Conheça os 10 alimentos que ajudam a perder barriga

Existem alimentos que ajudam a perder barriga através da redução do inchaço abdominal ou ativação do metabolismo. Faça deles as suas opções regulares.

 
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Conheça os 10 alimentos que ajudam a perder barriga
Se quer uma ajuda extra para alcançar uma barriga mais lisa, aposte nestes alimentos.

O excesso de massa gorda, particularmente a nível abdominal, pode trazer diversas consequências negativas para a saúde. Desde diabetes a doenças cardiovasculares, passando pela dislipidemia, o risco é significativamente maior quando possui valores de perímetro abdominais superiores ao recomendado. Como tal, é importante, não só perder peso, mas também perder gordura abdominal e, para auxiliá-lo nesta missão, existem alguns alimentos que ajudam a perder barriga.

Estes alimentos são, na maioria, alimentos com propriedades termogénicas, que aceleram o metabolismo e promovem maior queima de gordura ou simplesmente alimentos que ajudam na redução do inchaço abdominal por ajudarem a regular o trânsito intestinal ou a evitar gases e retenção de líquidos.

No entanto, é sempre importante salientar que a prática de exercício físico regular é também muito importante neste processo de redução da massa gorda.

10 alimentos que ajudam a perder barriga


1. Chá verde e Café

alimentos que ajudam a perder barriga e cha verde

Quando se fala em eliminar gordura abdominal, o chá verde e o café são dois alimentos muito interessantes devido às suas comprovadas propriedades termogénicas e aos seus conhecidos benefícios no metabolismo.

Com efeito, tanto o café como o chá verde são dos alimentos mais eficazes no que diz respeito a acelerar o metabolismo, pois contêm dois compostos com efeito termogénico relevante: a catequina e a cafeína.

No caso do chá verde em particular, como combina os dois compostos, é ainda mais eficaz a este nível. Com três chávenas por dia, promove a oxidação de gordura e aumenta o gasto energético, contribuindo, assim, para a perda de peso e de gordura abdominal.

Além disso, graças às suas propriedades diuréticas e antioxidantes também contribuiu para a eliminação de toxinas e previne a retenção de líquidos.

2. Ananás / Abacaxi

alimentos que ajudam a perder barriga ananas em rodelas

Outro dos alimentos que ajudam a perder barriga mais conhecidos é o ananás / abacaxi, que é rico em Vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), sais minerais (como potássio, sódio, fósforo, cálcio ou ferro) e fibras, sendo ainda um poderoso diurético (ajuda a eliminar a retenção de líquidos).

Além disso, pela presença de bromelina facilita a digestão e ajuda a reduzir o inchaço abdominal e (consequentemente) a perder barriga.

3. Sementes (chia / linhaça)

alimentos que ajudam a perder barriga  sementes de chia em tacas

Ricas em fibra, vitaminas, minerais, proteínas ou ácidos gordos insaturados, as sementes são ótimos aliados para quem pretende perder barriga, pois ajudam a regular o trânsito intestinal e evitar o inchaço abdominal.

Além disso, devido ao seu teor em fibra, contribuem não só para prolongar a sensação de saciedade, mas também para reduzir os níveis de glicemia (açúcar no sangue), evitando, desta forma, a ingestão de alimentos ricos em açúcar e / ou gordura que potenciem a acumulação de gordura a nível abdominal.

4. Ervas aromáticas

alimentos que ajudam a perder barriga ervas aromaticas penduradas numa corda

As ervas aromáticas entram nesta lista de alimentos que ajudam a perder barriga de forma indireta. Ou seja, pelo facto de substituírem o sal no tempero dos alimentos, são uma excelente alternativa para diminuir a retenção de líquidos e a formação de gases a nível intestinal.

Além disso, facilitam também a digestão (evitando digestões lentas e difíceis) e ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

5. Pimenta Cayenne

 alimentos que ajudam a perder barriga pimenta cayenne

A pimenta cayenne contém capsaicina, um dos três compostos com propriedades termogénicas comprovadas, além da cafeína e das catequinas.

Desta forma, e à semelhança do chá verde, adicionar pimenta cayenne à sua alimentação diária pode ser uma boa forma de potenciar a perda de gordura a nível abdominal.

