Os melhores grupos de alimentos para a prisão de ventre: opções para experimentar

Os alimentos para a prisão de ventre ajudam a melhorar os sintomas e podem prevenir situações futuras de dor e inchaço abdominal. Várias grupos de alimentos podem ser importantes de ter por perto, como é o caso das leguminosas, as frutas e hortícolas, por exemplo. A água é igualmente importante e não deve ser esquecida.

Os melhores grupos de alimentos para a prisão de ventre: opções para experimentar
Melhore os sintomas da obstipação através destes alimentos.

A prisão de ventre ou obstipação é um problema que afeta muitas pessoas e provoca grande desconforto.

Existem formas de combater este problema, uma delas é através de alimentos para a prisão de ventre que vão ajudar a regularizar os movimentos intestinais. Alguns alimentos podem ajudar a aliviar ou reduzir o risco de obstipação, enquanto outros podem piorar.

Neste artigo, vamos mostrar os alimentos que melhoram os sintomas. 

O que causa a prisão de ventre?


alimentos para a prisao de ventre e dor de intestinos

Na verdade existem muitas causas que podem estar na origem deste problema. A baixa ingestão de fibra, que se encontra nas frutas, verduras e cereais integrais e o baixo consumo de água, são dos principais motivos para a ocorrência dos sintomas de prisão de ventre. Mas não só. Também pode ser consequência da falta de atividade física e do uso prolongado de medicamentos como laxantes e antidepressivos.

O nosso intestino não trabalha sempre de forma regular. Ou porque estamos nervosos ou ansiosos, ou por alguma alteração nos nossos hábitos diários, o resultado é semelhante: dificuldade de evacuar, o que provoca desconforto, gases, inchaço e dor.

Um funcionamento intestinal regular vai desde 2 a 3 vezes por dia a apenas de 2 em 2 dias, por isso não é indicado começar logo o tratamento com laxantes que podem causar alívio imediato, mas ao mesmo tempo causam habituação, tornando impossível a longo prazo regular o trânsito intestinal sem se recorrer aos mesmos.

Os melhores alimentos para a prisão de ventre


1. Leguminosas

leguminosas coloridas

As leguminosas têm bastante fibra na constituição, sendo das melhores fontes de fibra da nossa alimentação. Têm uma mistura de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam os movimentos intestinais e a eliminar a prisão de ventre.

Pode optar por feijão preto, feijão encarnado, grão-de-bico, lentilhas ou favas. Adicione-os nas saladas, sopas e massas.

2. Frutas e hortícolas

ameixa preta

Bagas, ameixas, maçãs, pêras, kiwis no grupo das frutas. Brócolos, couve-flor, cenoura, espinafres e beterraba no grupo dos hortícolas. São alguns dos exemplos de vegetais amigos do intestino e que promovem uma evacuação mais eficaz.

Tanto as frutas como os legumes são fornecedores de fibras insolúveis. Mas não é só. Carregam vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Não se esqueça de incluir, pelo menos, 4 porções de frutas e hortícolas na sua alimentação diária e verá que os benefícios vão muito além da prevenção e tratamento da prisão de ventre.

3. Frutos secos e sementes

sementes de linhaca dourada

Os frutos secos e as sementes ajudam a aliviar a prisão de ventre.

As amêndoas, nozes pecan e nozes têm mais fibra do que os restantes frutos secos. As sementes são igualmente uma boa escolha cheia de fibras para o alivio da obstipação.

Um exemplo de sementes são as sementes de linhaça também apresentam um bom conteúdo de fibras e por isso são consideradas uma ajuda fundamental para o tratamento da prisão de ventre.

Podem ser utilizadas de variadíssimas formas, podendo ser adicionadas a saladas, purés, iogurtes, sopas, pão ou bolos.

Recomenda-se o consumo até duas colheres de sopa por dia, sempre acompanhado da ingestão de água em quantidade para ajudar na evacuação das fezes, pois caso contrário, o efeito poderá ser o não desejado e ainda piorar a situação da prisão de ventre.

Ambos os são benéficos para o organismo, seja pela quantidade de fibra, seja devido à proteína e gorduras saudáveis que nos oferece.

Por serem alimentos tão ricos em nutrientes, também são alimentos com muitas calorias, por esse motivo devem ser ingeridas em pequenas quantidades.

4. Cereais integrais

flocos de aveia

Aveia, pão, arroz e massas integrais, cereais de pequeno-almoço e outros derivados possuem uma boa quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal. Promovem também uma sensação de saciedade, fornecendo um nível de energia constante durante mais tempo.

No caso dos flocos de aveia, estes possuem uma grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, consequentemente, a evacuação.

No intestino, as fibras são absorvidas lentamente o que garante um nível estável de energia até à refeição seguinte.

A fibra presente na aveia é solúvel e por isso absorve e retém a água formando um gel, activando os movimentos peristálticos do intestino e consequentemente favorecendo a eliminação das fezes.

A melhor altura para comer aveia será ao pequeno-almoço, sob a forma de papas ou misturadas em iogurtes ou batidos.

5. Iogurtes probióticos

iogurte natural com morangos

Os iogurtes probióticos entram para a lista de alimentos para a prisão de ventre pois possuem colónias de bactérias vivas que contribuem para uma flora intestinal saudável.

De facto, são dos melhores produtos industrializados que temos no mercado. Não só ajudam a perder peso e estão inseridos em dietas saudáveis, como são dos melhores aliados para a saúde do intestino e combate à prisão de ventre.

6. Água e chás

cha de gengibre

Para evitar a prisão de ventre é importante manter-se hidratado. Para isso, deve beber pelo menos 8 copos de água ou outros fluidos ao longo do dia, como por exemplo chás e infusões.

Alguns dos chás que ajudam a combater a prisão de ventre são o chá de ameixa preta, o chá de cidreira, o chá de gengibre e o chá de ruibarbo.

A hidratação é fundamental e nada melhor do que chás para aliarem a hidratação com os benefícios das ervas e plantas.

Experimente-os duas vezes por dia, por exemplo, de manhã e à noite e notará as diferenças e o alívio dos sintomas.

Outras mudanças importantes…


correr na praia

Ingerir alimentos para a prisão de ventre poderá ser uma solução para o problema. No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável certamente será uma mais valia que o ajudará a sentir-se melhor.

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Inclua alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, leguminosas, fruta e vegetais.
  • Beba, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.
  • Pratique exercício físico diariamente. A atividade muscular estimula o funcionamento intestinal.
  • Não ignore ou reprima a necessidade de evacuar.

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