8 Alimentos para baixar a pressão arterial que tem de conhecer

Os alimentos para baixar a pressão arterial ajudam na prevenção desta condição, que é um fator potenciador das doenças cardiovasculares.

8 Alimentos para baixar a pressão arterial que tem de conhecer
Sumo de cereja, beterraba, banana, alho, entre outros, podem ser bons aliados no combate à hipertensão.

Também chamada de tensão alta, a hipertensão arterial é um problema sério e silencioso que afeta muitas pessoas em Portugal, e que aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares, as quais são a principal causa de morte nos países ocidentais.

Neste sentido, uma forma natural de combater este problema é a promoção da ingestão de alimentos para baixar a pressão arterial, de modo a evitar o mais possível a toma da medicação específica.

Hipertensão arterial: o que é?


alimentos para baixar a pressao arterial

A pressão arterial consiste na pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, quando está em circulação, no sentido de chegar a todos os tecidos e células do organismo.

O que por vezes acontece é que, por diversos motivos, nomeadamente o excesso de stress, o consumo excessivo de sal ou de cafeína, a ingestão abusiva de gorduras saturadas promotoras do aumento de colesterol, entre outros, a pressão que o sangue exerce sobre as paredes arteriais aumenta significativamente, podendo trazer consequências graves para a saúde.

A esta condição dá-se o nome de hipertensão arterial, ou pressão arterial alta, sendo de origem multifatorial.

Em casos de hipertensão, os valores da pressão arterial são iguais ou superiores a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio), no caso da tensão sistólica, e 90 mg Hg, para a tensão arterial diastólica.

Em Portugal estima-se que cerca de dois milhões de pessoas sofra de hipertensão. No entanto, o fator mais preocupante é que apenas 50% dos hipertensos sabe que sofre desta patologia.

9 Alimentos para baixar a pressão arterial: uma ajuda natural


Tendo em conta os dados alarmantes sobre esta patologia, é importante adotar medidas de prevenção desta patologia.

Neste sentido, o principal segredo passa pela adoção de um estilo de vida saudável e ativo, nomeadamente a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, onde se podem e devem incluir alguns dos alimentos para baixar a pressão arterial, que falaremos de seguida.

Neste contexto, a dieta mediterrânica assume-se como uma das principais candidatas na promoção da saúde cardiovascular, sendo os principais pilares desta dieta a restrição da ingestão de açúcares, hidratos de carbono refinados e gorduras saturadas e promoção do consumo de vegetais, frutas, cereais integrais e gorduras saudáveis.

De um modo geral, os alimentos ricos em potássio ajudam no equilíbrio eletrolítico do organismo e na redução da pressão arterial.

Por outro lado, alimentos com baixo teor de sódio são também bons alimentos para baixar a pressão arterial.

1. Sumo concentrado de cereja

Sumo concentrado de cereja

Estudos internacionais recentes sugerem que beber 60ml de sumo concentrado de cereja pode baixar em até 7% a tensão arterial.

2. Nozes

nozes sem casca

Os frutos secos oleaginosos, em particular as nozes, são alimentos ricos em potássio, polifenóis e antioxidantes, sendo um dos melhores aliados em situações de hipertensão arterial.

3. Alho

cabecas de alho

O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas, devido ao seu teor em selénio, flavonoides e alicina (um derivado do enxofre).

Pode optar por ingerir o alho cru ou cozinhado, ou por fazer um chá caseiro de alho ou até pela suplementação.

4. Sumo de Beterraba

sumo de beterraba

A ingestão de 1 copo de sumo concentrado de beterraba por dia parece baixar de forma considerável a tensão arterial.

5. Sementes de linhaça

Sementes de linhaca

Estudos sugerem que ingerir 4 colheres de sopa de sementes de linhaça por dia pode baixar a tensão arterial em 10 mg hg.

6. Iogurte

iogurte em copo de vidro

O cálcio e os probióticos do iogurte ajudam a controlar a pressão arterial e manter os valores dentro das recomendações. Isto porque o défice de cálcio contribui para o aumento da pressão arterial e os probióticos promovem o equilíbrio da flora intestinal, que além de outros benefícios, contribui para a promoção da saúde cardiovascular.

7. Chocolate negro

chocolate negro

Segundo Harvard, comer um quadrado de chocolate preto (mais de 70% cacau) ajuda a baixar a tensão arterial, devido aos flavonóides que este alimento possui que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando, desta forma, a reduzir a pressão arterial.

8. Banana

Banana

A banana é um dos alimentos mais ricos em potássio, sendo, por isso, um dos melhores alimentos para baixar a pressão arterial.

9. Chás com propriedades calmantes

cha de alface

Além dos alimentos para baixar a pressão arterial referidos anteriormente, existem ainda alguns chás que podem ajudar neste sentido.

O chá de alface, cidreira, alho, borututu, entre outros que pode consultar aqui, são ricos em antioxidantes e compostos fenólicos com propriedades terapêuticas que ajudam a relaxar e a normalizar a pressão arterial.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.