Alimentos não permitidos na dieta paleo: saiba tudo!

Existe uma lista de alimentos não permitidos na dieta paleo que deve conhecer ao pormenor para que consiga alcançar os seus objetivos.

Alimentos não permitidos na dieta paleo: saiba tudo!
Cereais, leguminosas, lacticínios, além de todos os alimentos processados, não entram neste regime.

A dieta do Paleolítico ou dieta Paleo, como é mais conhecida, é um regime alimentar que ganhou fama nos últimos tempos e que tem como base a alimentação que faziam os nossos antepassados antes da invenção da agricultura.

Na base deste regime alimentar estão a carne, peixe e ovos, assim como as sementes, fruta e frutos oleaginosos. Dentro dos alimentos não permitidos na dieta paleo estão os produtos açucarados, os lacticínios, os cereais e as leguminosas, devido ao teor de hidratos de carbono que possuem.

Dieta paleo: como e porque fazer?


dieta paleo

Segundo esta teoria, o nosso organismo pouco ou nada se alterou desde o período do Paleolítico e, como tal, esta será uma dieta para o qual estamos geneticamente mais adaptados, o que trará diversos benefícios para saúde, entre os quais proteção de doenças cardiovasculares, prevenção de diabetes e obesidade.

Com efeito, esta dieta assenta numa ingestão mais elevada de proteína, uma baixa ingestão de hidratos de carbono e açúcar e uma moderada a elevada ingestão de gordura, incluindo ácidos gordos ómega-3 e 6, protetores da saúde cardiovascular.

Além disso, como se baseia em alimentos naturais, nada processados, o aporte de micronutrientes é mais elevado e a ingestão de açúcares, gorduras hidrogenadas, sal e aditivos alimentares é muito reduzida, o que beneficia a saúde de uma forma geral.

No entanto, e apesar de apresentar benefícios para a saúde, não deixa de ser uma dieta restritiva em hidratos de carbono, que deve ser acompanhada por um nutricionista, de modo a não comprometer as necessidades nutricionais nem originar estados de fadiga, cansaço e alterações de humor.

Alimentos permitidos na dieta paleo


alimentos permitidos na dieta paleo

Apesar de não existir um único tipo de alimentação paleo, existem algumas normas transversais a este tipo de dieta, como o privilégio de alimentos naturais e ricos em proteína e gordura.

Dentro dos alimentos permitidos na dieta paleo, estão os hortícolas, a fruta fresca, ambos de produção local e respeitando a sazonalidade, carne, peixe e ovos, sementes, frutos oleaginosos e respetivas pastas, azeite e óleo de coco, coco ralado e açúcar de coco com moderação.

Como bebidas, estão incluídas a água, o chá e o café sem açúcar. Para adoçar pode usar a stevia, açúcar de coco ou o mel, os dois últimos com mais moderação, caso deseje perder ou controlar o peso.

Além destes alimentos são permitidos, com moderação, batata-doce, aveia sem glúten, quinoa, trigo-sarraceno e farinhas (aveia, amêndoa, coco, arroz).

Alimentos não permitidos na dieta paleo


Dentro dos alimentos não permitidos na dieta paleo, tal como já mencionado, encontram-se os cereais, principalmente o trigo, as leguminosas, em especial a soja, e os lacticínios, em especial o leite.

Além disso, todos os produtos que contenham adição de açúcar ou aditivos alimentares estão automaticamente excluídos, nomeadamente refrigerantes, bolachas, pães embalados, doces e produtos de pastelaria.

Mais alimentos não permitidos na dieta paleo

  • Sumos de fruta e fruta em calda;
  • Bebidas “energéticas” ou desportivas;
  • Chocolates onde o açúcar seja o primeiro ingrediente;
  • Cereais de pequeno-almoço (mesmo os integrais sem adição de açúcar);
  • Bolos;
  • Gelados;
  • Margarina;
  • Óleos derivados de grãos (canola, milho), de leguminosas (soja, amendoim) e de sementes (girassol), especialmente se não forem de pressão a frio.
  • Amendoim e manteiga de amendoim, visto que é considerada uma leguminosa;
  • Bebidas alcoólicas.

Alimentos a moderar / evitar na dieta paleo

quinoa em frasco

A aveia, quinoa, o trigo-sarraceno e o polvilho doce e azedo, mesmo não sendo contaminadas por glúten, fornecem elevado teor de hidratos de carbono, daí se recomendar moderação na sua ingestão!

O arroz, apesar de não ser tão mau como o trigo e a soja, tem também elevado teor em hidratos de carbono. Como tal, se a sua intenção for perder peso, a recomendação desta dieta é retirar o arroz até atingir o peso ideal e depois voltar a introduzir com moderação, preferindo a versão selvagem ou vaporizada.

Todos os vegetais que botanicamente são raízes também são para moderar nesta dieta, pois também apresentam um teor em hidratos de carbono considerável.

A batata branca deverá ser trocada pela batata-doce, visto que esta última é mais interessante do ponto de vista nutricional.

Relativamente a produtos lácteos, aqueles que são fermentados (queijo, iogurte natural com gordura (tipo grego), coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata (evitar a UHT) e a manteiga) podem ser consumidos em fases iniciais de forma moderada, por aqueles que não apresentam intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.