Os melhores alimentos para atenuar dores menstruais

Desde os chás até às frutas, são muitas as alternativas de alimentos para atenuar as dores menstruais que, digamos, podem ser tão dolorosas.

Os melhores alimentos para atenuar dores menstruais
Conheça-os a todos e previna-se no futuro.

A dada altura do mês, todas as mulheres sentem as temidas dores menstruais. A sensação de desconforto torna o dia-a-dia mais difícil, por isso damos-lhe a conhecer alimentos para atenuar dores menstruais. Na nova plataforma dor.com.pt pode também encontrar dicas sobre nutrição para as diferentes patologias que causam dor, inclusive para as dores ginecológicas. Não deixe de visitar!

9 Alimentos para atenuar dores menstruais


Sabia que pode explicar a sua dor de forma simples e percetível ao seu médico? Para isso, basta consultar o Código Visual da Dor do site dor.com.pt.

1. Alimentos ricos em cálcio

alimentos para atenuar as dores menstruais e espinafres

O cálcio é um nutriente que age diretamente na musculatura lisa do útero, reduzindo as contracções musculares dolorosas, típicas da fase menstrual.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio ajuda ainda a combater o inchaço e as cólicas que são tão incomodativas. Contudo, a ingestão de leite e seus derivados pode ter o efeito contrário nas cólicas, devendo preferir alimentos ricos em cálcio que não sejam provenientes do leite, como por exemplos espinafres.

2. Chocolate negro

chocolate negro em pedacos

Não é incomum querer comer chocolate durante o período menstrual, mas para conseguir um “benefício” duplo certifique-se de que escolhe uma opção mais saudável e que lhe vai trazer vantagens no que diz respeito às dores. O chocolate negro (>70% cacau) irá satisfazer o desejo e ainda ajudar a relaxar os músculos.

3. Ananás

ananas em fatias

O ananás faz parte da lista de alimentos para atenuar dores menstruais pelo facto de ajudar os músculos a relaxar, o que, por sua vez, reduzirá suas cólicas. Isso também ajudará com inchaço e pode até melhorar o seu humor.

Estas propriedades do ananás podem ser aproveitadas comendo-o de forma simples, mas também em sumos ou smoothies.

4. Banana

cacho de bananas

A banana é rica em potássio que alivia as dores musculares, sendo por isso uma excelente alternativa durante este ciclo. Atua como um relaxante muscular e tem poder anti-inflamatório natural.

5. Chás de diversas ervas

cha de gengibre

Existem chás que são autênticos remédios. Falamos do chá de camomila, do chá de canela e do chá de gengibre, por exemplo.

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem as dores. Também estimula a produção de glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares e deixa o útero mais relaxado, enfraquecendo as cólicas.

A canela, além de anti-inflamatória, é um antiespasmódico natural. Auxilia na diminuição das contrações e das náuseas. O gengibre possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a combinação perfeita para ajudar na redução das cólicas.

6. Vegetais

vegetais variados

É importante ingerir vegetais em qualquer altura do ciclo menstrual, no entanto, dada a sua quantidade de vitaminas e líquidos, ajudam a diminuir a sensação de inchaço acompanhada de dor abdominal.

Estes alimentos facilitam a digestão, cujo bom funcionamento é imprescindível para o bem-estar no período menstrual.

7. Salmão

salmao cru

O salmão ocupa o topo da lista de alimentos para atenuar dores menstruais, no que diz respeito aos peixes ricos em ómega-3. No entanto, do mesmo modo que falamos em salmão, podemos falar em sardinha, cavala ou atum.

Além do seu conteúdo em ácidos gordos polinsaturados, também tem vitamina D, substâncias que ajudam a melhorar os sintomas pré-menstruação, tais como as dores de barriga. Os seus efeitos anti-inflamatórios podem ser úteis no controlo e na redução do inchaço.

8. Alimentos com ácidos gordos de origem vegetal

frutos secos sem casca

Quaisquer alimentos que sejam ricos em ácidos gordos de origem vegetal, tais como, sementes, frutos secos, abacate, azeite, entre outros, são bons para o alívio de dores menstruais devido às propriedades anti-inflamatórias que possuem.

9. Água

copo de agua

Não nos podemos esquecer da água. Por si só, a água pode ser uma grande ajuda para diversos problemas, nomeadamente nas dores menstruais.

A boa hidratação pode ajudar especialmente na redução do inchaço, um dos principais sintomas que causa desconforto durante a fase menstrual e que pode inclusive causar dores.

Nota final…


Como acontece com outros tratamentos, nem tudo funciona da mesma forma de pessoa para pessoa. Por isso, é importante ter em conta o fator da individualidade. Aconselhe-se sempre junto do seu médico ou nutricionista.

Conheça mais dicas de alimentação para outras patologias que causam dor, na plataforma dor.com.pt.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].