Os 10 melhores alimentos para atenuar a dor de cabeça

As dores de cabeça podem tornar-se incapacitantes. Conheça os melhores alimentos para atenuar a dor de cabeça de forma natural e evite desconfortos constantes.

Os 10 melhores alimentos para atenuar a dor de cabeça
A alimentação pode ser uma aliada na luta contra as dores de cabeça.

As dores de cabeça, apesar de não constituírem um problema de saúde grave, podem limitar a qualidade de vida, o desempenho profissional e podem ainda obrigar à toma de medicamentos diariamente para a sua atenuação.

A escolha de certos alimentos para atenuar a dor de cabeça podem ser uma ajuda para um dia-a-dia com mais qualidade. Saiba também que na nova plataforma dor.com.pt pode encontrar dicas sobre nutrição para as diferentes patologias que causam dor, inclusive para as cefaleias e enxaquecas.

Os melhores alimentos para atenuar a dor de cabeça


Importa referir que evitar viver em stress, dormir oito horas por dia e praticar exercício físico regularmente são outros fatores que podem ajudar a prevenir e/ou atenuar a dor de cabeça.

As dores de cabeça e enxaquecas resultam, normalmente, do stress ou de desequilíbrios químicos a nível cerebral que envolvem diversas hormonas, promovidos por uma alimentação desequilibrada, sedentarismo e consumo exagerado de álcool e tabaco. Como tal, os melhores alimentos para atenuar a dor de cabeça são aqueles que têm propriedades calmantes e que melhoram a circulação sanguínea.

Para poder explicar de forma eficaz o tipo de dor que sente, no site dor.com.pt encontra-se um Código Visual da Dor que facilita a comunicação com o seu médico.

1. Alimentos ricos em vitamina B2 (vegetais de folha verde, salmão, cogumelos)

Alimentos que ajudam a atenuar as dores de cabeca e alimentos ricos em vitamina B2

A riboflavina, mais conhecida por vitamina B2 pode ajudar a diminuir a frequência e intensidade das dores de cabeça, devido às suas propriedades relaxantes. Vegetais de folha verde, espargos, salmão, cogumelos e quinoa são alguns dos alimentos mais ricos nesta vitamina.

2. Alimentos ricos em vitamina C (limão, kiwi, laranja)

limoes partidos

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a melhorar a circulação sanguínea a nível cerebral, promovendo uma maior sensação de bem estar e alívio dos sintomas da dor de cabeça.

3. Alimentos ricos em ómega-3 (peixes gordos, frutos gordos, sementes)

salmao cru

Os ácidos gordos ómega 3 possuem propriedades anti-inflamatórias, importantes para prevenir os desequilíbrios a nível cerebral que podem levar à dor de cabeça e, em casos mais graves, à enxaqueca.

Peixes gordos (salmão, cavala, atum), frutos secos oleaginosos (em particular as nozes) e as sementes são alguns dos melhores alimentos para as dores de cabeça.

4. Alimentos ricos em magnésio (nozes, sementes, gérmen de trigo)

alimentos ricos em omega-3

Os alimentos ricos em magnésio ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos e dos músculos em geral, e promovem a normal circulação e transmissão de impulsos entre células nervosas, ajudando a atenuar a dor de cabeça. São especialmente úteis para dores de cabeça provocadas por tensões presentes no corpo.

Alimentos ricos em magnésio incluem nozes, cajus, cereais e grãos integrais, gérmen de trigo, soja e vários vegetais.

5. Chás com propriedades calmantes (camomila, cidreira)

cha de camomila

Especialmente úteis para casos de dores de cabeça derivadas do stress, os chás com propriedades calmantes, como camomila, flores de lavanda ou erva cidreira são ótimos alimentos para atenuar a dor de cabeça.

6. Gengibre

gengibre cortado

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o gengibre tem a capacidade de bloquear os processos inflamatórios responsáveis pelas dores de cabeça.

Em casos mais graves de enxaqueca, esta raiz tem ainda a capacidade de atenuar as náuseas que surgem neste contexto.

7. Banana

bananas

A vitamina B6 presente na banana vai ajudar a aumentar os níveis de serotonina a nível cerebral, um neurotransmissor que atua como um antidepressivo e ajuda a diminuir a dor.

8. Cereais integrais

cereais integrais

Arroz, massa, pão integrais em detrimento das respetivas versões “brancas”, são bons alimentos para atenuar a dor de cabeça.
Tal facto deve-se ao seu menor índice glicémico que não eleva de forma tão abrupta a glicemia (sendo que as oscilações de glicemia podem conduzir à dor de cabeça e enxaqueca).

9. Água

agua num copo

A desidratação é uma das principais causas das dores de cabeça e enxaquecas. Beba pelo menos 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia. Tal como já referido, caso a dor seja derivada do stress, prefira chás com propriedades calmantes.

10. Alimentos com cafeína (chá, café, chocolate negro)

cafe e graos de cafe

Além da água, bebidas com cafeína como café, chá verde e preto, e alimentos como o chocolate negro também podem ajudar a prevenir e atenuar a dor de cabeça.

Conheça mais dicas de alimentação para outras patologias que causam dor, na plataforma dor.com.pt.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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