Alimentos para dias de muito calor: 7 alternativas hidratantes

Os alimentos para dias de muito calor ajudam a manter os níveis de hidratação adequada, mas sempre sem esquecer a água. Os alimentos leves são os melhores.

Alimentos para dias de muito calor: 7 alternativas hidratantes
É possível combater os dias quentes através da alimentação.

Não sabe quais são os alimentos para dias de muito calor que deve consumir? Não se preocupe que com este artigo vai ficar a conhecer quais as melhores opções para quando os dias quentes baterem à porta.

As ondas de calor podem ser alturas difíceis para escolher os melhores alimentos. Há quem não saiba quais são os alimentos mais adequados, e há quem fique com perda de apetite para atormentar ainda mais estes dias (que por si só, podem ser bastante desconfortáveis!).

Hoje apresentamos uma lista de alguns alimentos para ajudar a “sobreviver” aos dias de maior calor e também alguns a evitar.

Mas antes disso, vamos a uma nota obrigatória!

Ingestão de água: fundamental!


alimentos para dias de muito calor e ingestao de agua

A água é obrigatória em qualquer altura do ano, mas torna-se realmente imprescindível nos dias quentes para compensar os líquidos perdidos durante a transpiração, que é superior nestes dias comparativamente a estações do ano mais frescas.

Beba entre 1,5 a 2 litros de água por dia para evitar a desidratação (normalmente acontece quando o corpo perde mais água do que recebe).

  • Ingira pequenas quantidades várias vezes ao dia para evitar a sensação de sede;
  • Se preferir, adicione fruta aos pedaços, ervas aromáticas ou especiarias para aromatizar a água e tornar o sabor ligeiramente diferente.

 

Os 7 melhores alimentos para dias de muito calor


Vamos aos alimentos que devem fazer parte da lista de compras nos dias de verão.

1. Melancia

melancia

Além de ser uma fruta com um sabor delicioso, é uma opção perfeita para piqueniques e sobremesa nos dias de churrascos ao ar livre. O seu conteúdo de água ronda os 94%, tornando-a a fruta de verão ideal para combater a desidratação.

A melancia contém licopeno, um antioxidante que lhe confere a cor vermelha e ainda que pode ajudar a proteger da exposição ao sol.

2. Alface

alface frisada

É quase presença obrigatória nas saladas de verão. Tem um valor energético muito baixo e por isso pode ser consumida sem grandes restrições. Por cada 100g de alface obtém-se 15 kcal apenas, mas muitos nutrientes, como potássio, vitamina A e magnésio.

3. Rabanete

rabanetes

É uma raiz comestível que fica bem crua em qualquer salada fresca nos dias de maior calor. Com apenas 16 kcal por cada 100g de alimento, o rabanete proporciona também uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, sendo de destacar a vitamina C.

4. Pepino

pepino em rodelas

O pepino traz diversos benefícios para a saúde, como hidratar o corpo e melhorar o trânsito intestinal. Além disso, deve ser um dos alimentos para dias de muito calor presente nas refeições, como acompanhamento de saladas. Tem um teor reduzido em gorduras, hidratos de carbono e proteínas, mas boas quantidades de potássio, magnésio e vitaminas A, B e C.

5. Tomate

tomates

Os tomates são um dos melhores alimentos para ajudar na proteção solar. Todos os tipos de tomate estão cheios de antioxidantes que ajudam a proteger a sua pele da radiação UV.

A vitamina C e o licopeno encontrados neste alimento ajudam a manter a pele hidratada e a combater os radicais livres. E ainda mais, por cada 100g obtém uma pequena quantidade de calorias, cerca de 15 kcal.

6. Cenoura

cenouras com raiz

As cenouras são outro bom alimento para o combate à exposição solar. O betacaroteno presente nas cenouras, que o corpo converte em vitamina A, reduz a reação à queimadura solar. Mas não só, ajuda também manter uma visão normal.

A sua versatilidade permite incluí-la em diversas preparações culinárias, algumas delas ideias para os dias de muito calor, como saladas e sumos.

7. Morangos

morangos

Os morangos são uma fruta muito desejada nos meses de verão, altura em que está disponível nos supermercados.

São também um dos alimentos para os dias de maior calor que devem fazer parte da alimentação pelas suas características nutricionais: são uma excelente fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de folatos e fibra; e devido ao seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Concluindo…


Nos dias em que o sol nos brinda com temperaturas elevadas, é fundamental hidratar o corpo e evitar situações de desidratação.

Não é só a água que desempenha um papel fundamental, mas também outros alimentos, principalmente frutas e legumes que são ricos em vitaminas e minerais, além de serem compostos por uma boa quantidade de água.

Veja também: