, inflamação e níveis de açúcar no sangue. Curiosamente, estudos mais recentes acrescentam um outro benefício à lista: redução da fome/apetite.

Pela sua versatilidade, pode ser adicionado em smoothies, pratos ou chás. Mas o gengibre pode não ser o único tempero que reduz o apetite.

A capsaicina, encontrada em pimenta pode ajudar a diminuir a fome e aumentar a sensação de plenitude. Além disso, a sua capacidade termogénica ajuda a queimar calorias. 

Em suma…


A fome é um sinal biológico importante que não deve ser ignorado.

Os alimentos que ajudam a reduzir o apetite aqui mencionados, são apenas algumas maneiras simples de reduzir o apetite e a fome entre as refeições e assim ajudar a atingir o objetivo da perda de peso e ganho de saúde.

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