No entanto, neste caso, como é ingerida em menor quantidade, o efeito no metabolismo poderá não ser tão significativo, como a cafeína ou a catequina.

6. Lacticínios magros

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Devido ao teor de cálcio e proteína que possuem, os lacticínios são alimentos que podem ajudar a queimar gordura. No entanto, é muito importante que opte pelas versões magras, visto que as tradicionais têm elevados níveis de gordura e, no caso dos iogurtes, até de açúcar.

Por outro lado, no caso dos iogurtes, pelo facto de serem alimentos probióticos, ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre e consequente inchaço abdominal.

No caso de não digerir bem os laticínios, opte pelas versões magras sem lactose.

7. Aveia

alimentos que ajudam a perder barriga cereais aveia

aveia é também um aliado na perda gordura abdominal tanto pela sua riqueza em fibra, que lhe confere propriedades saciantes e ajuda a regular o trânsito intestinal, mas também pelo facto de poder ser utilizada como substituto de outros cereais ou bolachas mais açucarados.

De facto, como a aveia não possui açúcar, é um alimento que fornece hidratos de carbono complexos, de baixo índice glicémico, que não contribuem de forma tão significativa para o aumento de massa gorda.

Também relativamente ao pão (mesmo o escuro) a aveia pode ser uma boa alternativa, visto que permite controlar mais facilmente a porção consumida e não promove a utilização de “recheios” ricos em açúcar e / ou gordura (manteiga, compotas, marmeladas, etc).

8. Alimentos ricos em ómega-3

alimentos que ajudam a perder barriga noz em metades

Aumentar a ingestão de alimentos ricos em ómega-3, como o peixe gordo (salmão, sardinha ou carapau), frutos secos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs) e abacate, facilita a eliminação de gordura e colesterol LDL, beneficiando não só a perda de massa gorda abdominal mas também a saúde cardiovascular.

9. Alimentos ricos em proteína

alimentos que ajudam a perder barriga alimentos ricos em proteina

Apesar de não ser considerado um verdadeiro nutriente termogénico, sabe-se que a proteína, dos três macronutrientes, é aquele que tem um efeito térmico mais significativo. Ou seja, é aquele que obriga o organismo a gastar mais energia para a sua metabolização.

Além disso, como a proteína promove o aumento / manutenção da massa muscular e o tecido muscular é metabolicamente mais ativo, poderemos incluir a proteína e os alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovos, lacticínios magros) neste grupo de alimentos que ajudam a perder gordura.

Contudo, ao contrário de chá e pimenta, que na sua forma natural, não têm grandes calorias associadas, as fontes alimentares de proteína têm, por norma, um valor energético considerável, pois possuem também gordura e/hidratos de carbono na sua composição.

10. Água

alimentos que ajudam a perder barriga agua de garrafa

Apesar de vir em último nesta lista, a água é fundamental para o correto funcionamento do metabolismo. Se não estiver bem hidratado, o metabolismo torna-se mais lento e fica mais difícil perder peso e barriga. Além disso, a água promove também uma maior saciedade e ajuda a controlar impulsos de fome, evitando o excesso alimentar e a consequente acumulação de gordura.

Como tal, não se esqueça de além da dieta para perder barriga, de beber pelo menos 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia.

Associado à água pode sempre colocar o limão, a canela e o gengibre, que são alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar (ainda mais) gordura.

No entanto…


Posto isto, importa salientar que apesar de existirem alimentos que ajudam a perder barriga, nenhum alimento, por si só, fará um efeito milagroso. Isto porque para perder gordura e emagrecer é necessário induzir um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos energia do que aquela que gasta, independentemente do tipo de alimentos que incluir na sua rotina.

Neste sentido, e além de incluir estes alimentos na sua rotina, deverá praticar exercício físico regularmente e consultar um nutricionista para obter um plano alimentar ajustado às suas necessidades e objetivo.

Nas Clínicas BodyScience espalhadas por todo o país irá encontrar profissionais experientes que o acompanham regularmente e motivam para que consiga atingir os resultados pretendidos, de forma individual, com um plano alimentar específico e dinâmico.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.