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8 grupos de alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças

Descubra os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças para dar um ajuda extra contra os agentes agressores do dia-a-dia.

8 grupos de alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças
Desde alimentos de origem vegetal a animal, o leque de opções alimentares é alargado

As crianças pelo facto de possuírem um sistema imunitário ainda imaturo estão mais propensas a infeções por agentes patogénicos, em particular durante os meses mais frios (1). E apesar de não haver alimentos milagrosos, há alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças e a proteger das infeções mais comuns, as gripes e constipações (2).

Como se transmitem as gripes e constipações?


alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das criancas menina constipada

Antes de avançarmos para os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças, importa perceber como se transmitem as gripes e constipações.

A constipação é provocada por cerca de duas centenas de vírus diferentes, sendo os mais comuns os Rhinovirus. Ao contrário da gripe, a constipação raramente causa problemas de saúde graves, embora seja considerada a doença infeciosa mais frequente do mundo.

A transmissão dos vírus que provocam gripes e constipações é sempre de pessoa para pessoa, normalmente através da tosse, dos espirros, das mãos ou do contacto direto com superfícies ou objetos partilhados com uma pessoa que esteja doente.

Uma vez que estes vírus conseguem sobreviver cerca de 48 horas nos objetos contaminados, a aplicação de medidas para prevenção de gripes e constipações ajuda a minimizar a propagação do vírus e a diminuir a prevalência destas duas condições, que se não forem devidamente cuidadas, podem evoluir para situações mais graves (3).

Nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunitário das crianças


alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das criancas alimentos ricos em vitamina c

Antes de saber quais os alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças, é importante saber quais os nutrientes que estão implicados no reforço do sistema imunitário, pois é a sua presença nos alimentos que lhes confere a capacidade de fortalecer o sistema imunitário.

1. Vitamina C

Apesar de prevenir constipações, a vitamina C ajuda no seu tratamento, na diminuição dos sintomas e da sua duração, pois reforça o sistema imunitário e promove a resposta contra o agente agressor (4).

Além disso, desempenha um papel antioxidante protetor das células do sistema imunitário da oxidação.

2. Ácidos Gordos ómega-3

Os ácidos gordos ómega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a fortalecer e potenciar a ação das células do sistema imunitário, promovendo uma resolução mais eficaz da situação de gripe ou constipação (5).

3. Aminoácidos glutamina, arginina e taurina

Existem aminoácidos, em particular a glutamina, arginina e a taurina que possuem evidência científica relevante e sustentada no que diz respeito às suas propriedades imunomoduladoras (6).

4. Vitaminas Complexo B (B6, B12 e ácido fólico em particular)

A maioria das vitaminas do complexo B atua como co-fator para diversas reações essenciais ao metabolismo produtor de energia, ajudando o organismo a recuperar dos efeitos da gripe e/ constipação (6).

5. Vitamina A e E

São vitaminas com ação antioxidante que ajudam a neutralizar os radicais livres envolvidos nos processos inflamatórios inerentes às gripes e constipações e a reforçar o sistema imunitário (6).

6. Selénio e Zinco

O selénio e o zinco apoiam o funcionamento normal do sistema imunitário, sendo que perante baixas concentrações destes micronutrientes, a criança torna-se mais suscetível de apanhar gripes e constipações (6).

Por um lado, o zinco é um mineral que atua e regula a função das células imunitárias, contribuindo para a sua especialização celular. Já o selénio participa nas reações antioxidantes de combate aos radicais livres que oxidam as células, incluindo as células do sistema imunitário, qua são muito suscetíveis à ação destes compostos.

8 grupos de alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade das crianças


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No seguimento dos nutrientes abordados anteriormente, vejamos, então, quais os alimentos que podem ajudar a fortalecer a imunidade das crianças.

  1. Hortícolas de cor verde escura (por ex. couve-galega, couve-bruxelas, brócolos, espinafres), consumidos no prato ou na sopa , derivado do seu teor de vitamina C;
  2. Hortícolas de cor verde alaranjada (por ex. cenoura, abóbora, beterraba), pelo elevado teor em vitamina A;
  3. Fruta variada (incluir frutas cítricas como por ex. laranja, toranja, limão, tangerina), pelo elevado teor de vitamina C;
  4. Frutos oleaginosos (por ex. nozes, avelãs, amêndoas), pela riqueza em ácidos gordos da família ómega-3 e zinco, que ajudam a atenuar o processo inflamatório associado à infeção e ajudam na recuperação;
  5. Peixe gordo (por ex. sardinha, salmão, cavala, atum, arenque), também pelo elevado teor de vitaminas e ómega-3;
  6. Marisco, pelo elevado teor de aminoácidos e selénio;
  7. Leguminosas (por ex. feijão, grão-de-bico, lentilhas), fornecem vitaminas do complexo B e vitamina C;
  8. Cereais e seus derivados integrais (por ex. pão escuro, arroz e massa integral), que fornecem vitaminas do complexo B e selénio.

 

 

Veja também:

Fontes

1. Katharina, A. et al. (2015). “Evolution of the immune system in humans from infancy to old age”. Disponível em:
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4707740/
2. “Nutrition and the Immune System: What Our Children Need”. (1989). Disponível em:
americannutritionassociation.org/newsletter/nutrition-immune-system-what-our-children-need
3. Saúde de A a Z (n.d.). Disponível em:
dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/gripe/perguntas-e-respostas.aspx
4. Can vitamin C prevent a cold? (2017). Disponível em:
health.harvard.edu/cold-and-flu/can-vitamin-c-prevent-a-cold
5. Calder, P. (2017). “Immunomodulation by omega-3 fatty acids”. Disponível em:
sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S095232780700141X
6. Kussmann, M. (2010). “Nutrition and immunity”. Disponível em:
researchgate.net/publication/287378163_Nutrition_and_immunity   

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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